Castelo

Mais 500 homens das Forças Armadas, totalizando 3500 - CAOS no ES

CAOS no ES Mais 500 homens das Forças Armadas, totalizando 3500

O Governo do Espírito Santo anunciou, nesta sexta-feira (10), o reforço na segurança com a chegada de mais 500 militares no estado, totalizando um efetivo de 3500 militares. Ainda não foi informado quando a tropa chega, nem de qual Força pertence. O Estado já soma 121 mortes em 7 dias sem PM nas ruas. Mulheres ocupam as frentes dos batalhões, impedindo a saída dos PMs.

Os novos militares serão utilizados para normalizar o transporte público e serão empregados nos terminais, interior dos ônibus e nas garagens das empresas responsáveis pelo transporte coletivo.

O anúncio foi feito pelos governadores em exercício e licenciado, César Colnago e Paulo Hartung, respectivamente, que estiveram reunidos com o comandante Militar do Leste do Exército Brasileiro, General Walter Braga Netto, e o responsável pelo controle operacional dos órgãos de segurança pública no Estado, general Adilson Carlos Katibe.

A reunião foi realizada na Residência Oficial do Governo (Resof), na Praia da Costa, em Vila Velha.

Procurador Geral no ES
Ainda na manhã desta sexta, Hartung conversou o procurador-geral da república, Rodrigo Janot, que virá ao Estado, neste sábado (11), para discutir com o Governo Estadual, Ministério Público Federal (MPF), Poder Judiciário Federal e Estadual e o Exército Brasileiro metodologia utilizada em outros Estados para por fim a revolta armada promovida pela Polícia Militar (PM-ES).

Violência
A onda de violência no Espírito Santo deixou 121 mortos até as 10h desta sexta-feira (10), segundo o Sindicato dos Políciais Civis do Espírito Santo (Sindipol). Desde o início da crise, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp-ES) não divulga números de homicídios.

Na madrugada desta sexta, as mulheres de PMs não entraram em acordo governo do estado e seguem ocupando a frente dos batalhões no estado e impedindo a saída do policiais. Os protestos já entraram no 7º dia.

Roubos e prejuízos
A Federação do Comércio atualizou os números do prejuízo com a crise. E, até esta sexta-feira, o prejuízo com o comércio fechado desde segunda-feira (6), chega a R$ 300 milhões.

Mais de 300 lojas foram saqueadas no estado, sendo 200 só na Grande Vitória. O presidente da Federação, José Lino Sepulcri acredita que 20% das lojas abriram nesta sexta-feira na Grande Vitória (veja o que abre e fecha no ES nesta sexta).

Desde a saída dos PMs das ruas, a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Vitória contabiliza mais de 170 veículos roubados. Só na segunda-feira (6), foram abertas mais de 200 ocorrências naquela delegacia.

Nesta sexta-feira, policiais civis do Espírito Santo participam de uma megaoperação para recuperar carros que foram roubados e estão abandonados na região metropolitana.


Tags:



Publicidade