Serra

Depois das notícias negativas, o Espírito Santo conseguirá retomar o seu turismo? - Novas possibilidades

Novas possibilidades Depois das notícias negativas, o Espírito Santo conseguirá retomar o seu turismo?

Depois do desastre ambiental de Mariana (MG), da crise da segurança pública e do surto de Febre Amarela, o turismo capixaba conseguirá se reerguer?

Para levantar as novas possibilidades e os "Desafios do Destino ES", o presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando, estará em Vitória nos próximos dias 29 e 30 de março, em palestra com o trade turístico.

Ele, que também é diretor do Latinoamerica y El Caribe Convention & Visitors Bureau e membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo do Conselho de São Paulo, acredita que sim.

"Assim como sempre há luz no fim do túnel, haverá desafios que sempre vão nos surpreender. Como agora com a operação Carne Fraca, que impactou a imagem do Brasil no exterior, com os equipamentos que foram construídos para os Jogos Olímpicos e ainda estão sem definição... tudo isso acaba deixando a gente um pouco desanimado. Por outro lado, a gente tem que olhar pra frente, olhar para o futuro, precisamos fazer um trabalho sério e unido, pois é possível recuperar e melhorar. Não existe chuva que não acabe. Temos que pensar sempre que um dia será melhor que outro", disse.

Sando deu como exemplo o atentado que aconteceu em dezembro de 2015 na França. "Paris sofreu aquele atentado que prejudicou a sua imagem, mas recebeu 82 milhões de turistas naquele ano, contra 85 milhões no ano anterior. Mesmo registrando um perda pequena da quantidade de visitantes, o destino montou todo um plano para recuperar o setor, com várias frentes, como iluminação, promoções, novos destinos, ações em gastronomia e acessibilidade. Eles elaboraram um plano para evoluir o turismo até 2022", contou.

E completou: "A crise, de certa forma, é boa porque nos faz ser mais criativos e abre oportunidades. A situação econômica brasileira favorece o turismo doméstico, e a desvalorização do real pode até tornar nosso destino mais atrativo, principalmente para os eventos internacionais, que cada vez mais estão com recursos menores. O que precisamos fazer são ações integradas com os players, poderes público e privado, além das entidades representativas, para tornar os destinos mais competitivos e trabalhando em prol do destino Brasil como um todo".

A passagem de Sando por terras capixabas é a convite do Espírito Santo & Visitors Bureau, que realizará dois eventos. O primeiro, no dia 29, será na UFES e voltado para diretores de Centros Acadêmicos, Pró-Reitorias e coordenadores dos programas de Pós-Graduação. A intenção é sensibilizá-los quanto a importância da captação de eventos para o estado e da participação deles neste processo.
Já no dia 30, no hotel Golden Tulip Porto Vitória, ele ministrará a palestra "Desafios do Destino ES", para mantenedores e convidados com Convention Bureau.


Tags:



Publicidade