Fundão

Secretário de turismo acredita no trabalho em parceria com as comunidades - Entrevista

Entrevista Secretário de turismo acredita no trabalho em parceria com as comunidades


JEAN CARLO GRATZ PEDRINI - SECRETÁRIO DE TURISMO E CULTURA DE ARACRUZ 

SECRETÁRIO DE TURISMO E CULTURA TRABALHA PARA ALAVANCAR O MUNICÍPIO DE ARACRUZ

Em entrevista exclusiva, o secretário Jean Carlo Gratz Pedrini fala de suas prioridades para o município de Aracruz. 

Secretário Jean Carlo Gratz Pedrini, quais são suas prioridades para incentivar  o Turismo no município de Aracruz?

Neste momento estamos preocupados com o verão. Estamos já concluindo o processo seletivo dos salva vidas, que é nossa maior prioridade. Estamos trabalhando também com a infra-estrutura turística. Até por ser um início de mandato, nós estamos trabalhando em conjunto com as demais secretarias, no que diz respeito às questões da coleta de lixo e infra-estrutura. Estamos atuando também, em conjunto com o SAAE, no que diz respeito a água e esgoto. Até porque tendo ou não eventos os turistas estão em nossas praias e não podemos esquecer dos moradores que precisam ser bem atendidos. 

O senhor está chegando agora na administração, o verão já está em andamento. Existe alguma programação para essa temporada de verão?

Como não ficou nada aprovado e nem programado pela administração anterior, que deveria ter feito a programação devido ao processo burocrático, hoje não temos nada programado. Mas, temos a visualização de uma parceria com o Sesi para um evento no carnaval. Temos também a possibilidade de realizar um evento de moto show para a Barra do Sahí. E, numa parceria com a secretaria de Esportes, fazer campeonatos de beach soccer, skin board e futevolei. Serão coisas menores, m mas bem organizadas. Até porque não podemos deixar o verão passar sem nenhuma ação desta Secretaria.

Quando os salva vidas estarão começando a atuar nas praias de Aracruz?

Será a partir do dia 16 de janeiro. Serão 58 salva vidas que passaram no processo seletivo, a intenção era de contratar 60, mas até por causa dessa demora do processo, realizado pela administração anterior, outras prefeituras como Linhares e Fundão, correram na frente e contrataram os profissionais disponíveis. Mas, no próximo dia 16, se não houver problemas com exames médicos ou outro entrave burocrático, esses profissionais já estarão atuando em nossas praias. 

O problema da falta de água no balneário de Santa Cruz será solucionado?

Estamos em contato com o SAAE, porque também é uma questão turística,  apesar de não ser  uma responsabilidade da nossa pasta, estamos buscando uma solução. A informação que temos é que o SAAE está perfurando um poço arteziano que deverá ser concluído até o final de janeiro. Caminhões pipa estão fazendo o abastecimento, mas como no reveillon a quantidade de turistas aumentou muito e porque a nossa orla é muito grande, houve essa deficiência no abastecimento. Até porque é um problema hídrico, já que choveu no município, mas não choveu na região de Santa Cruz.

O senhor veio do movimento comunitário. O senhor pretende trabalhar com as comunidades as questões turísticas e culturais de Aracruz? 

Sim. Isso é primordial, até porque o turismo e a cultura só acontecem se as comunidades estiverem envolvidas. Tem que ter a participação dos empresários, tem que ter a participação das comunidades, das associações, senão nenhum projeto vai à frente, não funciona. A Prefeitura sozinha, sem essa parceria, não consegue desenvolver o Turismo e a Cultura. Tem que ter essa afinação. 

Secretário, continuando com essa questão de parceria, existe contatos com as empresas do Município para as questões da Cultura e do Turismo? 

Como secretário ainda não fiz esse contato porque estamos em um primeiro momento da Administração, mas rapidamente, começaremos a fazer essas conversas. Eu venho de uma entidade de turismo de Aracruz, que é a Aeta, que é a Associação das Empresas de Turismo de Aracruz e sou artesão. Por isso temos um contato direto com esses segmentos e sei como é estar do outro lado e do que ele precisa para caminharmos juntos.

Secretário, deixe uma palavras para a população de Aracruz de como senhor pretende caminhar a partir de agora nos segmentos de Cultura e Turismo. 

Primeiramente é trazer gente competente para os cargos comissionados, para ajudar a equipe fixa que já vem atuando na Secretaria. Não projetos sazonais, a gente entende que Turismo não é uma festa de bairro prolongada no final de ano. A gente entende o Turismo como gerador de emprego e renda contínuo e fixo, não somente temporário. Então quando a gente quer dar oportunidades, principalmente aos pequenos empresários da área turística para desenvolver seus projetos.

 E só o fato da Administração pública não atrapalhar já é um grande passo. Se caminharmos juntos a coisa flui. 

Tem diversos municípios pelo Brasil que o Turismo é o setor que levanta o município. Em Aracruz temos a atividade industrial, mas que sozinha não dá conta de absorver toda a mão de obra. E temos um imenso potencial, com praias lindíssimas, perto da Capital , praias tranquilas, sem engarrafamentos. É isso que Aracruz tem a oferecer, sossego para o turista gozar as férias com muita paz e cordialidade que nossa população oferece. Outro fator é o nosso maravilhoso manguezal, bons restaurantes, ótimos locais para desenvolver o agro-turismo .

A questão cultural é bastante diversificada. Temos banda de congo, a colonização italiana que é muito presente, somos o único município do Espírito Santo que tem tribos indígenas e quilombolas. Então Aracruz possui uma imensa diversificação cultural que com certeza vai ser trabalhada para alavancar o município no caminho do desenvolvimento sustentável.


Tags:



Publicidade