Ibatiba

DPM foi reativado após diversas solicitações da Câmara e dos moradores da região - PM no bairro

PM no bairro DPM foi reativado após diversas solicitações da Câmara e dos moradores da região

Assunto constante na pauta de requerimentos dos vereadores de Iúna, o Destacamento de Polícia Militar (DPM) em Pequiá foi reativado no dia 16 de março pelo comandante do 14º BPM de Ibatiba, Major Santiago.

A solenidade de reativação contou com a presença do prefeito de Iúna Coronel Weliton, do vice-prefeito Ledil Tiengo, dos vereadores Júlio Maria Oliveira, Emmannel Garcia Amorim e Darlan Barglini, e dos moradores da localidade.

"Agradeço ao senhor major Santiago pela reinauguração do grupamento da DPM em Pequiá. A comunidade presente estava ansiosa para receber o efetivo da polícia. Nos fins de semana estava muito difícil ficar tranquilo na comunidade. Com essa nova estrutura, nós poderemos ficar mais sossegados", comentou o vereador Júlio Oliveira.

"Parabenizo o vereador Júlio pelo empenho em ajudar a reativação do DPM em Pequiá. Era uma demanda antiga da comunidade. A falta de policiamento militar no distrito era um dos principais problemas do local", lembrou o vereador Emmanuel Garcia.

Subprefeitura

Outro assunto muito debatido na Câmara de Iúna em mandatos passados, a subprefeitura de Pequiá também será reativada e deverá funcionar no antigo Posto Fiscal do Idaf. O Instituto e a Prefeitura de Iúna firmaram Acordo de Cooperação Mútua que definiu que o local onde funciona a barreira sanitária do Idaf dividirá espaço com a subprefeitura.

"O objetivo é apoiar o desenvolvimento do município, facilitando o acesso da população aos serviços da prefeitura. Além disso, a gestão municipal será parceira na manutenção da área", explicou o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu.

Os órgãos também desenvolverão um trabalho conjunto para desenvolvimento de políticas públicas ligadas ao meio ambiente e à defesa sanitária animal e vegetal.

Pequiá

O distrito de Pequiá, situado na região norte do município, possui aproximadamente 3.800 habitantes. A barreira sanitária do Idaf em Pequiá está localizada na divisa com Minas Gerais. A fiscalização é realizada diariamente em veículos de transporte de cargas que entram ou saem do Espírito Santo, a fim de promover um efetivo controle fitossanitário e de epidemias agropecuárias.

Emergência 190

Segundo o vereador Júlio Oliveira, a comunidade de Pequiá também está com dificuldades de efetuar o serviço de emergência 190 via celular. O problema, segundo o parlamentar, é com a operadora Claro (única que atende o distrito). "Quando o cidadão efetua a ligação de emergência através do número 190, a ligação não está sendo direcionada para o 14º BPM", denunciou o vereador, que apresentou requerimento na sessão do dia 17 de março, solicitando providências por parte da operadora de telefonia celular.


Tags:



Publicidade