Atílio Vivácqua

Quem foi Atílio Vivácqua - História

História Quem foi Atílio Vivácqua

A história do município de Atílio Vivacqua está ligada à colonização de Cachoeiro de Itapemirim. As primeiras investidas de desbravamento aconteceram nos primórdios do século XVIII, quando chegaram os primeiros aventureiros atraídos pelo ouro existente nas Minas de Castelo, então dominadas pelos índios Puris.

Até o ano de 1963, o atual município de Atílio Vivacqua foi distrito cachoeirense, com a denominação de Marapé.
A lei estadual nº 1916 de 30-12-1963, criou o município com a denominação de Atílio Vivacqua, em homenagem ao grande Jurisconsulto e Senador capixaba, Dr. Atílio Vivacqua. Foi emancipado em 10 de Abril de 1964 e recebeu o nome atual em homenagem ao senador Atílio Vivácqua.

Atílio Vivácqua nasceu em 11 de Outubro de 1894, em Muniz Freire. Seus pais eram José Antônio Vivácqua e Etelvina Souza Monteiro Vivácqua. Foi criado em Cachoeiro de Itapemirim, estudou no Ginásio Pedro Palácios, casou-se com Jenny Silva Vivácqua e tiveram três filhos: Antônio Carlos, Jussara e Atílio Geraldo (ainda vivo residente no RJ).

Fundou e dirigiu por vários anos o jornal "O Município" da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, que chegou a ser, em certa época, um dos melhores do Estado.

Foi Jornalista, Vereador Presidente da Câmara de Cachoeiro de Itapemirim, Deputado Estadual, Senador da República entre 1946 a 1961, Secretário de Estado da Educação, Publicista, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Deixou grande contribuição para a literatura jurídica nacional e, como Secretário de Estado da Educação, numerosos trabalhos. Veio a falecer no Rio de Janeiro em 21 de janeiro de 1961.


Tags:



Publicidade