Aracruz

Conheça os pontos turísticos de Fundão no Espírito Santo - Litoral Norte

Litoral Norte Conheça os pontos turísticos de Fundão no Espírito Santo

Fundão é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. Pertencente à Região Metropolitana da Grande Vitória, à mesorregião Litoral Norte Espírito-Santense e à microrregião de Linhares, localiza-se ao norte da capital do estado, distando desta 53 quilômetros. Ocupa uma área de 279,648 km², sendo que 0,9 km² está em perímetro urbano, e sua população, em 2016, foi estimada em 20.376 habitantes pelo IBGE.

A sede tem uma temperatura média anual de 23,2 °C e na vegetação do município predomina a Mata Atlântica. Com uma taxa de urbanização da ordem de 84%,[15] o município contava em 2009 com cinco estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,718, considerando-se assim como alto.

Fundão foi emancipado do extinto município de Nova Almeida em 1923. Atualmente, é formado pela cidade de Fundão e pelos distritos de Praia Grande, Timbuí e Irundi. O nome do município se deve ao rio Fundão, que banha a sede. A principal atividade econômica do município é a cafeicultura, porém, a maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) municipal é do setor de indústria.

Integrante da rota turística Caminho dos Imigrantes,[16] Fundão abriga o pico do Goiapaba-Açu, elevação granítica de 850 metros de altitude onde se situa o Parque Municipal do Goiapaba-Açu. Praia Grande é um dos principais pontos turísticos da região, tendo entre os seus frequentadores mineiros e capixabas de outras cidades. Entre os meses de dezembro e janeiro, realizam-se em Timbuí e Fundão as festas de São Benedito e São Sebastião, em que se apresentam as bandas de congo.

Praia Grande

Para um banho de mar em águas tranquilas, praia grande é o lugar ideal. O principal balneário de Fundão possui águas mansas e turvas em virtude das areias fubás e compactas. Com cerca de 5 km de extensão, apresenta em sua orla inúmeras formações rochosas de arrecifes. Por toda sua extensão espalham-se diversos bares, restaurantes, quiosques e pousadas. Suas águas favorecem a prática de esportes náuticos como a pesca submarina e os passeios de barco a vela, além de ser uma praia muito procurada por famílias que buscam a tranqüilidade de suas águas.

Rio Reis Magos – (Praia Grande)
O Rio Reis Magos ou Fundão corta todo o município de Fundão e se constitui na fronteira entre Fundão e Serra. Ao desembocar no mar entre Nova Almeida e Praia Grande seu estuário forma um mangue, que é um dos ecossistemas associados à Mata Atlântica e berçário da vida. Em conjunto, os manguezais de Fundão, Aracruz e Vitória formam uma das maiores áreas de mangues preservados do país.

Porto da Lama – (Praia Grande)
Praia calma, águas rasas e uma paisagem linda. O Porto da Lama é uma pequena enseada formada por duas pontas de arrecifes cobertas por vegetação de restinga, praia de águas mansas e areia grossa com 250m de extensão.

Parque Municipal do Goiapaba – açu (Fundão)
Localizado no Distrito de Irundi, o parque é constituído por uma elevação granítica de mais de 800 metros de altitude onde se situa o pico do Goiapaba-Açu, na divisa dos municípios de Santa Teresa e Fundão, no estado brasileiro do Espírito Santo. Do cume do pico, é possível se avistar diversos municípios e parte do litoral entre a Grande Vitória e Linhares.

O Parque Municipal Goiapaba-açu é administrado pela Prefeitura de Fundão e tem 46 hectares, mais os 3.740 hectares da Área de Proteção Ambiental (APA) estadual Goiapaba-açu. O pico que dá nome ao parque possui 840 metros de altitude e pode ser visto desde Linhares até Guarapari, além do imponente aspecto, ele é um ótimo ponto para as práticas de atividades radicais como o vôo livre, segundo alguns grandes "pilotos" deste esporte radical, o pico do Goiapaba-açu é um dos melhores para se voar no Brasil.

A APA abriga as principais nascentes dos rios Piabas e Fundão e dispõe de uma enorme diversidade de orquídeas e bromélias. Além de árvores raras como o araribá, a canela e a peroba, palmeiras, aves, anfíbios, répteis, primatas e felinos, como as onças preta, pintada e parda, a jaguatirica e o gato-do-mato. As visitas ao local são guiadas.

Matriz de São José – (Fundão)
A Igreja Matriz de São José está localizada no alto da escadaria Chrysantho Jesus Rocha, sendo o acesso pavimentado e em bom estado de conservação.

Casa da Cultura – (Fundão)
Sobrado do fim do século XIX, característico do ciclo do café, abriga peças de mobiliários doadas por famílias locais além de peças que remetem as manifestações culturais do município, como por exemplo, o congo.


Tags:



Publicidade