João Neiva

Prefeitura realiza ações de reciclagem, coleta seletiva e compostagem - Meio Ambiente

Meio Ambiente Prefeitura realiza ações de reciclagem, coleta seletiva e compostagem

Prefeitura Municipal de João Neiva

A Prefeitura Municipal de João Neiva (PMJN), por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Semag) e da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Semosu), iniciou a execução de um pacote de ações de reaproveitamento de resíduos.

Uma das medidas é o reforço e ampliação da coleta seletiva e reciclagem de materiais, em parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Município de João Neiva (AMARJON). A equipe da PMJN também está se mobilizando para regularizar a sede da associação.

A partir deste mês, acontecerão campanhas de conscientização ambiental nos bairros e nos estabelecimentos comerciais. Além disso, o serviço de cata-galho foi retomado. São retirados todos os tipos de resíduos verdes, como galhos, grama, troncos e massa verde. A partir desta semana, todo resíduo coletado será levado ao viveiro municipal, onde será tratado para se transformar em adubo orgânico.

Outra medida adotada será a aquisição de um triturador florestal de galhos, madeira, folhagem e foragem e duas motopodas, por meio de emenda parlamentar de R$125.000, do deputado federal Paulo Foletto. Os equipamentos terão a finalidade de realizar podas de árvores nas vias da cidade, além de dar destinação adequada dos resíduos arbóreos para geração de insumos agrícolas para utilização na produção de mudas do viveiro e atendimento aos produtores rurais, com foco na agricultura familiar.

As ações visam a melhorar a qualidade de vida do cidadão joão-neivense e a atender ao Termo de Compromisso Ambiental (TAC), regido pelas disposições do artigo 8º, inciso XVIII, da Lei nº 12.305/2010, que dispõe em sua cláusula primeira sobre a necessidade de redução e otimização na gestão de resíduos. Coleta seletiva, compostagem, reciclagem e campanhas educativas são algumas ações citadas no termo como instrumentos para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

De acordo com o secretário de agricultura e meio ambiente, Paulo Sérgio de Azevedo, a administração vai trabalhar com transparência e responsabilidade social. “Vamos voltar com o hortão para atender as comunidades carentes e o trabalho de pesquisa para contemplar a área acadêmica e levar conhecimento ao homem do campo”, declarou.


Tags:



Publicidade