São Domingos do Norte

Prefeitura de São Roque presente no Seminário Ambiental em Colatina - ONG GAMBA

ONG GAMBA Prefeitura de São Roque presente no Seminário Ambiental em Colatina

O 3º Seminário de Formação Ambiental da ONG GAMBA, realizado no dia 25 de março, contou com a participação de mais de cem pessoas, entre membros da ONG, representantes das prefeituras de São Roque do Canaã e São Domingos do Norte, empresários, agricultores, professores, estudantes, representantes de entidades civis como OAB Colatina, Rôtary Clube São Silvano, APESC, APLIC, Fórum S.O.S Rio Doce, Grupo Escoteiro Marista, Associação Amigas para o bem Viver e outros simpatizantes da causa ambiental. São Roque estava representado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Genésio Barcelos, o encarregado de frotas Adenilson Girelli e por um grupo da organização ACADAMA.

O seminário contou com palestrantes de alto nível, trazendo informações muito relevantes e produtivas. Henrique Lobo, especialista em Recursos Hídricos, que dissertou, durante uma hora e meia, sobre sua experiência de mais de trinta anos pesquisando os rios ao redor do planeta, apresentou um panorama preocupante para a bacia do Rio Doce e seus afluentes, nas próximas décadas. Segundo Henrique, as perspectivas para a próxima década são as piores, uma vez que, o mau uso do solo, com excesso de queimadas, as pastagens mal cuidadas e o desmatamento levaram os pequenos rios a se tornarem intermitentes (só correm enquanto há chuva).

Tessa Chimalli, bióloga e professora de agroecologia do Ifes Itapina, apresentou várias estratégias e programas que podem ser implementados para um melhor planejamento e uso do solo, com vistas ao aumento na produção de água na propriedade.


Tags:



Publicidade