Vila Velha

Greve dos servidores de Vila Velha completa um ano - Protesto

Protesto Greve dos servidores de Vila Velha completa um ano

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinfais) de Vila Velha, Ricardo Aguilar, fez um pronunciamento nessa quarta-feira (29) na sessão da Câmara de Vila Velha. Ele lembrou que está fazendo um ano que os servidores municipais estão em greve, sem que haja nenhum avanço significativo nas negociações com a prefeitura.

Em entrevista ao Capixabão, Aguilar esclareceu que a articulação da greve foi suspensa devido a entrada da nova administração - na esperança de haver algum entendimento - mas ela ainda está em curso, podendo voltar a qualquer momento. Ele informou ainda que o desembargador Jorge Nascimento Viana entendeu a legalidade do movimento, o que fortalece ainda mais o movimento. Tanto a Secretaria Municipais de Ação Social como a Secretaria de Saúde, estão trabalhando com 10% a menos de servidores durante a movimentação.

Aguilar reconheceu o empenho dos vereadores do município em defesa da categoria e na luta do funcionalismo por melhores salários, benefícios e condições de trabalho. "Se a gente não pode contar com o Executivo, tenho certeza de que sempre poderemos contar com o Legislativo", afirmou.

O sindicalista levou um bolo ao Plenário da Casa e pediu a todos que cantassem parabéns pelo aniversário de um ano do movimento grevista dos servidores municipais. Após o ato simbólico, o dirigente sindical apresentou um panorama simplificado sobre o impasse que tem se perpetuado no município, no que diz respeito ao diálogo entre servidores e a administração. Segundo ele, a alegação da falta de recursos, por parte da prefeitura, não justifica o descaso do município em negociar uma proposta para atender pelo menos parte das reivindicações da categoria.

"Se a prefeitura diz que não tem condições sequer de conceder o ticket alimentação aos servidores, por que os técnicos da administração não estudam alternativas para garantir esse benefício? O município poderia rever, por exemplo, os benefícios que oferece às grandes empresas instaladas em Vila Velha, a título de incentivo fiscal. Os servidores estão morrendo de fome, enquanto grandes empresários recebem todo o amparo possível do Poder Executivo, inclusive por meio do Refis 2017, que garante a eles descontos de até 100% em juros e multas, para pagamento de tributos municipais em atraso. Mas por que os auditores fiscais da prefeitura não intensificam ações de cobrança, para que essas grandes empresas paguem o que devem?", indagou Aguilar.

O presidente do Sinfais comentou, ainda, a declaração feita pelo secretário municipal de Administração, Rafael Gumiero, em sua explanação na sessão da Câmara de Vila Velha da última segunda-feira (27). "O secretário disse que a situação financeira do município é complicada e que a arrecadação continuou em queda nos primeiros meses deste ano. Mas este estudo técnico não foi feito por ele, e sim pelo Sinfais, que depois de concluir este levantamento, entregou o relatório ao prefeito Max Filho", esclareceu Ricardo Aguilar.

Ao final de sua explanação, Ricardo Aguilar apresentou um ofício ao Plenário, que será encaminhado ao prefeito Max Filho (PSDB), solicitando maior celeridade na concessão do ticket alimentação aos servidores. Ele pediu a assinatura de todos os vereadores do município em apoio ao pleito.


Tags:



Publicidade