Cariacica

Carnaval de Congo de Máscaras, tradição e cultura cariaciquenses - Cariaciquenses

Cariaciquenses Carnaval de Congo de Máscaras, tradição e cultura cariaciquenses

Com elementos de diversidade cultural, o congo de Roda D’água é um dos mais marcantes do Espírito Santo.

Carnaval em Cariacica é feito de congo, de tradição e de muita diversão. Uma das festas mais importantes no município é o Carnaval de Congo de Máscaras, realizado na região de Roda D’água, tradição que agita o município todo ano. 

Segundo a tradição popular, a festa surgiu a partir das procissões religiosas, feitas em Cariacica para homenagear Nossa Senhora da Penha. Como o caminho até o Convento da Penha era difícil, os romeiros preferiram homenagear a santa no próprio município, formando procissões locais animadas por tambores de congo.

Com o tempo, a festa acabou sendo consolidada no folclore cariaciquense. Combinando elementos de cultura indígena, africana e europeia, a festa é uma das mais singulares do Espírito Santo, estado onde a tradição do congo homenageia santos como Nossa Senhora e São Benedito.

JOÃO BANANEIRA, PERSONAGEM DE DESTAQUE NA FESTA

Uma das características mais marcantes do carnaval de Roda D’água são as máscaras usadas pelos músicos e pelos foliões. Segundo a tradição, elas surgiram a partir dos escravos.

Roda D’água era uma antiga área de quilombo. Alguns negros desejavam participar da festa, mas não queriam ser reconhecidos. Para isso, adotaram as máscaras como forma de se disfarçar. As máscaras acabaram se tornando uma brincadeira. Hoje, são uma marca tradicional do carnaval de Roda D’água. 

A figura mascarada mais típica e comemorada é conhecida como João Bananeira. É o personagem mais marcante e popular das festividades. Sua personalidade misteriosa é considerada um símbolo da força e da alegria do povo cariaciquense. Atualmente, o personagem dá nome à Lei João Bananeira de incentivo à cultura.


Tags:



Publicidade