Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Museu da Cultura e da Imigração Italiana será inaugurado - (Santa Teresa, ES)

Santa Teresa

Museu da Cultura e da Imigração Italiana de Santa Teresa será inaugurado no dia 28 - Santa Teresa

Santa Teresa Museu da Cultura e da Imigração Italiana de Santa Teresa será inaugurado no dia 28

Mais um novo espaço dedicado à memória dos imigrantes italianos será aberto no Estado, com a inauguração do Museu da Cultura e da Imigração Italiana de Santa Teresa, na próxima quarta-feira (28), às 19h. O local vai abrigar inúmeros objetos, fotos, utensílios e diversos arquivos que ilustram a história de um dos povos colonizadores da região. O museu ficará no segundo pavimento da Galeria Cultural Virgínia Gasparini Tamanini, reformada recentemente em uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e a Prefeitura de Santa Teresa, e entregue em junho deste ano.

No evento de inauguração, haverá uma exposição de abertura com o tema “Santa Teresa – Nostra terra, nostra gente!”, com temática focada no processo de imigração italiana. A mostra vai contar com textos explicativos, peças antigas e fotos, e tem como intuito demonstrar aos visitantes do espaço a trajetória dos imigrantes.

De acordo com o prefeito da cidade, Claumir Zamprogno, criar um espaço em que fosse possível expressar a história e as tradições de Santa Teresa era uma demanda antiga da comunidade. “A inauguração do espaço é uma das maneiras de garantir a difusão do patrimônio cultural da região. É uma forma de aproximar a geração atual de tudo que foi necessário ser feito para originar a cidade em que vivemos hoje”, destaca.

O Museu da Cultura e da Imigração Italiana de Santa Teresa é uma realização da Prefeitura de Santa Teresa, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, em parceria com o Centro Educacional Leonardo da Vinci, a Ordem dos Frades Capuchinhos de Santa Teresa e a Secretaria de Estado da Cultura – Secult.

Sobre Santa Teresa

Além de ser a “Doce Terra dos Colibris”, Santa Teresa também é a “Primeira Cidade de Colonização Italiana no Brasil”. Segundo fonte documental localizada no Arquivo Público do ES, é possível concluir que já em 1874 havia imigrantes italianos estabelecidos no Núcleo Timbuy – hoje Santa Teresa.

Fundada em 26 de junho de 1875, data da distribuição dos lotes aos colonos, o município de Santa Teresa teve sua história iniciada em 1874, com a chegada dos primeiros imigrantes. A cultura é marcante e preserva muito das tradições e dos costumes trazidos pelos primeiros habitantes do território, os imigrantes italianos. Há também localidades que foram ocupadas por imigrantes de origem alemã, suíça e polonesa. Como importantes traços das heranças deixadas pelos imigrantes vale destacar a culinária típica, a produção de vinhos e o patrimônio arquitetônico.

Serviço

  • Inauguração do Museu da Cultura e da Imigração Italiana em Santa Teresa
  • Exposição: “Santa Teresa – Nostra Terra, nostra gente!”
  • Data: 28 de dezembro (quarta-feira)
  • Local: Galeria Cultural Virgínia Gasparini Tamanini – Rua Ricardo Pasolini, Nº
  • 246, Centro – Santa Teresa - ES
Horário: 19h

O Museu funcionará das quintas-feiras aos domingos, incluindo os feriados, das 9 às 17 horas. As visitas de grupos devem ser agendadas pelo telefone 3259.1808 ou pelo e-mail: museudaimigraçã[email protected].

Texto: Danilo Ferraz
Assessoria de Comunicação da Secult


Tags:



Publicidade