Anchieta

Prefeito cumpre agenda em Vitória e consegue ações para Nova Venécia - Melhoria na Educação

Melhoria na Educação Prefeito cumpre agenda em Vitória e consegue ações para Nova Venécia

Prefeito assinou Pacto por melhoria na Educação e Governo do Estado garantiu conclusão do asfalto do Patrimônio da Penha e construção de pontes na estrada de Guararema

O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira (PSB), esteve em Vitória, nesta terça-feira (28), para tratar relevantes assuntos de interesse da população.

A primeira pauta do dia foi às 10h no Palácio Anchieta, onde, na presença do governador Paulo Hartung, secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, demais representantes do Governo e prefeitos, foi assinado o Paes (Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo).

O Paes é um projeto em prol da melhoria da educação capixaba que vai trabalhar com a proposta de desenvolver um programa com a união de esforços entre o Governo do Estado, prefeituras, sociedade civil e iniciativa privada, com ações focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.

O secretário Haroldo Rocha, explicou um pouco sobre os objetivos do Pacto e falou da colaboração entre o Estado e os municípios. "Esse projeto é colaboração, é uma construção colaborativa. Temos que formar uma grande rede pela aprendizagem no Estado do Espírito Santo. Com método e organização é possível melhorar o ensino no nosso estado. Nós já trabalhamos em regime de colaboração, como a cessão de pessoal, transporte escolar, avaliação de aprendizagem e formação de professores. Esse Pacto veio para ser trabalhado no pedagógico, nas salas de aulas", disse.

As principais metas do Pacto são que 100% dos municípios façam a adesão até o final de 2018 e que as metas do Plano Estadual de Educações também sejam alcançadas.

Lubiana Barrigueira já mostrou que tem trabalhado pela melhoria da educação e comprovou isso durante seu primeiro mandato ao conquistar a 4ª colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). "Em nosso governo sempre tratamos a educação como prioridade. Uma prova disso são as reformas em escolas, investimentos em qualidade do ensino, valorização dos profissionais, entre outras ações. É muito satisfatório colaborar para um projeto como o Paes. Vamos fazer parte da educação de forma institucionalizada. Queremos juntos trabalhar para criar um ambiente de colaboração e superação. Estamos unidos para fortalecermos essa importante política pública. Vamos continuar priorizando a nossa educação", Afirmou.

Retomada de obras em Nova Venécia

Durante sua ida a Vitória, nesta terça-feira (28), o prefeito Lubiana Barrigueira aproveitou para se reunir com o governador Paulo Hartung e o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES), Enio Bergoli.

Na oportunidade, Barrigueira recebeu a informação de que nas próximas semanas o Governo vai inaugurar o asfalto que liga a cidade de Nova Venécia ao patrimônio da Penha (Perdido), com 11,34 km de extensão. As obras foram totalmente concluídas, inclusive com a construção de uma ponte sobre o Córrego da Penha.

Outra ótima notícia foi a confirmação de que o DER-ES está prestes a retomar os trabalhos de construção das pontes na rodovia que liga Nova Venécia ao distrito de Guararema. Ao todo, serão feitas oito cabeceiras de pontes, o que vai acabar com os transtornos daqueles que trafegam pela via, principalmente em épocas de chuvas.

Barrigueira comemorou o anúncio feito pelo governo. "Uma ótima notícia para os nossos produtores rurais. As estradas ligam a cidade a dois importantes distritos de Nova Venécia que são Guararema e Patrimônio do XV. Essas obras vão facilitar o escoamento de produtos e gerar qualidade de vida e desenvolvimento ao homem do campo nessas vias de grande movimentação. Essas ações vão ajudar a melhorar a nossa condição de competitividade. Eu, em nome de todos os venecianos, agradeço ao governador Paulo Hartung e ao Enio Bergoli pela receptividade e por entenderem do quanto são necessárias essas obras em nossa região", finalizou o prefeito.

Por fim, Barrigueira levantou a questão de ampliar a obra do asfalto do Patrimônio da Penha, ligando até o Patrimônio do XV. O pedido foi feito ao diretor do DER-ES, Enio Bergoli, que se comprometeu em executar o projeto.

Votação Amunes

Em seu último compromisso do dia em Vitória, Lubiana Barrigueira esteve na sede da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) para votar e participar da eleição da nova diretoria.

Com a presença de 64 dos 78 prefeitos do Espírito Santo, e com o apoio de Barrigueira inclusive na composição da chapa, o prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PMDB), foi eleito para comandar a entidade a partir do próximo sábado, dia 1º de abril, até 31 de março de 2019. Barrigueira é o representante da região noroeste na Amunes.


Tags:



Publicidade