Ecoporanga

Conheça um pouco mais desta cidade que fica à Norte do Estado - Turismo

Turismo Conheça um pouco mais desta cidade que fica à Norte do Estado

Uma pequena e calorosa cidade do noroeste do Espírito Santo. Rodeada de montanhas, em um belo cenário.

Sua história começa em 1934, quando Jacinto Antônio Dias, vindo de Minas Gerais com esposa e seus doze filhos, tomam posse do local que mais tarde denominou-se Ecoporanga.

Na década de setenta, sua economia era baseada na extração de madeiras. Nos dias atuais, a pecuária e extração de granitos é o que movimenta a economia da região.

Na década de 60, o município tinha uma população de 46.801 habitantes. Em busca de melhores condições de vida, grande parte da população deixou o município, principalmente rumo ao estado de Rondônia. Atualmente, baseado em estimativas do IBGE, sua população é de cerca de 24.243 habitantes.
O Município está em franco desenvolvimento, com a descoberta de jazidas de granitos.

Existe no município muitas cachoeiras, que os visitantes poderão apreciar e se refrescar do calor que é uma constante o ano inteiro na região.

O símbolo que marca a cidade é a "pedra da torre de televisão", de onde pode se apreciar a cidade toda e boa parte do município.

Ecoporanga pertence à Região das Pedras, Pão e Mel (formada por oito cidades e assim conhecida pela forte economia no ramo de rochas ornamentais e pelas delícias produzidas como o mel)

Buscando conhecer as festas típicas da região? vale a pena conferir a Folia de Reis, comemoração do nascimento de Cristo, tradicional do município de Ecoporanga (distrito de Cotaxé) e que acontece no mês de janeiro. Outra festa comemorativa tradicional é a Cavalgada do Trabalhador, na qual se comemora o dia do trabalhador rural, quando os envolvidos trazem seus animais e colheitas para serem abençoados. A Roubada da Bandeira, por sua vez, é uma festa tradicional de Ecoporanga originária de Portugal, que acontece entre os dias 12 e 30 de junho. Nessa época, os visitantes poderão aproveitar as comidas típicas, além das apresentações de danças e quadrilha.

Outra festa de Ecoporanga é o Arraiá do Furundun, uma daquelas que nos faz conhecer o folclore de um lugar. Você estará bem servido em cultura regada por forró, danças, torneiros e sorteios. Ainda como evento de destaque, a Exposição Agropecuária, no Parque de Exposições Nilson Nardacci, um evento com música e grandes atrações. A programação dura quatro dias e conta com a grandiosa cavalgada e barracas com artesanato local e comidas típicas, leilão de gado bovino e shows musicais todas as noites. Os turistas que gostam de festa também vão gostar de participar da festa junina de lá, realizada com muita dança, comida típica, leilões, bingos e casamentos caipiras.


Tags:



Publicidade