Aracruz

O vereador Alcântaro Filho explica seus projetos, comenta sua proposta para a juventude e avalia desafios e soluções - Desafios e soluções

Desafios e soluções O vereador Alcântaro Filho explica seus projetos, comenta sua proposta para a juventude e avalia desafios e soluções

   


"Não há mais espaço na política para aquelas velhas práticas."

Atual presidente da Câmara, o vereador Alcântaro Filho explica seus projetos, comenta sua proposta para a juventude e avalia desafios e soluções. 

Eleito aos 28 anos, Alcântaro Filho chama atenção pela sua juventude. Depois de três corridas eleitorais (deputado federal, vice-prefeito, deputado estadual), ele alcança em 2016 sua primeira vitória como vereador e como presidente da Câmara dos Vereadores de Aracruz. Em entrevista ao Capixabão, o político comenta seus planos políticos, suas propostas administrativas e  sua atitude com os jovens. 

Vereador e presidente da Câmara Alcântaro Filho, como o senhor avalia a administração moderna nos tempos atuais? 

É essencial nós termos na política uma gestão moderna, uma gestão profissional. Eu costumo dizer que não há mais espaço na política para aquelas velhas práticas. Hoje, o povo clama por uma política mais moderna, e é esse o nosso objetivo aqui na Câmara de Vereadores de Aracruz. Trazer alguns princípios da iniciativa privada e aplicar isso no Poder Público. Isso é, pegar o dinheiro que é da população, aquele dinheiro que é o suor de cada trabalhador, arrecadado através de impostos e aplicar de forma honesta aqui na Câmara de Aracruz, fiscalizar a aplicação desses recursos na Prefeitura Municipal de Aracruz, cobrando no sentido de que cada vez mais esse dinheiro se transforme em serviços de maior qualidade e que isso contribua com a melhor qualidade de vida da nossa população. Esse é nosso principal objetivo. 

Qual a relação atual do Poder Legislativo Municipal com o Prefeito eleito, Jones Cavalieri?

Nós temos uma ótima relação. Estivemos juntos no mesmo palanque na campanha eleitoral e nessa fase superamos os palanques. Eu acredito que todos os vereadores eleitos estão dispostos em auxiliar o Jones no que for preciso e no que for bom para o município de Aracruz. Mas, a todo momento eu deixo claro que a Câmara Municipal de Aracruz vai praticar aquilo que a Constituição Federal fala, que é ser um poder independente e harmônico com os demais poderes. Inclusive com o Poder Executivo Municipal. 

Sobre a interdição do segundo pavimento da Câmara de Aracruz: quais medidas o senhor vai tomar para resolver esse problema? 

Esse é um problema que nós herdamos das administrações passadas. No meio de dezembro passado o prédio sofreu um abalo na sua estrutura, caiu uma parte do teto do segundo pavimento, onde exatamente se encontram os 17 gabinetes dos vereadores. A primeira medida que tomamos, em conjunto com os demais vereadores, foi suspender a nomeação dos servidores de gabinete, fato que não justifica o gasto de dinheiro público com o salário desses servidores quando eles ainda não tem local para trabalhar. Então, suspendemos as nomeações, os vereadores entenderam essa necessidade de economizarmos o dinheiro do povo e, paralelamente, estamos estudando as melhores medidas para resolver o problema. Uma das medidas que já adotamos foi o início da licitação para locação de estandes, aqueles estandes utilizados em feiras empresariais, no sentido de criar um espaço para o funcionamento provisório dos gabinetes para um melhor atendimento a toda população de Aracruz. Ressalto também que já tivemos uma reunião com o prefeito Jones, uma vez que o prédio da Câmara pertence a Prefeitura. O nosso desejo é que a Prefeitura de Aracruz possa nos apoiar para uma reforma do prédio, a recuperação do gesso, para que se acabe a interdição e acabe de vez com esses problemas antigos que não foram resolvidos pelas administrações passadas. 

Além de presidente da Câmara de Aracruz, o senhor também é vereador. Quais suas ideias e projetos para o município? 

Na verdade a nossa condição de vereador é para servir a população de Aracruz. Nossa missão é fiscalizar o Poder Executivo e estar ao lado do povo, ouvindo a comunidade, participando e sendo um porta voz do povo de Aracruz. Imediatamente temos algumas medidas. Na condição de presidente da Câmara de Aracruz meus compromissos é reduzir custos, ofertar um serviço de qualidade e fazer que a Câmara de Aracruz seja parte ativa da população de Aracruz. Nós estamos com um projeto, uma ideia nossa que desde a época de campanha eu dizia isso, que é levar a Câmara para os bairros, fazendo sessões para as comunidades. Outro projeto importante que nós temos neste primeiro momento é fazer com que a população compareça mais à Câmara Municipal e tenha um microfone nas mãos. Vamos ampliar a Tribuna Livre e fazer com que a população possa debater com os vereadores, apresentar suas ideias e ter uma resposta. Paralelo a isso, temos outros pensamentos no sentido de incentivar a participação e capacitação dos jovens para o mercado de trabalho. Temos outro projeto, da época de campanha, que é a Cidade Digital, na forma de uma Indicação ao Poder Público para que todas as praças do nosso Município tenham internet, democratizando o processo de informação. Queremos também auxiliar a criação de emprego e renda, já que estamos passando por um processo muito delicado, sobretudo no município de Aracruz. Já estamos conversando com a sociedade civil organizada e as empresas. Vamos apresentar esse Projeto aos demais vereadores, quando será criada uma comissão especial que estará analisando a questão do emprego em Aracruz e o cumprimento das condicionantes, onde os empregos criados em Aracruz sejam ocupados por moradores de Aracruz. Essa e outras medidas que estamos priorizando no nosso mandato é ouvir as comunidades, buscando resolver seus problemas em parceria com o Poder Executivo. 

Estamos em pleno verão e temos ouvido reclamações da opulação. Podemos citar a falta de água e de programação de eventos e shows. O senhor tem algum projeto para o turismo de Aracruz? 

Sem dúvida. Mas quero deixar claro que a ausência de shows foi em função da falta de programação da administração anterior. Portanto, não podemos criticar o prefeito Jones por esses problemas porque ele pegou o bonde andando. Eu tenho certeza de que a população de Aracruz sabe fazer a distinção disso. Mas, uma de nossas prioridade será dar valorizar aos valores da terra, onde apresentaremos um projeto em que os artistas locais, os cantores os grupos de dança que nós temos, os artistas culturais que eles tenham oportunidade. A gente vê a dificuldade dos jovens no mercado de trabalho e também de jovens talentos terem oportunidade no meio artístico, onde em todos os eventos e shows tenham uma cota de artistas locais. Para que isso ocorra, já fizemos uma indicação verbal ao prefeito, no sentido de que ele oportunizasse os artistas locais, que muitas vezes não querem nem receber algum recurso, mas sim a oportunidade de estar em um palco. Então, essa é uma luta nossa para valorizar os artistas locais e estimulando o turismo com parcerias estadual e federal, uma vez que Aracruz é uma cidade muito rica em beleza de seus recursos naturais, que, infelizmente, ainda é pouco explorado. Por isso nos colocamos na posição de parceiros na questão de turismo. 

O senhor é um político jovem, tem menos de trinta anos. O que o senhor pode falar para a população jovem de Aracruz? 

Eu quero dizer aos jovens de Aracruz que hoje vocês tem uma voz na Câmara Municipal, vocês podem contar comigo como vereador e como seu representante. Eu sei a dificuldade da juventude em ter oportunidades. Tenho consciência da dificuldade de emprego, da falta de lazer, mas estamos abertos para fazer uma mudança na política. O objetivo de eu ter buscado essa oportunidade é porque acredito que através da política nós podemos fazer o bem pelas pessoas e, sobretudo, pelos jovens do município de Aracruz que são o presente e serão o futuro do nosso Município. O que eu tenho a dizer aos jovens é que perseverem nos seus sonhos, acreditem no potencial da juventude e que juntos vamos construir um futuro muito melhor para toda a população de Aracruz. 

Quais suas últimas palavras o senhor poderia deixar para toda a população de Aracruz? 

Eu quero dizer a toda população de Aracruz que acredite em nossa capacidade de construir um futuro melhor para Aracruz. Esse município, que algumas vezes foi alvo de críticas em jornais de grande circulação com notícias não muito agradáveis nos últimos anos, pode sim ser exemplo de gestão pública, um município onde tem qualidade de vida e decência para as pessoas. Por isso estou aqui na Câmara Municipal, para trabalhar pelo município de Aracruz com muita honestidade, humildade e com muita esperança que vamos construir uma Aracruz de verdade, um município muito melhor para se viver. Podem contar comigo como vereador e como presidente desta Casa de Leis.  




Tags:



Publicidade