Alegre

Alegre: 126 anos de Emancipação - Solenidade

Solenidade Alegre: 126 anos de Emancipação

No dia 06 de janeiro, a cidade de Alegre comemorou seus 126 anos de emancipação político administrativa. Evento ocorreu na tradicional Praça 06 de Janeiro, no centro da cidade, com o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal.

A solenidade iniciou com a leitura de um texto realizado por Rosângela Junger de Oliveira (ao final) contando um pouco da história do município, estando presente o prefeito municipal, José Guilherme Gonçalves Aguilar, o vice-prefeito, Mário Cezar Machado – Marinho, vereadores, secretários municipais, personas ilustres do município e população. O Sr. Ary Fiorezi de Oliveira, ex prefeito e ilustre morador, com o dom da oratória discursou em favor de Alegre, de sua importância e o seu carinho pela cidade. O presidente da Câmara Municipal, o vereador Émerson Gomes – Mosca, enfatizou seu carinho e amor por Alegre, lembrou como foi recebido quando chegou na cidade e destacou a importância da união da Câmara Municipal com a administração do Município.

O prefeito municipal, José Guilherme Gonçalves, agradeceu a presença de todos e reforçou as palavras do presidente da Câmara. Disse que apenas uma pessoa sozinha não será capaz de fazer a diferença e que todos juntos são capazes. “Quero deixar um legado de uma boa administração, que eu e minha equipe iremos fazer para o município. Que seja o exemplo para as futuras administrações”. Encerrou sua fala.

Texto organizado por Rosângela Junger de Oliveira com dados coletados e pesquisados por Dona Zelia Cassa de Oliveira do HIGA.

Drummond de Andrade celebra o tempo:
Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias,
A que se deu o nome de ano,
Foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança

Pensando em esperança e também no Tempo que passou e passa. Estamos mais um ano celebrando o Município do Alegre.

Mas o Alegre, o que foi, como foi? Um passeio no tempo:

1- Fazenda do Conceição - reinicia a construção da Igreja, organizando o Povoado. 1852 por João Manoel Gonçalves Monteiro.
2-Passou à categoria de Povoação – com a criação da Sub Delegacia de polícia - 26/01/1857.
3- De Povoação a 5º DISTRITO DE PAZ do Município do Itapemirim, desmembrando do Distrito de Cachoeiro do Itapemirim - 14/07/1857.
4. Eleva-se o 5º Distrito de Paz da povoação do Alegre, à categoria de Freguesia, denominada Nossa Senhora da Conceição - 24/04/1858

Na poesia de Quintana, de repente já acabou o ano, mas não a história...

De repente iniciou o ano 1891 – primeira Constituição Republicana transformou em Estados as Províncias e as Freguesias em Municípios.

06/01/1891 – se deu emancipação política/administrativa da VILA DO ALEGRE.

Os Municípios eram governados por um Conselho de Intendentes, hoje Câmara de Vereadores, sendo eleito pelos seus pares o cargo de presidente dessa Intendência: o Comendador Vicente Ferreira de Paiva.

23/05/1914 - o tempo da Intendência, dá lugar a era administrativa para a Vila do Alegre - Toma posse o Coronel Erasbe Barcelos.

Em 1919 - A Vila do Alegre passa a categoria de Cidade por Bernardino Monteiro.

Fazendo nossa as palavras de Drummond de Andrade

Para vocês, desejamos todas as cores desta vida.

Todas as ALEGRIAS que puder sorrir.

Todas as músicas que puder emocioná-los.

Neste novo ano, então, desejamos que tenham muitos desejos.

Desejos grandes e que eles possam move-los, no ALEGRE, a cada minuto,

rumo à FELICIDADE!!!


Tags:



Publicidade