Linhares

Cacau produzido em Linhares vai participar da Copa do Mundo do Chocolate em Paris - Colheita seletiva

Colheita seletiva Cacau produzido em Linhares vai participar da Copa do Mundo do Chocolate em Paris

O cacau produzido em Linhares será destaque pela segunda vez no Salão do Chocolate, em Paris, que é tido como a Copa do Mundo do Chocolate. O evento vai premiar os 16 melhores cacaus dentre todos os países. A amêndoa que vai representar o Espírito Santo e o Brasil é produzida pelo cacauicultor Emir de Macedo Gomes Filho que integra a quarta geração de uma família produtora de cacau. "Está no sangue", destaca. O direito de expor e participar do concurso aconteceu após a amêndoa ser classificada entre as sete melhores do Brasil. O evento acontecerá entre os meses de outubro e novembro. Em 2013, o cacau do produtor Emir, ficou entre os 50 melhores da competição. Neste ano, o produtor de Linhares busca ficar entre os 16 primeiros. Mais de 200 competidores participarão da disputa.

Para o secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, a indicação de Emir ao Salão do Chocolate em Paris é mais uma ferramenta importante para reconhecer a qualidade e as características diferenciadas dos frutos produzidos em Linhares além de reforçar a força do agronegócio capixaba. "Sabemos do empenho, investimentos e dedicação do Emir no aprimoramento dos frutos. A sua indicação vem coroar todo o trabalho que os nossos produtores desempenham em suas lavouras", destaca Franco.

Para ele, o agronegócio é uma força no mundo inteiro, mas no Espírito Santo em especial pela abundância em recursos naturais que propiciam ter no setor agrícola uma das mais altas produtividades do Brasil. "Temos que ter um orgulho muito grande de estar à frente de um setor que está gerando essa prosperidade ainda que em um tempo difícil, de crise. Nós linharenses não desanimamos", disse.

O produtor de Linhares explicou o que o cacau produzido por ele se destaca pelo cuidado na colheita seletiva das amêndoas, no tempo certo de maturação e na secagem natural à luz do sol. Isso, de acordo com ele, faz com que se tenha ao final um cacau graúdo, com o sabor frutal destacado, ideais para se fazer um bom chocolate. "Usamos o método de cultivo cabruca, que faz o plantio junto com da mata, o que garante o equilíbrio do ecossistema e a produção de amêndoas de maior qualidade. Dizemos que 50% do chocolate é o cacau e o outros 50% a produção dele", ressaltou Emir Filho.

Para ter direito de ocupar uma das sete vagas no estande do Brasil no Salão do Chocolate é realizado uma seletiva nacional, que selecionou além do cacau capixaba amostras da Bahia e do Pará. Para isso, são enviados 40 quilos da amêndoa para avaliação de cor, sabor e aroma feito por especialistas. Já na competição em Paris, os frutos têm a identificação codificada para que não possam ser identificados na disputa. E com as amêndoas é preparado o chocolate para avaliação. Inicialmente 50 passam para a fase final que selecionará os 16 que serão premiados.

Dados
O Espírito Santo é o quarto maior produtor da fruta, sendo que a cacauicultura ocupa uma área aproximada de 23 mil hectares. A produção em 2016 foi de 5,5 mil toneladas da amêndoa. Linhares o maior produtor estadual, com mais de 87% da área total.

Para o secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fioroti, a indicação é mais uma ferramenta para reconhecer a qualidade e as características dos frutos produzidos em Linhares.


Tags:



Publicidade