Piúma

Saiba como é simples subir ao topo do Monte Aghá - Aventura

Aventura Saiba como é simples subir ao topo do Monte Aghá

O Monte Aghá está localizado entre Piúma e Itapemirim – mais precisamente, em Itapemirim, mas com a vista mais famosa a partir de Piúma -, então se você está na Grande Vitória, vá em direção ao Sul do ES pela BR-101, ou pelo litoral seguindo a Rodovia do Sol (ES-060). São uns 100 Km de distância de Vitória até a base do monte, levando aproximadamente 1:50 h para percorrer esse caminho.

Ao chegar em Piúma, continue seguindo pela ES-060 e cruze toda a praia principal da cidade, em direção a Itapemirim. Mas sugiro também dar uma passadinha na praia antes e observar de lá a imagem clássica do Monte Aghá.

A partir do final da praia, volte para a ES-060 e percorra mais uns 3 Km, virando para a direita na placa que indica o restaurante Cantinho do Aghá. Com mais 700 m você chega no restaurante, ao lado de um campo de futebol, e pode estacionar por lá mesmo.

Confira no mapa abaixo essa rota descrita, além da demarcação em vermelho da trilha nas costas do Monte Aghá que nos leva até o topo dele.

Como subir o Monte Aghá


A trilha para chegar no topo do Monte Aghá é bem direta e para percorrê-la não é necessário um guia. Basta continuar lendo aqui a descrição do caminho e observar o mapa mostrado acima que você estará pronto para não se perder por lá.

Agora, não quer dizer que é fácil percorrê-la – a facilidade vai depender do seu fôlego. No grupo de 40 pessoas que foi com a gente, todos chegaram lá em cima, e muitos estavam em sua primeira caminhada. A diferença é que esses últimos precisaram de uns minutinhos a mais para ir descansando ao longo da trilha.

E é isso: se está difícil para você, sem problemas, é só ir devagar, apreciando a vista, sem precisar ter pressa pois o caminho é curto.

Por falar em caminho curto, partindo do restaurante Cantinho do Aghá, é apenas 1,3 Km de passeio até a base do monte e aí mais 1,5 Km de subida até o topo. Bem tranquilo né? 

Chegamos no topo em 1 h, mas parando para muitas fotos e também para reunir o grupo. Dá para fazer em menos tempo, claro sempre dependendo do seu ritmo.

Saindo do restaurante, o percurso é em clima de roça, passando por pastos e gados. O visual é do Vale do Orobó, que engloba toda a planície que você vê na parte de trás do Monte Aghá.

Mais à frente, chega-se em uma grande árvore. É à direita dela que está o início da subida do monte.

De cara, a inclinação da subida já mostra para que veio. Logo nos primeiros passos, os marinheiros de primeira viagem sofreram, mas, de novo, é só ir devagar que vai. E se precisar de uma desculpa, não fale que está descansando – diga que está apreciando a vista do Vale do Orobó.

Com um céu mais limpo, dá até para ver o Frade e a Freira. Quando fomos, tinha muita névoa, então não deu para ver perfeitamente esse outro ícone do sul do estado.

O caminho segue em sua grande parte a céu aberto, sem nenhum trecho de mato fechado. E o visual das praias começa a aparecer lá pela metade, de onde se vê Itaoca e Itaipava, no município de Itapemirim.

São vários pontos de observação do litoral mais ao sul do monte ao longo do percurso, mas a praia de Piúma mesmo só se vê lá do topo. E por falar nele, esse é o trecho final para se chegar no alto do Monte Aghá.




Lá do alto, a visão de 360º da região. Do alto dos 300 m do monte, vemos toda a praia central de Piúma, com a Ilha do Gambá, Ilha do Meio e Ilha dos Cabritos ao fundo. Bem próximo ao monte, dá para ver outras quatro praias bem desertas após a principal de Piúma. Em seguida estão as praias de Itaoca e Itapipava, com a Ilha dos Franceses em frente. E mais ao sul, vê-se Marataízes.

Há também uma maneira de subir pela frente do Monte Aghá.


Tags:



Publicidade