Cariacica

Reeleito este ano, o prefeito de Cariacica fala ao Capixabão sobre os preparativos para o novo mandato. - Entrevista

Entrevista Reeleito este ano, o prefeito de Cariacica fala ao Capixabão sobre os preparativos para o novo mandato.

   

Em entrevista exclusiva,  o prefeito de Cariacica Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho, fala de suas perspectivas para seu segundo mandato. Ele garante que está mais preparado e fortalecido para fazer Cariacica caminhar para o futuro.

Por Fernando Buaiz

O senhor administra um município com muitos problemas. O que espera para 2017?

Costumo dizer que administro um município com muitos desafios, já que hoje o que pode ser problema para uns pode ser solução para outros. Por exemplo, o aterro sanitário, que é o mais moderno da América Latina e um dos melhores do Brasil e que está aqui na nossa cidade. Prova então que podemos trabalhar com a parceria público privada pensando nos resíduos sólidos. Pretendemos, a partir de 2017, melhorar a coleta de lixo e a limpeza da cidade, tendo as empresas privadas parceiras da Administração Pública. Também vamos buscar parcerias público-privada para outras áreas. Assim, podemos economizar e otimizar custos para investir em áreas como a Saúde e a Educação. Para que isso aconteça, eu preciso ter uma gestão mais eficiente e mais criativa, sempre tendo como foco principal fazer mais com menos. A principal mudança para 2017 é buscar maior eficiência da gestão.

E como será sua relação com essa Câmara Municipal, que foi bastante renovada?

Espero que seja igual ou melhor do que a relação de hoje. Atualmente, temos uma relação satisfatória, de mútuo respeito e espero que a próxima esteja nesse nível, ou melhor. Isso dará mais agilidade nas questões legais, como a aprovação de Leis e Projetos de Lei, garantindo assim mais benefícios para a população.

O senhor encabeça um movimento para criar, de fato, a Região Metropolitana da Grande Vitória. O senhor acredita que vai ser consolidada?

A gente tomou a iniciativa e os demais prefeitos também estão comprometidos. Não tem um só prefeito encabeçando, todos nós estamos dando nossa contribuição. Estamos muito confiantes, ao ponto de nos preocuparmos que, ao invés de fazer apenas reuniões, também mostrar soluções efetivas. Já estamos definindo quais serão as áreas que primeiramente vamos atuar, e logo essas ações virão à público para que toda a população da Grande Vitória perceba a seriedade dessas intervenções. Até porque, historicamente, a Região Metropolitana só foi criada no papel. 

Agora, com o envolvimento de todas as prefeituras da Grande Vitória, em conjunto com o Governo do Estado, vamos levar essa união a níveis práticos. Podemos utilizar alguns projetos regionais que estão dando resultados, como o caso da Geomanta, que Vitória está interessada em nosso modelo. Também cito o caso da Vitória Bike, que pretendemos implantar, além do sistema integrado da Educação de Vitória. Em Vila Velha, citamos o modelo de finanças que vem dando ótimos resultados.

Também existe a importante questão da mobilidade urbana, que precisamos da participação do Governo do Estado. Isto é, existem ações mais complexas e também as de menor complexidade. O que nos interessa no momento é que a criação da Região Metropolitana da Grande Vitória saia do papel e aconteça na prática, para que a população da Grande Vitória seja beneficiada

O senhor conseguiria apontar quais os pontos mais fracos do seu governo?

Sim, lógico. Um dos pontos é não ter uma equipe para iniciar meu governo no primeiro mandato. Agora, como já te
nho experiência, isso não vai ocorrer. Outro ponto fraco que tivemos foi a pouca musculatura na relação partidária e com entes políticos. Agora, esta eleição que conquistamos foi uma campanha e uma eleição muito diferente, que foi conquistada por Juninho e pelo seu grupo político. O segundo turno foi avassalador, uma votação real, conquistada por relações que construímos nos últimos quatro anos, que nos proporcionaram musculatura. 

Essas parcerias sólidas favorecem muito a nossa próxima gestão. Inclusive, costumo brincar dizendo que quem administra Cariacica, administra qualquer cidade do Brasil, já que temos característica de metrópole, com arrecadação de cidade pequena. Com mais de 400 mil habitantes, proporcionalmente, nossa arrecadação é uma das menores do Espírito Santo. Administrar Cariacica e terminar o mandato com as contas equilibradas é um desafio que conseguimos cumprir. Inclusive, conseguimos inovar.

Com a implantação da Geomanta, Cariacica não está mais na mira dos alagamentos e deslizamentos. Gestão pública é uma atividade muito dinâmica, o que hoje é um ponto forte, amanhã pode ser um ponto fraco. O importante é estarmos atentos às nossas conquistas nos últimos quatro anos para seguir em frente na busca de um futuro melhor para as próximas gerações.

O País vive uma crise financeira econômica e política sem precedentes. Quais medidas o senhor pretende tomar para enfrentar essa crise?

Excelente pergunta. Costumo dizer que se o governo federal tivesse feito o dever de casa, que nós aqui em Cariacica começamos a fazer no final de 2013, talvez o governo não estivesse na situação em que se encontra Em julho de 2013, percebemos que o que havia sido planejado pela administração anterior não correspondia com a nossa capacidade financeira. Percebendo isso, mudamos radicalmente nosso programa de investimentos, apertando o custeio e, ao final de 2013, iniciamos uma reforma administrativa, com cortes de cargos. 

De início foram cortados 84 cargos e em seguida mais 286. Também foram extintas 7 secretarias e começamos uma redução nas despesas com gasolina, água, telefones, luz e outros custeios. Outra medida foi aproveitar o que a iniciativa privada pode nos oferecer, como máquinas para limpeza pública, algumas horas de caçamba, de retro-escavadeira e etc. Também adotamos mecanismos para adequar a parte técnica da Prefeitura, como o fortalecimento da Controladoria, melhorando os controles da transparência administrativa. Essas iniciativas possibilitaram cortar alguns gargalos que geraram uma economia muito significativa. A própria máfia dos táxis foi combatida, já que quando assumimos não tínhamos sequer a quantidade de táxis que rodavam no Município.

É importante salientar o apoio que recebemos dos Senadores Ricardo Ferraço e Rose de Freitas, que atua como uma embaixatriz de Cariacica, batendo de porta em porta nos ministérios atrás de recursos para o nosso Município. Destacamos a dedicação do deputado Federal Elder Salomão e dos deputados Estaduais, Janete de Sá, Marcos Bruno e Sandro Locutor. Todavia, muitos ficam só nos discursos.

Qual recado o senhor poderia deixar para a populacão de Cariacica?

Continuem confiando em quem se dedicou nesses 4 anos à Cidade, tanto que me reelegeu e vamos trabalhar com a mesma dedicação. Sou muito grato, claro, primeiro a Deus e depois a população. Quero dizer também que se você não votou no prefeito Juninho, não se preocupe, eu sou prefeito de toda a população. 

Desejo um 2017 de sucesso com saúde para todos, com a crença em um País melhor. Tenho consciência que além de direitos, temos deveres e todos devemos fazer a nossa parte. É preciso servir antes de ser servido, para termos uma sociedade cada vez mais justa. Sei das minhas responsabilidades e desejo a todos um feliz Natal e um Ano Novo repleto de conquistas.





Tags:



Publicidade