Cachoeiro de Itapemirim

Prefeitura oferece atendimento a mulheres violentadas - Apoio psicossocial

Apoio psicossocial Prefeitura oferece atendimento a mulheres violentadas

Mulheres vítimas de violência doméstica em Cachoeiro de Itapemirim têm atendimento garantido no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), da prefeitura.

Vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a unidade oferece apoio psicossocial às vítimas, para que possam romper os laços que promovem a agressão, sejam eles de ordem física, psicológica, financeira ou sexual.

Esses atendimentos são gratuitos e fazem parte do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi Mulher), que funciona na sede do Creas (rua 25 de Março,181, Centro), de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

As mulheres que buscam o serviço são atendidas inicialmente por uma assistente social e uma psicóloga, que incentivam as vítimas a quebrarem o ciclo da violência. Se houver necessidade, elas são encaminhadas para acompanhamento terapêutico, jurídico ou para o Serviço de Convivência e de Fortalecimento de Vínculos, oferecido nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

A assistente social Heloísa Oliveira Motta, que atua no Creas, conta que, geralmente, as mulheres chegam à unidade encaminhadas pelas delegacias, Justiça ou serviço de saúde, mas o órgão também atende a procura espontânea.

“As vítimas de violência ainda têm muito medo de procurar ajuda, por causa das ameaças, por dificuldades financeiras e medo de perder os filhos. Nosso objetivo é incentivar, orientar, empoderá-las, para que possam refletir sobre as decisões que precisam tomar e, quando houver riscos, oferecer os encaminhamentos para que consigam superar esse momento”, explica.

CREAS

PAEFI Mulher – Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos
Funciona de segunda à sexta, das 12h às 18h, no Creas, localizado à rua 25 de Março, 181, Centro.


Tags:



Publicidade