Pancas

Pancas possui 60% da sua população descendente de pomeranos - Antepassados

Antepassados Pancas possui 60% da sua população descendente de pomeranos

Pontões Capixabas

   

O município de Pancas emancipou-se em 13 de maio de 1963, desmembrando-se assim do município de Colatina, pela lei número 1837 de 21 de fevereiro de 1963. A emancipação se deu no governo do Dr. Franscisco Lacerda de Aguiar, então governador de estado do ES.

Ficando assim o município de Pancas com os seguintes distritos: Laginha, Alto Rio Novo, Vila Verde, e em 1980 São Lourenço passa a ser distrito chamado Palmerindo. Em 1987 Alto Rio Novo passa a ser município com o distrito de Palmerindo.

A ocupação da região iniciou-se por volta do ano de 1918 por pessoas oriundas de diversas regiões do estado de Minas Gerais. Sebastião Cândido Barbosa (Sebastião Laurindo) e Sebastião Luiz de Souza foram os primeiros desbravadores da região. São da fase inicial do desbravamento: Carlos Roos, Januário Pedro Ribeiro, Franz Onesorge, Rodolfo Ferreira de Mendonça, José Alves de Souza, Alexandrino de Abreu e Silva, Antônio Olímpio da Rocha, Maria Melado Vogt, José Joaquim Pinto, Jose Sodré de Souza, João Ribeiro de Barcelos, entre outros.

O Município possui 60% da sua população descendente de pomeranos, sendo o restante dividido entre italianos e mestiços e cultiva fortemente heranças de seus antepassados.

A região mantém Festas Populares, Grupos Folclóricos, Culinária Típica (tendo destaque para o – Brout e a linguiça pomerana), além disso, um rico artesanato, conservação de dialeto e costumes: como músicas, instrumentos, danças e modo de vida rural.

Os aspectos culturais, além de marcados pelas tradições, expressam uma identidade cultural própria de um Brasil rural que traz consigo a simplicidade, o modo de vida que expressa tranquilidade e uma agricultura de base familiar. Dependendo da região pode-se vivenciar, somada a beleza natural escondida entre montanhas e vales, os mais tradicionais hábitos da família rural brasileira.

Beleza e tranquilidade se misturam ao som de violas, concertinas, sanfonas, tocadas pelos mais velhos que numa roda de amigos lembram a juventude, há também combinado a tudo isso os sabores de uma gastronomia típica de fogão a lenha.
 
Distritos e principais comunidades

Distritos: Sede, Laginha, Vila Verde.

Principais Comunidades:
Pratinha, Panquinhas, São Pedro, São José Pequeno, Barra do São Pedro, Espinho, Laginha, São Bento, Santa Rosa, Aricanga, Roda D’água, Floresta, Brejo, Ubá, Perdida, Santa Ana, Montes Claros, Pedra Bonita Veadinho, Bela Aurora, Sumidouro do Pancas, Vargem Alegre, Paraná, Alto Pancas, Icaraí, Coração Do Norte, Vila Verde, Pião, Boa Vista, São José, Alto Pião, Vila Verde, Carapina, Mangue, Gambá.

Pontos turísticos
  • Pedra Camelo - Considerado o principal cartão postal da cidade; possui 720 metros de altura;
  • Pedra Agulha - Um morro parecido com uma chaminé; é a segunda maior chaminé do Brasil com 500 metros de altura
  • Cachoeira do Bassani - Localizada a 3 km do centro da cidade
  • Cachoeira de Santa Ana - Um pouco mais distante, a 40 km da sede
  • Cachoeira e Prainha do São Luís - Esta bem próximo a cidade, a 2 km da sede
  • Cachoeira do Moraes - Vila Verde, um distrito próximo.
  • Rampa de Vôo Livre "Clementino Izoton" - uma das melhores rampas para vôo livre do Brasil; de carro, são 18 km, mas é possível subir a pé por uma trilha de aproximadamente 2 km, porém perigosa.
  • Seleção dos Principais Pontos Turístico extraído do Panorâmio.
  • Pedra Agulha - Um morro parecido com uma chaminé; é a segunda maior chaminé do Brasil com 500 metros de altura
  • O Amanhecer e por do sol com as montanhas é bem interessante.
  • A cidade tem grande potencial nos esportes radicais, como vôo livre (parapente e asa delta já difundidos), trekking, enduros, hapel, entre outros, proporcionando sempre um contato direto com a natureza. Porém, a infra-estrutura do local ainda é inapropriada para o tamanho potencial da cidade.




Tags:



Publicidade