Domingos Martins

Domingos Martins vai sediar a Semana da Língua Alemã - Veja programação

Veja programação Domingos Martins vai sediar a Semana da Língua Alemã

Exposição, workshops, oficina de desenho, palestras, debates, encontro de estudantes e apresentações de danças são alguns dos atrativos da Semana da Língua Alemã no Espírito Santo, que será realizada em Domingos Martins entre os dias 31 de deste mês e 8 de abril.

O movimento, promovido em todo o país, está em sua segunda edição e no Espírito Santo será realizado nas cidades de Domingos Martins e Vitória com extensa programação cultural. Ao todo serão mais de 200 eventos em todo o Brasil, incluindo também aulas demonstrativas, teatro, música e atividades para o público infantil.

“O objetivo é oferecer ao público a oportunidade de conhecer a cultura e o idioma alemão. O alemão é a língua mais falada na Europa. Sendo assim, o evento pretende tornar o idioma, que facilita o acesso à cultura, tecnologia, ciência e inovação europeias, mais conhecido e popular para os brasileiros, que cada vez mais se interessam por aprendê-lo”, explica a coordenadora do Instituto Zauberberg, realizador do evento, Jenny Sander.

Em Domingos Martins, as atividades da Semana da Língua Alemã acontecerão na Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão, no pavilhão da Igreja Luterana e no coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt, em Campinho.

A semana começa na sexta (31), às 10h, com a exposição “Cidades e Paisagens Alemãs”, na biblioteca. Às 11h, será a vez do Bauernmalerei, pintura herdada dos imigrantes alemães, com exposição de peças, demonstrações e workshop. À tarde, o público poderá participar de mais um workshop, desta vez dobre língua e cultura alemã, às 16h. A programação segue à noite com a exibição do filme “Luther”, seguido de debate.

Johannes Bugenhagen

No sábado (1º) pela manhã será aberta a exposição “Johannes Bugenhagen, Doctor Pomeranus (1485-1558)”, no pavilhão da Igreja Luterana de Campinho. A mostra é o principal destaque de toda a programação e traz os aspectos sociais, artísticos, culturais e regionais específicos do movimento teológico da Reforma na região pomerana.

“Especificamente, a história da vida e obra de Johannes Bugenhagen, autor do primeiro manuscrito relacionado à sociedade, história e geografia da Pomerânia, deve se tornar um dispositivo importante para a aproximação cultural entre as cidades serranas do Espírito Santo e o norte da Alemanha”, esclarece o professor e coordenador da versão brasileira da exposição, Rodrigo da Silva Paiva. A exposição marca também uma iniciativa programada para 2018 e relativa à comemoração dos 500 anos do manuscrito “Pomerânia” de Johannes Bugenhagen.

A exposição conta com 25 painéis, na forma de banners em lona, além de um catálogo em forma de brochura. A mostra também coloca a disposição uma imagem de altíssima definição para a reprodução do Croÿ-Teppich (Ateliê de Peter Heymanns, 1554), em formato original. Os textos são traduzidos do alemão para o português pelas tradutoras Petra Günter Vieira, Selma Braun e Jenny Sander.

Ainda no sábado, acontece na biblioteca mais uma edição do workshop dobre Bauernmelerei, às 11h; e exibição do filme “Good Bye Lenin, seguido de debate, às 18h30. No domingo (2) à noite, mais um obra cinematográfica será exibida: “Sem Palavras”, às 18h30.

Semana

A Semana da Língua Alemã segue na segunda (3) com oficina de desenho às 10h e às 16h. Na terça (4) o destaque será a culinária com o workshop “Receitas Típicas Alemãs”, às 18h, na biblioteca municipal. Na quarta (5), às 17h, o Clube do Livro de Domingos Martins debate dobre a Cultura Alemã e às 18h30 acontece a palestra “Escola Alemã da Cerveja”.

A música alemã será o destaque na quinta-feira (6) com a palestra “A Música na Alemanha: Histórias e Composições”, às 19h. Na sexta (7), a programação começa às 14h com o “Panorama da Arte na Alemanha”, ministrado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Logo em seguida, mais uma apresentação da Ufes: “O rinoceronte de Dürer e o papel da ilustração científica na arte contemporânea.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO - CLIQUE

O último dia da Semana da Língua Alemã traz o Encontro Capixaba de Estudantes de Alemão, às 10h; a palestra “Literatura Alemã na visão de autores capixabas”, às 10h; workshop Bauernmalerei, às 11h e apresentações de danças folclóricas, no coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt, às 14h.

A Semana da Língua Alemã é uma realização do Instituto Zauberberg, Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão, Consulado da Alemanha no Espírito Santo e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O evento tem o apoio da Igreja de Confissão Luterana de Campinho e da Associação da Cultura Alemã no Espírito Santo (Acaes).


Tags:



Publicidade