Espírito Santo

Protesto em Vitória contra a reforma da previdência e terceirização - Manifestações

Manifestações Protesto em Vitória contra a reforma da previdência e terceirização

Um grupo de trabalhadores de diversas categorias protestou em frente à sede da Petrobras, em Vitória, na manhã desta sexta-feira (31). A manifestação é contra a terceirização e as reformas da Previdência e trabalhista. O ato terminou às 11h.

Segundo a Guarda Municipal de Vitória, aproximadamente 150 pessoas participaram do protesto. A organização estimou a presença de 400 pessoas.

Os manifestantes interditaram um trecho da Reta da Penha, alternando os sentidos bloqueados. O trânsito ficou lento nos dois sentidos da avenida. A manifestação começou por volta das 7h10.

Por volta das 9h15, o grupo saiu em caminhada pela Reta da Penha, no sentido Centro, bloqueando duas faixas da avenida. No Sentido Serra, o trânsito fluía normalmente.

Às 9h20, os manifestantes estavam no cruzamento da Reta da Penha com a avenida Rio Branco. Eles seguiram até uma agência da Caixa Econômica Federal da região.

Por volta das 10h15, eles continuavam o protesto em frente à caixa, fechando o trânsito de duas faixas no sentido Centro. A manifestação acabou às 11h.

As agências bancárias da Reta da Penha foram abertas às 11h, uma hora depois do horário normal de funcionamento.
Participam do ato membros do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo ( Sindibancários-ES), do Sindicato dos Petroleiros do estado (Sindipetro-ES) e trabalhadores dos Correios.

Reforma trabalhista
Atualmente, é preciso ter 65 anos (homens) ou 60 anos (mulheres) para pedir a aposentadoria por idade e 35 anos (homens) ou 30 anos (mulheres) para solicitar o benefício por tempo de contribuição.

O governo Temer detalhou, no fim de 2016, pontos da reforma que quer promover na Previdência Social. O projeto prevê idade mínima de 65 anos para homens e mulheres e 49 anos de contribuição para a aposentadoria integral.

Ainda em 2016, o governo federal apresentou uma proposta para também mudar a legislação trabalhista. Uma das ideias é permitir que negociações coletivas se sobreponham à lei. Em caso de acordo entre patrão e empregado, por exemplo, a jornada de trabalho poderia chegar a até 220 horas por mês (nos casos de meses com cinco semanas).

Lei da Terceirização
A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto de lei que autoriza o trabalho terceirizado de forma irrestrita para qualquer tipo de atividade. Além da regulamentação da terceirização, o projeto também aumenta o tempo de duração do trabalho temporário de três meses para até 180 dias, consecutivos ou não.

O projeto de lei segue para sanção do presidente Michel Temer. Os principais pontos do projeto são os seguintes:
A terceirização poderá ser aplicada a qualquer atividade da empresa. Por exemplo: uma escola poderá terceirizar faxineiros (atividade-meio) e professores (atividade-fim).

A empresa terceirizada será responsável por contratar, remunerar e dirigir os trabalhadores.
A empresa contratante deverá garantir segurança, higiene e salubridade dos trabalhadores terceirizados.
O tempo de duração do trabalho temporário passa de até três meses para até 180 dias, consecutivos ou não.
Após o término do contrato, o trabalhador temporário só poderá prestar novamente o mesmo tipo de serviço à empresa após esperar três meses.


Tags:



Publicidade