Cariacica

Precisamos ter lideranças extremamente preparadas - César Lucas

César Lucas Precisamos ter lideranças extremamente preparadas

Cesar Lucas presidente da Câmara de Cariacica

   

Eleito presidente da Câmara Municipal de Cariacica pela segunda vez consecutiva, César Lucas fala sobre os desafios frente ao Legislativo Municipal, projetos para desenvolver o município e o que a população pode esperar da Câmara nos próximos anos. Comenta também os resultados positivos na gestão e controle de gastos e opina sobre crescimento e sustentabilidade.

Quais os desafios enfrentados frente à Câmara Municipal?

Eu assumi a Câmara com quase 4 milhões de dívidas e logo no primeiro dia implantei um novo desafio com um trabalho de austeridade econômica . Foram dois anos muito cansativos, fazíamos o controle de todos os gastos da Câmara. Com isso, conseguimos pagar todas as dívidas e zerar as contas. Hoje a Câmara não tem nenhuma dívida, economizamos quase 4 milhões de reais para o poder público e ainda devolvemos 1 milhão de reais à Prefeitura para que fosse aplicado na saúde e na educação. É um fato inédito. Com isso, me lancei novamente a presidente, desta vez com um novo desafio, que é transformar a Câmara, deixá-la mais participativa, para que a população entenda o trabalho do vereador e para que o vereador entenda o compromisso que ele tem com a sociedade. Porque o vereador é o político que a população consegue conversar de perto e pedir mais saúde e educação.

É muito difícil atuar num município com tantas mazelas sociais?

Hoje a Câmara de Cariacica é referência nacional em austeridade e ficamos orgulhosos com este trabalho. Temos um repasse hoje de 16 milhões, enquanto Vila Velha tem 42 milhões e Vitória tem 40 milhões. E hoje nosso processo legislativo é o triplo do que é feito na Grande Vitória e, como quem paga o nosso salário é o povo, ele precisa saber o que está acontecendo.

O que está sendo feito para aproximar a Câmara da população?


Estamos organizando a casa, fazendo todos os departamentos funcionarem com mais agilidade. Hoje a Mesa Diretora toda tem voz, todos temos desenvolvido um trabalho interessante na Casa. Tenho uma relação muito boa com o Ministério Público, com os Poderes Judiciário e Executivo, porque todos temos um único objetivo que é melhorar a vida da população.
Estou muito feliz com os vereadores da Mesa Diretora que tem me ajudado muito, dando uma enorme parcela de contribuição. O papel deles na Casa está sendo muito importante, porque só conseguiremos alcançar o nosso objetivo se estivermos todos juntos, mesmo cada um tendo seu interesse político. Mas quando se fala em dinheiro público temos que ter muita responsabilidade.
Acreditamos que estamos no caminho certo porque deu resultado nas urnas, fui o segundo vereador mais votado e fiquei muito alegre com isso, porque a população reconheceu meu trabalho e pediu que me candidatasse novamente a presidente da Câmara. Fui reeleito presidente pelos meus colegas vereadores entendendo o momento que o país vive.

Como tem sido a produção legislativa da Câmara?


Pela primeira vez a Câmara tem uma Mesa Legislativa atuante, não é o presidente que decide tudo sozinho. Temos as comissões funcionando periodicamente nas terças e quintas-feira, com as sessões realizadas na segundas e quartas-feira e na sexta-feira se reúne a Mesa Diretora. E com isso, todos os dias temos reunião para discutir sobre a cidade, porque entendemos que esses projetos são importantes para a população. Porque antes tinham vereadores que faziam leis sem verificar o impacto que poderá causar. Como já teve um vereador que sugeriu que fosse implantado um terceiro banheiro na cidade, além do masculino e feminino, e isso iria gerar muita despesa para o município.

Você fala no site da Câmara em projetos de desenvolvimento sustentável. Quais projetos seriam esses?


A sustentabilidade hoje é fundamental para o desenvolvimento e sou um parlamentar eleito com essa bandeira. Defendo o planejamento à longo prazo e, quando trabalhamos a educação, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, com certeza teremos lucratividade no futuro. E todos os projetos implantados na Câmara seguem os cuidados ambientais, para que possamos não cometer os erros do passado. Como a cidade de Vitória, que está pagando um preço muito caro com a poluição causada pelo minério, por não ter discutido isso no passado. Será que o desenvolvimento é mais importante do que o dinheiro que gastamos para cuidar da saúde hoje? Não podemos fazer projetos por fazer, vamos fazer projetos combinados com a população.

O que você acha que o município deve fazer para se desenvolver economicamente?

Sou um defensor do Hospital Geral e da Rodovia Leste Oeste para que Cariacica possa expandir. O desenvolvimento demorou a chegar aqui porque temos um histórico político muito ruim, antigamente os prefeitos não conseguiam terminar seu mandato e isso acabou atrasando o desenvolvimento econômico da cidade. Precisamos ter lideranças extremamente preparadas para desenvolver a cidade e trazer benefícios. 

Precisamos ter lideranças extremamente preparadas.

Para o desenvolvimento é necessário ter políticas públicas. Como está o relacionamento dos vereadores com o Poder Executivo hoje?

O debate dentro da Casa aumentou porque demos oportunidade para as pessoas expressar o que pensam. Temos hoje bairros tão populosos que somente através de políticas públicas poderemos recuperar. Temos o Bairro Nova Rosa da Penha com 40 mil pessoas, Castelo Branco tem 30 mil pessoas (podendo ser comparada com a população de uma cidade inteira), como a população de Viana que tem 60 mil pessoas (quase o tamanho de um bairro nosso). Precisamos dar credibilidade ao governo para que ele possa fazer parcerias importantes para o município.

Quais os principais projetos de lei desenvolvidos durante sua gestão como presidente?

Na gestão passada participamos de muitos projetos importantes, como a implantação do sistema de estacionamento rotativo, como também o Projeto de Desenvolvimento da Lagoa do Parque, sem falar nas Parcerias Público Privada – PPP’s, que geram um desenvolvimento maior para o município.

O que a população pode esperar da Câmara Municipal nos próximos anos?


A população já tem dado resposta. Quando assumi a presidência, contratei uma pesquisa qualitativa. Descobrimos que a população olhava pra gente como bandido. Logo que encerrei meu primeiro mandato como presidente, contratei uma segunda pesquisa. O resultado foi outro. Ficou constatado que as pessoas estão acreditando. Sou questionado na rua o tempo todo, e essa cobrança é importante. A imprensa sempre está falando que é preciso cobrar do vereador e do prefeito uma boa atuação. Porque à partir do momento que a gente vira político nos transformamos em agentes públicos e temos que dar resposta a todo momento. Tudo que eu fiz até hoje foi mais que a minha obrigação e tenho que fazer muito melhor daqui para frente.

De que maneira a Câmara está se comunicando com a população?

Hoje as sessões da Câmara são transmitidas ao vivo pela Internet, podendo ser assistida até mesmo pelo telefone celular. Temos uma profissional muito boa frente à comunicação da Câmara, uma pessoa comprometida com isso, que cumpre horário, é cobrada por isso e tem feito um trabalho excelente, dando uma nova cara à Câmara.

Qual mensagem o senhor deixa para a população de Cariacica?

Gostaria de me colocar à disposição da população de Cariacica e pedir uma coisa: cobrem. Mas cobrem de todos os agentes públicos que vocês puderem, porque todos que colocam seu nome numa disputa e são eleitos, têm a responsabilidade de dar respostas. Porque a população precisa fazer juízo de cada um de nossos atores públicos. Acredito muito que em pouco tempo teremos uma Cariacica melhor, com mais desenvolvimento, mais rica, com mais emprego, saúde, educação e segurança. Esse é o meu trabalho e meu sonho, de ajudar no desenvolvimento da cidade e de deixar uma Cariacica melhor para minhas filhas e para todos as crianças e jovens desta cidade.





Tags:



Publicidade