Castelo

Marcos Bruno explica seus objetivos e ações, ressalta a importância da educação, comenta sua relação com o prefeito e avalia o futuro. - Entrevista

Entrevista Marcos Bruno explica seus objetivos e ações, ressalta a importância da educação, comenta sua relação com o prefeito e avalia o futuro.

Deputado Estadual Marcos Bruno

   

Marcos Bruno explica seus objetivos e ações, ressalta a importância da educação, comenta sua relação com o prefeito e avalia o futuro.

Em entrevista ao Capixabão Cariacica, o deputado estadual Marcos Bruno faz um balanço da sua atuação parlamentar. Ele fala da importância da Escola Viva em Porto de Santana, comenta suas prioridades políticas, explica sua opinião sobre outros políticos cariaciquenses e aponta um cenário positivo para 2017.

Qual a avaliação que o senhor faz nesses dois anos de mandato?

Olha, quero primeiro agradecer ao Capixabão Cariacica pela oportunidade de estar me comunicando com a população capixaba. Eu já tive uma experiência parlamentar. Durante dois anos fui vereador e presidente da Câmara Municipal de Cariacica, e é importante lembrar que fui professor de geografia por 14 anos , uma disciplina que estuda a cidade, as relações sociais, e cheguei aqui ao Parlamento cheio de expectativas. Tenho certeza que, nesses dois [anos], consegui contribuir muito para o Espírito Santo. Foram dois anos muito difíceis, com uma crise econômica nacional, e que foi preciso que o governo do estado contasse com o Poder Legislativo estadual para garantir a governabilidade e para que o Espírito Santo se tornasse referência em todo o País como um Estado que conseguiu equilibrar as finanças, garantir os pagamentos em dia e garantir a qualidade dos serviços essenciais. Diferentemente de outros estados, nesses dois anos conseguimos cumprir o nosso papel, e tenho certeza que nesse segundo biênio vamos contribuir ainda mais para que o Espírito Santo possa avançar mais.

Porto de Santana agora vai ter uma Escola Viva voltada exclusivamente para o ensino fundamental. Qual a participação do senhor para que isso ocorresse?

É muito importante, porque falar em Escola Viva é falar em educação em tempo integral. A Escola Viva não é mais um piloto. Mais de 10 mil estudantes em todo o Estado foram contemplados. O bairro Porto de Santana é uma questão bem pontual. Eu sou do bairro, nasci e cresci em Porto de Santana e fui professor dessa escola contemplada, a escola Castelo Branco. Desde o início, sempre disse ao secretário da educação que essa região seria fundamental, pois vai beneficiar 490 crianças que ficarão quase 10 horas em salas de aula temáticas, laboratórios e uma grade curricular moderna. Somente em duas semanas já tivemos mais de 700 matrículas, com crianças aguardando vagas. A implantação da Escola Viva na escola Castelo Branco foi um sucesso, e esperamos que essas crianças aproveitem a oportunidade de uma educação com qualidade.

É fato que seu apoio foi fundamental no segundo turno da reeleição de Juninho em Cariacica. Qual sua relação hoje com o prefeito de Cariacica?

Minha relação com Juninho é sempre muito boa. Juninho é um político jovem, que cresceu rapidamente no cenário político do Espírito Santo. Respeito muito o Juninho, entretanto, mais que isso, precisamos ter uma relação com a cidade, com o município. Não adianta o Marcos Bruno ficar colado em Juninho todos dias na Prefeitura, aparecendo em jornais ao lado de Juninho e não mandar recursos. A eleição passou, nós tínhamos que participar da eleição, acho que outros atores políticos se omitiram do processo eleitoral. Não é porque perdi a eleição no primeiro turno que eu deveria virar as costas para o meu município. Pelo contrário, não me omiti. No segundo turno da eleição passada tinham dois candidatos. O Marcelo Santos, deputado estadual, eu também respeito muito, é meu colega aqui na Assembleia. Mas não podíamos nos omitir, virar as costas para o município e fugir do processo eleitoral. O Juninho foi o vencedor, e agora precisamos colaborar e torcer para essa administração dar certo. Minha relação com o Juninho é de colaboração.

Nós enviamos 95 por cento de nossas emendas parlamentares para o município de Cariacica. Em nossas conversas com o governador Paulo Hartung e seu secretariado, sempre apontamos que Cariacica tem uma grande população, mas com uma renda per capita muito baixa, uma arrecadação muito baixa, e encontra dificuldades. Eu sou daqueles que discordam em dividir partes iguais para todos, acredito que quem tem menos, quem precisa mais, tem que receber mais. E Cariacica é um exemplo claro disso, com uma população gigantesca, de um povo que quer e precisa trabalhar. Por isso, torcemos e colaboramos para o desenvolvimento de nosso município.

A Rede Sustentabilidade tem apoiado o senhor em sua legislatura?

Claro. Como diz a Marina, a Rede não deve ser chamada de partido. É uma rede de pessoas que lutam para que a prática da nova política cresça e floresça em todos os cantos do Brasil. Eu estou muito feliz, fui um dos primeiros deputados estaduais do país a ingressar na Rede. Na época da minha filiação, fui a São Paulo, no gabinete do deputado Federal Miro Teixeira, conversei com a Marina, conversei muito com o Audifax, que foi o primeiro prefeito do Brasil pela Rede Sustentabilidade, conversei também com o Gustavo De Biase. A Rede faz uma defesa intransigente de bandeiras que já foram consagradas na Constituição Federal, como a universalização do acesso a Educação, a melhoria na Saúde e outros temas importantes. Mas a Rede Sustentalbilidade também traz novas bandeiras, fundamentadas no desenvolvimento sustentável, na defesa e proteção dos animais. Inclusive, particularmente, temos uma lei de minha autoria que proíbe o abandono de animais em vias públicas. No início, logo que a lei foi proposta, alguns questionaram como punir a pessoa, como vai multar. Na verdade não é só a multa, a aplicação da multa necessariamente não vai dizer se a lei tá funcionando ou não. Na verdade estamos querendo conscientizar as pessoas, criar o debate e fazer uma minoria refletir que não se pode parar numa praça, abrir o carro e abandonar o animal e depois voltar para casa como se nada tivesse acontecido. Afinal, o animal também sente fome, frio, dor. Me lembro que, quando aprovamos essa lei, enviei para Marina Silva e ela ficou muito feliz. Recentemente, o governador Paulo Hartung sancionou esta importante lei. A Rede Sustentabilidade também atua fortemente na defesa dos direitos humanos, das diversidades, respeito aos direitos das minorias. Então a Rede é formada por um grupo de pessoas que pensa o presente, que pensa o futuro que, apesar de já ser uma grande sigla, vai crescer ainda mais. Não tenho dúvida que vamos ter mais filiados, mais vereadores, mais deputados, mais senadores, mais governadores e até uma presidente.

Quais são seus projetos e perspectivas para 2017?

Primeiro, fica a torcida para que o Brasil supere esta dificuldade econômica, porque cai a quantidade de investimentos, dificulta a realização de muitas obras estruturais que são importantes e demandam investimentos federais. O Espírito Santo é uma exceção no Brasil, estamos no caminho certo e vamos continuar colaborando. Na condição de professor, destino quase a totalidade de minhas emendas para a educação. Sempre propondo coisas viáveis, pois sou contra aquele política de prometer 500 novas escolas, triplicar salários. Gente, o dinheiro não estica. Temos que trabalhar com seriedade, dentro da nossa realidade, não adianta prometer o que não pode ser cumprido. Nossa intenção é colaborar. Colaborar com a educação, com a criação de mais leitos hospitalares, projetos de lei que priorizam a saúde preventiva, campanhas de prevenção a obesidade, ao tabaco e tantas outras. Acho que o importante é unir forças, trabalhar e torcer muito para que o Espírito Santo se desenvolva cada vez mais. 





Tags:



Publicidade