Santa Maria de Jetibá

Comemoração do dia internacional de língua materna - Tradição

Tradição Comemoração do dia internacional de língua materna

A data foi instituída em 1999, pela 30ª Sessão da Conferência da Unesco

Em comemoração ao Dia Internacional da Língua Materna, a Prefeitura Municipal, lançou a campanha “Wij reere Pomerisch”. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Educação, através do Programa de Educação Escolar Pomerana, a Secretaria de Cultura e Turismo e a Secretaria de Gabinete através da Gerência de Comunicação. Os trombonistas da IECLB do Centro de Santa Maria de Jetibá, Recreio e Santa Luzia recepcionaram os servidores da Prefeitura Municipal executando músicas tradicionais. Logo após, foi servido um delicioso café colonial.

Nlingua materna comemoração28a Secretaria de Educação foi feita uma ornamentação especial para a data. Os visitantes da Secretaria durante o dia foram recepcionados com música ao vivo ao som do acordeon e da concertina. A programação se estendeu ainda na CMEI Pommern, onde pais e alunos do turno matutino e vespertino foram recebidos ao som dos trombonistas e acordeon.

Em entrevista na Rádio Pomerana FM, o Prof. Dr. Ismael Tressmann Coordenador do PROEPO, explicou o que é a Língua materna, “é a língua da mãe ou a primeira língua, que a pessoa adquiriu na primeira infância, entre zero e três anos de idade. Uma língua materna pode ser adquirida até os 12 anos de idade. Após esse período, as habilidades linguísticas do falante são diferentes e toda língua aprendida depois passará a ser considerada como segunda língua. Os adultos aprendem uma ou mais línguas estrangeiras, mas não possuem a desenvoltura de um falante nativo dessas línguas”.

O Pomerano é falado principalmente em comunidades localizadas nos Estados do Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia e Minas Gerais. O município de Santa Maria de Jetibá/ES espelha, de maneira ímpar, a diversidade linguística do Brasil: é marcante a presença da língua pomerana na região, falada pela maioria da população. O Pomerano é a língua adquirida na primeira infância, e permanece como símbolo mais importante da identidade étnica e sociocultural deste povo.


Tags:



Publicidade