Itapemirim

Cachoeiro tem tratamento gratuito para dependentes do álcool - Alcoolismo

Alcoolismo Cachoeiro tem tratamento gratuito para dependentes do álcool

A proximidade do Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo (18 de fevereiro) traz à tona a reflexão sobre um grave problema, cada vez mais comum entre os brasileiros. O uso abusivo do álcool faz mal à saúde, gera violência, além de acidentes e mortes no trânsito.

Em Cachoeiro de Itapemirim, cerca de 30% dos dependentes químicos atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (Caps-ad) do município têm histórico de abuso de álcool, uma droga lícita, porém perigosa.

“Ela é porta de entrada para o tabaco, cocaína, maconha e crack, e o fácil acesso à substância faz com que o público atingido pelo vício seja bem amplo e de idade variada”, explica a coordenadora da unidade, Luciana de Souza Felix Catheringue.

A assistência oferecida aos dependentes é gratuita, garantida pelo Sistema Único de Saúde. Qualquer pessoa que necessite de ajuda e ou atendimento específico para tratar o alcoolismo deve procurar as unidades de saúde dos bairros, onde será acolhida e avaliada. Uma vez identificada a necessidade, ela será encaminhada aos serviços especializados, como o Caps-ad.

Conscientização

No Caps-ad de Cachoeiro, além do tratamento clínico, os pacientes participam de atividades educativas. Nesta quinta (16), teve dinâmica de grupo com reflexão acerca do uso abusivo de álcool e suas consequências. Na sexta (17), será exibido um vídeo sobre o tema, a partir das 9h.

Para as atividades, são convidados usuários, familiares e comunidade. “É necessário conscientizar, pois com prevenção as pessoas ficam mais atentas aos sinais que aparecem quando a doença começa a aflorar”, avalia a coordenadora.

O Caps-ad fica na rua José Lobato, s/nº, bairro Otton Marins (rua paralela à Linha Vermelha). O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 18h. O telefone é 3522-4366.


Tags:



Publicidade