Ibiraçu

Associação Pestalozzi em nome da vida e da inclusão - Ação Social

Ação Social Associação Pestalozzi em nome da vida e da inclusão

Há 25 anos a Pestalozzi fornece apoio, ensino e cuidado a pessoas com limitações. Conheça seu belo trabalho.

Com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento social do município, a partir desta edição o Capixabão Aracruz dá voz a diversos projetos sociais que transformam a vida de muitas pessoas. Começamos nossa série de reportagens pela Associação Pestalozzi, que conta com 63 alunos assistidos.

Fundada em 16 de julho de 1992, a Associação Pestalozzi de Ibiraçu é uma entidade de assistência social sem fins lucrativos, criada par atuar na defesa dos direitos das pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas e TGO (Transtornos Globais do Desenvolvimento), além de oferecer serviços especializados em assistência social, educação, saúde, esporte, cultura e lazer.

Os alunos da instituição contam com serviços de transporte, alimentação e de saúde. Entre os cuidados de saúde, contam com psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia. Para o ensino e inclusão, dispõem de assistência social, do CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) e do Programa de Inclusão Digital, que funciona por meio de um telecentro com 11 computadores instalados.

Para o funcionamento da instituição foram firmados convênios com o governo do estado e com a Prefeitura Municipal, que assumem os custos de uma equipe de ensino, atendimento médico e da administração, além de merenda escolar, combustível, material de limpeza e despesas com energia e água.

A presidente da instituição, Isabel de Seixas Souza da Cunha pediu o apoio do Governo do Estado para a Associação Pestalozzi de Ibiraçu e agradeceu o apoio recebido pela atual administração municipal. Ela lembrou que, sem a parceria da Prefeitura, seria impossível manter as atividades da entidade. Mesmo assim, a Associação precisa de toda ajuda, porque ainda enfrenta desafios.



Desafios
Atualmente a Associação Pestalozzi de Ibiraçu encontra dificuldade para realizar a manutenção dos veículos. No momento, a instituição conta com a contribuição dos associados para manter o transporte dos alunos, que em sua maioria possuem algum limite físico.
Para manutenção de suas atividades, a entidade recebe recursos, doações ou contribuições voluntárias. Neste momento, a entidade precisa melhorar sua estrutura de maquinários. Ela espera a doação de uma geladeira, um freezer, um forno elétrico e panelas grandes para atender a cozinha industrial da instituição. Necessita também de melhorias em suas instalações, como a pintura do prédio e outros reparos. Todo apoio é muito bem vindo.

CONHEÇA OS PROGRAMAS DA PESTALOZZI

CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado): atende alunos de 4 a 17 anos incluídos no ensino regular. Usa didáticas de jogos pedagógicos e outras ferramentas de ensino.

Fisioterapia: alunos com necessidades especiais contam com fisioterapia regularmente. Durante as sessões, muitos deles conseguem avanços na recuperação.

Programa de Inclusão Digital: por meio de uma parceria com o Governo Federal, oferece ensino técnico em informática. As aulas estão atualmente suspensas devido à falta de professor especializado em Linux.

Oficina de Arteterapia: oferece oficina de arteterapia para 20 alunos com idade acima de 18 anos. Usa de expressão artística para explorar a personalidade.

COLABORE
Para quem quiser fazer uma doação à Associação Pestalozzi de Ibiraçu, os dados bancários são os seguintes:

Banco: Banestes
Agência: 148
Conta Corrente: 3.916.434


Tags:



Publicidade