Barra de São Francisco

A nova sede de Barra de São Francisco conta com total acessibilidade - O Poder Fortalecido

O Poder Fortalecido A nova sede de Barra de São Francisco conta com total acessibilidade

O fortalecimento da advocacia do interior do estado está na linha de frente da atuação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), que nessa segunda-feira (27) conseguiu fazer mais uma importante entrega para a categoria com a inauguração da nova sede da 5ª Subseção de Barra de São Francisco e a abertura da Sala de Apoio aos Advogados no Fórum de Mantenópolis.

A nova sede de Barra de São Francisco conta com total acessibilidade. O prédio possui rampa e elevador, além de escritório coletivo, auditório, sala de reuniões com literatura disponível, cozinha e recepção ampla. Em Mantenópolis, advogados e advogadas da região têm à sua disposição um espaço que possui computador, impressora e internet no Fórum da cidade.

Representando a diretoria da Seccional, o presidente da Ordem, Homero Mafra, e o secretário-geral, Ricardo Brum, estiveram presentes nas duas solenidades com a advocacia da região Noroeste.

Homero Mafra conclamou a advocacia a lutar sempre pela liberdade. "Que honra ter uma sede com o nome de Fausto Porto, com o compromisso da liberdade. Nós vivemos em um tempo em que juízes esqueceram que eles são servidores públicos, que devem atender a sociedade. Mas se eles estão de costas para a advocacia, a advocacia está como sempre esteve, de frente para o Judiciário. Olhando de igual para igual e dizendo que nós queremos uma magistratura mais forte. O que não queremos e damos as costas são para aqueles juízes que têm medo da transparência, como no caso da Turma Recursal Norte. Mas o tempo vai mostra-los que juiz é cidadão e que vive a cidadania. Assim, essa é a casa da advocacia e é a casa da liberdade", declarou Homero Mafra.

Demonstrando enorme satisfação com a inauguração da nova sede, o presidente da Subseção de Barra de São Francisco, Raony Scheffer, destacou a proximidade do local com a sede do Judiciário. "Ouvindo esse clamor começamos a pedir a diretoria para que pudéssemos concretizar isso para oferecer mais comodidade a todos os advogados. Achamos um lugar que possui total acessibilidade estrutural com rampa e elevador. Agora, temos um espaço mais amplo de atendimento ao público e contamos com escritório coletivo para os advogados", reforçou.

A advocacia da região fez questão de comparecer à inauguração de sua nova casa em Barra de São Francisco. Conselheiro Seccional e ex-presidente da Subseção, Mauly Martins da Silva celebrou a interiorização da gestão. "Estamos muito felizes, porque hoje a Subseção conta com uma estrutura capaz de dignificar a profissão de advogado e advogada. Também é especial porque inauguramos um auditório que recebe o nome de uma das nossas colegas mais ilustres de Barra de São Francisco: que é a doutora Maria da Penha Gomes Lopes. Isso para nós é motivo de muito orgulho. A doutora Penha tinha um escritório aqui do lado e hoje recebe um auditório com seu nome", lembrou.

O evento contou com a presença da diretoria da Subseção, representados pelo vice-presidente Jones Madson Telles e pela tesoureira Silda Maria Machado, além do ex-presidente Jaltair Rodrigues de Oliveira. Os prefeitos das cidades de Barra de São Francisco e Água Doce do Norte também compareceram, respectivamente Alencar Martins e Paulo Márcio Ribeiro Leite.

"Estou muito feliz em estar aqui, pois de profissão sou educador, mas antes de seguir nessa carreira tive o sonho de ser advogado. O que me encantava na advocacia era justamente o que eu ouvi aqui, então fiquei muito feliz em ouvir nos discursos palavras como democracia, luta pela liberdade e transparência. São palavras que rondaram minha formação familiar e acadêmica como professor de história e estão muito presentes na minha atual função. Então, quero externar minha felicidade e dizer a todos que estou feliz por Barra de São Francisco ter a sede da 5ª Subseção da OAB e dizer que o trabalho de interiorização que a OAB está fazendo é o mesmo trabalho que temos que batalhar para que outros órgãos façam, inclusive o Governo", declarou o prefeito de Barra de São Francisco, Alencar Martins.

Homenagem

O auditório da nova sede da Subseção de Barra de São Francisco leva o nome da advogada Maria da Penha Gomes Lopes. Na ocasião, seus familiares foram homenageados e seu esposo, Adalberto João Lopes agradeceu a todos e se disse honrado com a homenagem.

Inauguração da Sala de Apoio de Mantenópolis

A advocacia do Noroeste também ganhou uma sala de apoio no Fórum de Mantenópolis. O local oferece à advocacia da região computador, impressora e internet, ferramentas que auxiliam o trabalho diário da categoria.

Para o presidente da OAB-ES, Homero Mafra, o Judiciário se fortalece com o melhor relacionamento entre o juiz, a comunidade e os advogados. O presidente agradeceu ao presidente da 5ª Subseção, Raony Scheffer, ao conselheiro Mauly Martins da Silva, e a diretoria da Ordem, em especial ao Secretário Geral, Ricardo Brum.
"Se a Ordem hoje consegue ir par o interior e consegue fazer obras é por conta do trabalho incansável de Ricardo. Esse grupo levou a Ordem onde ela não tinha ido. Nós queremos chegar até o ano que vem com sala em todos os Fóruns. Na comarca de Fundão o Fórum não tem lugar para ter sala, mas é um desafio para buscarmos. Vamos construir sedes onde não existem. Nós fazemos hoje com que a sua anuidade seja paga. Quem tinha um sistema de gerenciamento de processos no escritório? Um sistema gratuito para o advogado. Para que a gente consiga isso, precisamos da anuidade do advogado", frisou.

Mais uma vez emocionado, o presidente da Subseção de Barra de São Francisco, Raony Scheffer celebrou o novo espaço. "Levamos essa demanda à diretoria e fomos atendidos para realizar a abertura da sala. Gostaria de homenagear o Dr. Bruno (Diretor do Fórum) que teve muita boa vontade e Dr. Homero Mafra que se empenhou para isso. A OAB é uma família e com a contribuição de cada um conseguimos avançar", declarou.

Secretário-geral da OAB-ES, Ricardo Brum se colocou à disposição dos advogados da Comarca. "Vamos estar juntos com o presidente Raony controlando o funcionamento da internet, dos computadores e dos serviços. Se existir algum problema precisamos que entrem em contato conosco e precisamos da ajuda de vocês". O secretário forneceu seu telefone pessoal para que os advogados possam entrar em contato.

Diretor do Fórum, o juiz Bruno Fritoli Almeida também não escondeu sua satisfação em atender o pleito da advocacia local. "É uma satisfação estar aqui hoje na inauguração desta sala com a presença da advocacia. Nosso Fórum ainda não tem as condições ideais, mas tudo que for possível e que tiver ao meu alcance será feito, como o acesso amplo e irrestrito da advocacia. Até agora já fiz algumas medidas, entre elas a lista dos advogados dativos para não haver privilégios. Sem a advocacia presente não existe o Sistema de Justiça. Todos nós fazemos parte desse processo e é importante um fortalecer o outro para que a gente caminhe melhor.

Antena da AASP

A advocacia de Mantenópolis também contará em breve com uma antena da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), que possibilitará a transmissão para a região de cursos telepresenciais nacionais. Todas as Subseções contam com antes da Aspe. A OAB-ES agora está implantando o equipamento nas cidades como Ecoporanga, que já recebeu o instrumento.

Em reunião com o prefeito municipal, Henrique Hespanhol e com o procurador da cidade, Rui Dadavel Junior, a prefeitura aceitou ceder um espaço para a instalação do equipamento, que terá todos os custos arcados pela OAB-ES. "Não tem como falar não. Um dos possíveis locais é o auditório do CRAS, que não tem utilização à noite. Vamos tocar o projeto", disse o prefeito.


Tags:



Publicidade