Aracruz

Precisamos despertar nas pessoas a vontade de conhecer Aracruz - Rita Ruy Foreque

Rita Ruy Foreque Precisamos despertar nas pessoas a vontade de conhecer Aracruz

   

A entrevista desta edição do Capixabão Aracruz foi com Rita Ruy Foreque, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Aracruz. Ela falou sobre como comércio está reagindo em tempos de crise, apontando medidas para atrair mais consumidores. Comentou também suas primeiras impressões sobre a atual gestão do município,  o valor estratégico do marketing e outros assuntos de interesse da classe empresarial. 

O poder público municipal tem convidado o CDL a participar de ações voltadas para a melhoria da segurança no município? 

Estamos no início de uma nova gestão administrativa. Já tivemos um café da manhã com o prefeito na sede do CDL para tratarmos de segurança e de outros assuntos de interesse não só do nosso associado, como também para o bom desenvolvimento sócio econômico de nosso município.  A CDL sempre teve um excelente relacionamento com as polícias civil e militar, mas ainda assim, sentimos que há uma deficiência nestes serviços, como pudemos vivenciar a poucos dias com a crise da segurança pública, com algumas lojas arrombadas e saqueadas. Para vencer as adversidades, contamos com nossa boa e fiel parceria.  A CDL continua com os mesmos propósitos institucionais e sabe das dificuldades e necessidades de seus parceiros. 

Na sua opinião, o que o comércio tem a ver com a educação, a saúde, a segurança qualidade de vida dos cidadãos? 

Ter acesso uma boa educação, saúde, segurança e qualidade de vida é direito constitucional do cidadão, e nós sabemos que esses são exatamente os maiores desejos e preocupações da maioria das pessoas. A ordem de importância desses direitos varia, porém, não tenho dúvidas que são estes os pilares motivadores de nossas vidas. A necessidade das empresas se tornarem mais competitivas para continuarem vivas no mercado, conduz necessariamente à busca incessante da qualidade de vida. Essa busca tem tudo a ver com estes pilares, por serem determinantes para garantir o sucesso do cidadão, do empresário e do comerciante. Portanto, estes fatores são importantíssimos para a qualidade de vida no trabalho, realização pessoal, competitividade organizacional e sobrevivência comercial.

É importante ressaltar que o empresário traz consigo sentimentos, ambições e expectativas dentro daquilo que desenvolve e realiza. Por isso, é preciso que deixemos de lado aquela ideia de que o homem trabalha tão-somente para a obtenção do lucro, negando seus sentimentos, frustrando-se com a falta de crescimento, aborrecendo-se com as indiferenças e com as cobranças abusivas de impostos e exigências exageradas. 

Qual a participação do comércio no desenvolvimento do município? 

A entidade sempre esteve e está presente nas decisões que dizem respeito à classe lojista, participando de conselhos municipais e também junto a outras associações e entidades. A CDL participa de forma efetiva colaborando para o sucesso de ações sociais e comerciais que tenham o propósito de colaborar e desenvolver o município. Contribuímos diretamente para o desenvolvimento do município quando a gente gera emprego, quando pagamos nossos impostos, quando estamos perto da administração fazendo essa ponte entre a instituição e o poder público. A entidade sempre esteve presente na administração do município. Todas as vezes que havia uma discussão sobre algum assunto polêmico, nós éramos consultados. E em tudo que for para o desenvolvimento do município nós estaremos sempre envolvidos. 

Como o comércio de Aracruz está reagindo em tempos de crise?

 No idioma chinês a palavra crise tem dois ideogramas, que significam perigo e oportunidade. Enfrentar uma crise requer entendimento do ambiente de negócios, preparo para compreendê-la e ações para reagir. Nem sempre é simples, porque tudo nos leva a crer que, para sair de uma crise, é preciso mudar. No entanto, às vezes acreditamos que: "como meu negócio funcionou bem até antes da crise, vou conseguir passar pela crise sem grandes alterações". Aí é que está o perigo! Os períodos de turbulência econômica servem, entre outras coisas, justamente para questionar tudo o que pensamos conhecer e dominar. Basta ler os jornais para comprovar que grandes empresas embarcaram na ilusão de repetir o passado, imaginando que iriam obter os mesmos resultados. A lista dos que quebraram recentemente é forte evidência de que essa fórmula não funciona. Mudar é preciso, porém, muitos de nós não sabemos por onde começar e ainda temos o fantasma do medo do fracasso.

Existe alguma campanha para o consumidor que teve seu nome negativado possa negociar suas dívidas no comércio?

Sim. A CDL orienta aos associados a participar das campanhas para reaver o crédito das pessoas negativadas. A CDL nessas ocasiões participa com toda a sua infraestrutura, oferecendo informações aos associados, divulgando a campanha através de materiais de publicidade, outdoors, rádios e jornais locais. Precisamos conscientizar os empresários sobre a importância da participação da grande maioria dos associados, para que estes movimentos de recuperação de crédito atinjam seus objetivos. 

O que pode ser feito para melhorar a segurança? 

Eu penso que, com a união de todos, faremos uma CDL forte, onde os associados compartilham suas ideias e responsabilidades. Assim, conseguiremos vencer todas as nossas dificuldades e desenvolver um  papel social junto à comunidade e às instituições estabelecidas. 

Quais medidas o comerciante poderá tomar para atrair mais consumidores? 

O comerciante já faz o famoso milagre da criatividade para transformar situações adversas em resultados possíveis. As medidas a serem tomadas para atrair mais consumidores é de fazermos um trabalho em conjunto. Precisamos tornar nossos serviços e produtos desejáveis ou até mesmo imprescindíveis! Para isso, é preciso contar também com o apoio institucional, pois representamos uma parcela expressiva da arrecadação municipal.

Precisamos despertar nas pessoas a vontade de conhecer Aracruz, criando eventos que possam atrair não só a nossa população, como também de outros municípios. Temos exemplos de cidades vizinhas que são altamente desejáveis e que estão constantemente oferecendo atrações a seus moradores e a população de outras cidades. 

Você acha que o comerciante deveria investir mais em ações de marketing? 

 Acho, sim. Não só ao comerciante, como também ao município. Daí a importância do marketing para o desenvolvimento do município. 

 Qual a importância dos comerciantes se associarem ao CDL? 

 Acredito que todo segmento tem que ter uma associação, e somos o que melhor representa o comércio. Temos um balcão de atendimento e contamos com  o suporte do   SPC Brasil, que é o sistema de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas – constituindo do mais completo banco de dados da América Latina em informações de créditos sobre pessoas físicas e pessoas jurídicas. Esse serviço é importantíssimo como instrumento de confiança para auxiliar os associados na tomada de decisões para concessão de crédito para seus clientes em todo país.  Temos por finalidade amparar, defender, orientar e representar os legítimos interesses da entidade e de seus associados, junto aos poderes públicos constituídos.  É a entidade que melhor representa as empresas do varejo perante o poder público e a comunidade, com ações institucionais na área da segurança e cidadania, com leis específicas, principalmente tributárias, para o  combate ao comércio ilegal entre outras.

O associado conta com uma assessoria jurídica para melhor atendê-lo, orientando-o e conduzindo-o a soluções para as demandas das empresas associadas. Temos entidades presentes em todas as capitais e nas principais cidades de todos os estados brasileiros. Hoje, 1, 2 milhão de empresas associadas às entidades em todo o Brasil, usufruem de soluções que atendem a cada necessidade do ciclo de negócios das empresas (prospecção, análise de credito, gestão de carteira, cobrança e recuperação). Em parceria com a CDl Vitória, fazemos o Certificado Digital para os associados e não associados, com agendamento e serviço personalizado, dando mais comodidade e rapidez a quem nos procura.

A CDL Aracruz, tem diversos convênios, com escolas, faculdades, laboratórios, clínicas médicas, escolas de línguas, favorecendo os nossos associados um preço diferenciado em vários serviços e produtos. A entidade tem ainda uma saudável parceria com o SEBRAE, buscando sempre incentivar a participação do lojista e de seus colaboradores, em eventos que possam promover sua profissionalização através de cursos e palestras. Esses são alguns dos benefícios que a CDL oferece. Nosso balcão de atendimento e a diretoria está pronta para atendê-los. 

Como foi a reunião do prefeito no CDL? 

Ficamos muito felizes com a presença dele aqui, principalmente por ser o começo de um mandato. Sempre tivemos um relacionamento bom com o município e com a atual administração não poderia ser diferente. Agradecemos muito a presença do prefeito no CDL. Na oportunidade, discutimos assuntos de interesse não só da entidade, como também do município, para o bem comum da população.





Tags:



Publicidade