Montanha

Equipe da Secretaria Estadual de Agricultura reune-se em Montanha para viabilizar obras da barragem - Otimista

Otimista Equipe da Secretaria Estadual de Agricultura reune-se em Montanha para viabilizar obras da barragem

Durante toda a manhã, do dia 03 de fevereiro, a Prefeita Iracy Baltar, esteve reunida em companhia do vice Allan, dos secretários Bruno e Leonardo, e de seu chefe de gabinete, Dedel com os representantes da SEAG, enviados pelo Secretário de Estado Otaciano Neto e com representantes do IDARF.

Os Subsecretários de Estado, Zacarias Carrareto, de infra-estrutura e obras; o Sr. Eduardo Chagas, Sub- administrativo e, Maurício Pogian, Gerente de Sustentabilidade, discutiram com a Prefeita as providências que deverão ser tomadas para que o processo de licitação de construção da barragem tenha início. Todos são unânimes em reconhecer a importância desse Projeto para o desenvolvimento local e, a prefeita Iracy vai além, quando afirma que a questão é a de sobrevivência da nossa agricultura e do abastecimento da nossa população.

O Projeto foi elaborado, com recursos do Ministério da Integração Nacional, e defendido por Iracy para entrar no orçamento do Estado em 2012 porém, ficou paralisado nesses últimos 4 anos, e agora precisa sair do papel. A equipe do Estado ratificou a vontade firme e o interesse do Governo Estadual, do Governador Paulo Hartung, em iniciar essa grande obra ainda em 2017, bastando apenas, para tal, que sejam firmados os contratos de anuência com todos os proprietários que possuem suas terras no caminho das águas.

Hoje, não há mais necessidade que a prefeitura compre essas áreas ou, que os proprietários doem suas terras. Com a anuência , eles continuam sendo donos, mesmo após a construção da barragem. Isso é um grande avanço e um facilitador para que essas parcerias entre estado x município x proprietário rural seja efetivada. Nosso comércio, o turismo local e a rede hoteleira serão beneficiados, diretamente, por esse projeto. Rogério Reuter proprietário de aproximadamente 80% da área inundada declarou total apoio a iniciativa: “Eu abraço essa obra! Como produtor já fiz compromisso da minha anuência!”, afirmou Rogério em uma rede social.

Foi uma reunião muito otimista e promissora para o município de Montanha e toda sua população. A parceria Governo do Estado e Governo Municipal foi reafirmada, mais uma vez, em busca do mesmo ideal: desenvolvimento local sustentável .


Tags:



Publicidade