Alegre

Alegre já vacinou 75% da população - Força tarefa

Força tarefa Alegre já vacinou 75% da população

A campanha de vacinação cautelar contra febre amarela foi um sucesso. Quem afirma isto é o secretário municipal de Saúde e Saneamento, Adalberto Louzada Rocha. Mais de 75% da população já foi vacinada e agora a Prefeitura Municipal trabalha para alcançar todos os moradores do município.

A vacinação começou no dia 26 de janeiro e contou com uma força tarefa montada especialmente para atender a esta campanha, mais de 150 funcionários foram envolvidos neste trabalho. "Estamos felizes com o resultado desta campanha de vacinação e esperamos vacinar 100% da população nos próximos dias", afirma a Coordenadora de Imunização e Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Costa Machado.

Vacinação

Alegre não faz parte da área de risco traçada pela Secretaria Estadual de Saúde, mas devido à proximidade de regiões de mata, o município entrou na lista de cidades com vacinação cautelar. A preocupação da Secretaria Municipal de Saúde é com os moradores da zona rural do município que ainda não se vacinaram. As características dessas regiões e o difícil combate da proliferação do mosquito transmissor da doença, fazem com que estas pessoas estejam mais expostas a febre amarela. Quem ainda não se vacinou, tanto na sede do município quanto os distritos e zona rural devem procurar as Unidades de Saúde de cada bairro ou o Centro Municipal de Imunização e Vigilância Epidemiológica no endereço Praça Rui Barbosa em frente a antiga Rodoviária. Os horários de vacinação vão de 7h às 11h e de 13h às 16h30.



Sintomas

Os sintomas iniciais incluem febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20-50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer.

Depois de identificar alguns dos sintomas, procure um médico na unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas e se você observou mortandade de macacos próximo aos lugares que você visitou. Informe, ainda, se você tomou a vacina contra a febre amarela, e a data.



Tratamento

Não há nenhum tratamento específico contra a doença. O médico deve tratar os sintomas, como as dores no corpo e cabeça, com analgésicos e antitérmicos. Salicilatos devem ser evitados (AAS e Aspirina), já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. O médico deve estar alerta para quaisquer indicações de um agravamento do quadro clínico.

Importante: Somente um médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a doença.



Como evitar

A única forma de evitar a Febre Amarela é através da vacinação.



Vacinação

A recomendação para vacinação contra febre amarela é apenas para as pessoas que vivem ou viajam para as áreas de recomendação da vacina. A população que não vive na área de recomendação ou não vai se dirigir a essas áreas não precisa buscar a vacinação neste momento.

O esquema da febre amarela é de duas doses, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber as vacinas aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida. Para quem não tomou as doses na infância, a orientação é de uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos depois da primeira.



Contraindicações

A vacinação contra febre amarela segue critérios recomendados pelo Programa Nacional de Imunizações. O Ministério da Saúde alerta que, nos casos de pacientes com imunodeficiência, a administração da vacina deve ser condicionada à avaliação médica de risco-benefício. Pessoas com histórico de reação alérgica a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina e outros produtos com proteína bovina), além de pacientes com histórico anterior de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, ausência de timo ou remoção cirúrgica) também devem buscar orientação profissional.

A vacina é contraindicada para:

- Crianças menores de 6 meses de idade;

- Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza;

- Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave;

- Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia,radioterapia, imunomoduladores);

- Pacientes submetidos a transplante de órgãos;

- Pacientes com imunodeficiência primária;

- Pacientes com neoplasia;

- Indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras);

- Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica);

- A administração deve ser analisada caso a caso na vigência de surtos.


Tags:



Publicidade