Vila Velha

Maré sobe e alaga ruas em Dom João Batista - Problemas

Problemas Maré sobe e alaga ruas em Dom João Batista

Rua alagada no bairro Dom João Batista, em Vila Velha

As ruas do bairro Dom João Batista, em Vila Velha, estão ficando alagadas toda vez que a maré sobe. Alguns moradores contaram que ficam ilhados em casa e pedem uma providência do poder público. A prefeitura informou que não há nenhum projeto para resolver o problema imediatamente, mas que uma equipe vai o local para melhorar o sistema de drenagem.

Quando a maré começa a encher, rapidamente a água ultrapassa as calçadas e as ruas ficam alagadas. Para sair de cada, a aposentada Maria das Graças Ales dos Santos tem que levar a bisneta no colo e caminhar na água.

"Não tem como sair para lado nenhum. Eu fico presa dentro de casa, se eu colocar o pé para fora de casa acabo pisando na água cheia de esgoto e nojeira. Estamos abandonados nesse bairro", falou a idosa.

Quando volta da escola, o estudante Douglas, de nove anos, conta que precisa tirar o tênis para passar pelas ruas alagadas. Mas mesmo assim, ele acaba molhando o uniforme. "É ruim, pois um dia desse a água já chegou na canela", falou o menino.

Um vídeo gravado por moradores mostra como fica a situação à noite, quando mais água se acumula nas ruas do bairro. Quem vive no bairro conta que a situação piorou depois de 2001, com a urbanização do bairro. Eles também alegam que o assoreamento de um dos braços do Rio Aribiri contribuiu para o que vem acontecendo.

"O Rio Aribiri se encontra assoreado. Ele recebe a água de toda a baía de Vitória, então isso não é uma novidade. Queremos que o governo e a prefeitura tragam pessoas para discutir essa situação com os moradores", falou o morador Reginaldo Rosa.

O líder comunitário Nanderson Barbosa explicou que os moradores têm receito até mesmo de comprar móveis novos, com medo de estragar. "O pessoal está esquecido aqui, queremos que o prefeito lembre da gente. Até os carros, motos, tudo estraga", explicou.

Prefeitura

O secretário de Infraestrutura, Projetos e Obras da Prefeitura de Vila Velha, Luiz Otávio Machado, explicou que não há nenhum projeto elaborado para resolver o problema imediatamente, mas que equipes vão ainda esse semana até o bairro para melhorar o sistema de drenagem.

"O problema maior é que a gente teria que dar uma manutenção melhor nas redes de esgoto, de drenagem, e que isso a gente vem programando. Na semana que vem vamos entrar na região com carro sugador para fazer uma manutenção melhor naquelas redes", explicou.



Tags:



Publicidade