Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Pronto-socorro do Infantil de Vitória funcionará no HPM - (Cariacica, ES)

Cariacica

Pronto-socorro do Infantil de Vitória funcionará no HPM - SUS

SUS Pronto-socorro do Infantil de Vitória funcionará no HPM

O pronto-socorro do Hospital Estadual Infantil de Vitória, localizado no bairro Santa Lúcia, passará a funcionar no Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira, a partir de março. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (09).

Oliveira destacou que a transferência faz parte das ações do Governo do Estado para melhorar a assistência ao paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo, e está entre as medidas que visam organizar e tornar mais resolutivo o atendimento hospitalar pediátrico.

“É uma enorme satisfação poder fazer esse anúncio porque durante muitos anos vimos mães subindo aquela ladeira para buscar atendimento para seus filhos no Hospital Infantil de Vitória. Trazendo o pronto-socorro para a planície, melhoramos o acesso ao serviço. Onde hoje funciona o hospital não havia espaço para ampliação, então fizemos um acordo com a direção do Hospital da Polícia Militar, a quem eu agradeço publicamente”, comentou o secretário.

Ao todo, o pronto-socorro terá 96 leitos – 32 leitos para os atendimentos de pronto-socorro e emergência, oito leitos de tratamento intensivo pediátrico, seis de cuidado semi-intensivo pediátrico e 50 de enfermaria. “Desse total, 70 são leitos novos, sendo seis de pronto-socorro e emergência, 50 de enfermaria, oito de tratamento intensivo pediátrico e seis leitos de cuidado semi-intensivo”, informou Oliveira.

Ele enfatizou que a estrutura de atendimento vai melhorar enormemente com a abertura desses novos leitos. “Com a transferência, continuaremos com os seis leitos de Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (Utip) no Hospital Infantil em Santa Lúcia e abriremos mais oito no pronto-socorro em Bento Ferreira, totalizando 14 leitos de Utip, que é um dos nossos grandes problemas. Nem na rede privada, muitas vezes, conseguimos comprar esse tipo de leito. Além disso, vamos abrir seis leitos de cuidado semi-intensivo no pronto-socorro”, ressaltou Oliveira.

Entidades aprovam medida

O secretário Ricardo de Oliveira fez o anúncio acompanhado do subsecretário de Assistência em Saúde, Fabiano Marily; e da diretora técnica do Hospital Infantil de Vitória, Rachel Lacourt; além do presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), o deputado estadual Hércules da Silveira; do presidente da Associação Médica do Espírito Santo (Ames), Carlos Alberto Gomes dos Santos; e do presidente do Sindicato dos Médicos (Simes), Otto Baptista, que aprovaram a iniciativa do governo.

Hércules da Silveira lembrou que foi diretor do Hospital Infantil de Vitória nos anos de 1980 e 1981, e que de lá pra cá viu a demanda por atendimento aumentar e o tamanho do hospital continuar o mesmo. “Por isso fico muito feliz de ver o governador Paulo Hartung, junto com o secretário Ricardo de Oliveira e sua equipe eficiente, dar esse presente no início do ano para as crianças. Será um conforto para as mães”, avaliou.

O presidente da Ames também afirmou estar muito feliz com as medidas do Governo do Estado para “melhorar o atendimento dos segurados do Sistema Único de Saúde (SUS)”. “Parabenizo o secretário, que tem feito um grande trabalho. Nunca tivemos um secretário que conversasse e pedisse nossa opinião. Ele nos tem participado de tudo o que ele tem feito”, elogiou Carlos Alberto Gomes dos Santos, que também relembrou o tempo em que dirigiu o Hospital Infantil de Vitória, no final da década de 1980.

Para o Dr. Otto Baptista, presidente do Simes e da Fenam, essa é uma medida muito importante. "A abertura de 96 leitos para a área de pediatria e ter no HPM o atendimento de urgência e emergência pediátrico é um fato histórico, devido a uma carência de leitos. Essa mudança, preservando o Hospital Infantil, sem redução e com a anunciada ampliação, é uma iniciativa que vai contribuir muito para que o profissional médico tenha as condições necessárias de trabalho para prestar um melhor atendimento à saúde da população. Atende uma pauta antiga do Simes, que é a melhoria das condições de trabalho no Hospital Infantil e vai beneficiar tanto a categoria quanto a população".

Estrutura

O pronto-socorro do Hospital Estadual Infantil ficará no térreo do HPM, onde funcionou a unidade de urgência e emergência do Hospital Estadual São Lucas. O local está passando por reformas e adaptações para receber os pacientes pediátricos.

O espaço tem 888,32 m² e contará com seis consultórios (dois de ortopedia e quatro de pediatria geral); quatro salas de observação; duas salas cirúrgicas; uma sala de pequenas cirurgias; uma sala de medicação; uma sala de curativos; uma sala de punção; uma sala de estabilização e uma sala de gesso.

A estrutura também dispõe de uma recepção e duas salas para acolhimento e classificação de risco; além de banheiros masculinos e femininos, ambos adaptados para cadeirantes (dois na recepção e dois na área interna do pronto-socorro).

A obra conta com o trabalho de 20 detentos do regime semiaberto que cumprem pena na Penitenciária Semiaberta de Cariacica. Eles são coordenados pela Diretoria de Engenharia e Arquitetura (Digea) da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e executam projeto arquitetônico elaborado pela Sesa. Conforme prevê a Lei de Execução Penal, os detentos que trabalham são beneficiados com a remição da pena. Desta forma, a cada três dias de trabalho, um dia é abatido da pena a ser cumprida.

Retaguarda

Com a transferência do pronto-socorro para Bento Ferreira, a estrutura que funciona em Santa Lúcia servirá de retaguarda para a urgência e emergência do Hospital Estadual Infantil de Vitória. O local onde hoje funciona o pronto-socorro passará por obras de reforma e ampliação que possibilitarão aumentar a oferta de atendimentos oncológicos e de alta complexidade. As modificações também vão impactar o ambiente de trabalho, tornando-o mais funcional e acolhedor.

O secretário Ricardo de Oliveira ressaltou que antes de o pronto-socorro ser transferido de Santa Lúcia para Bento Ferreira será feita uma ampla divulgação para orientar a população sobre onde buscar atendimento.

Clique aqui e confira fotos da coletiva.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
[email protected] / [email protected]
Juliana Rodrigues
[email protected]
Ana Carolina Stutz
[email protected]
Juliana Machado
[email protected]
Isabel Pimentel
[email protected]
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776


Tags:



Publicidade