Jaguaré

Visite a Reserva Biológica de Sooretama - Floresta Atlântica

Floresta Atlântica Visite a Reserva Biológica de Sooretama

Localização
Está localizada no centro leste do estado do Espírito Santo, abrangendo municípios de Linhares e Jaguaré, distante 45 km do primeiro município.

Superfície
24.250 hectares.

Bioma
Floresta Atlântica

Unidade de Proteção Integral.

Acesso
O acesso é feito através da BR-101, que corta a unidade transversalmente. Partindo-se de Vitória, percorre-se a citada rodovia até o Km 126, onde há uma placa indicando a sede da reserva. A partir deste ponto percorre-se mais 15 Km por uma estrada de terra até a sede. A cidade mais próxima à unidade é Linhares que fica a uma distância de 130 Km da capital.


Clima
O clima é do tipo tropical quente úmido, com estação chuvosa no verão e seca no inverno. A temperatura média anual é de 23° C, sendo a média do mês mais quente de 25,6° C, em fevereiro, e a média do mês mais frio 19,9° C em julho.
O tipo de modelado nesta Região origina feições representadas por uma seqüência de colinas tabulares (interflúvios tabulares), entrecortadas por vales amplos e rasos, podendo-se identificar uma única unidade geomorfológica denominada dos Tabuleiros Costeiros, que caracterizam-se por formas aplainadas, parcialmente conservadas, submetidas a retoque e remanejamentos sucessivos.

Flora
A principal formação vegetal encontrada é a Floresta Ombrófila Densa das Terras Baixas também chamada "Mata dos Tabuleiros", dentro da Província Atlântica. Este tipo de floresta caracteriza-se por ser uma mata sempre verde de caráter higrófilo, formada por dois ou mais estratos superpostos com árvores de mais de 30 m de altura. É característica da Floresta Tropical Atlântica Úmida, que tem numerosas semelhanças com a fauna amazônica, mas possui um elevado número de espécies endêmicas.

Fauna
A importância faunística da Reserva era reconhecida há décadas e foi o motivo principal de sua criação. A caça, a rodovia federal asfaltada BR-101, que atravessa a Reserva, o desmatamento, o uso do fogo pelos proprietários vizinhos e a extração de palmito caracterizam-se, juntamente com a falta de conhecimento científico sobre a área, como principais problemas da Reserva.


Tags:



Publicidade