Aracruz

César Colnago garante parceria com o município de Aracruz - ENTREVISTA

ENTREVISTA César Colnago garante parceria com o município de Aracruz

   


O que o senhor está acumulando de experiência na condição de vice-Governador do Estado do Espírito Santo?

É uma experiência muito enriquecedora, já tive vários mandatos no Legislativo. Na Câmara de Vitória, na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal sempre estive próximo ao governador Paulo Hartung, mas nunca do lado como dessa vez. Já trabalhei com ele na Câmara Municipal de Vitória, já fui líder do Paulo na Assembléia Legislativa e fui presidente do Legislativo Estadual. Agora, outra coisa é sermos eleitos juntos e trabalhar diretamente com ele. Uma coisa importante que aprendi com o Paulo é a questão do tempo, ele já tomou, logo ao assumir, a iniciativa em duas crises que estamos enfrentando até hoje. Uma é a crise fiscal, crise da economia que está impactando todos os estados, porque como ocorreu em todo o Brasil, já pegamos o Estado desequilibrado e Paulo logo começou a acertar as contas do Estado, a ponto de que hoje, só o Espírito Santo e talvez o estado do Pará estejam com o ajuste fiscal e com o equilíbrio das contas em dia. Se bem que esta é uma tarefa diária manter o equilíbrio e não fazer um déficit.

Outra tarefa imediata ao sermos eleitos foi a crise hídrica, que criou o comitê hídrico, de gestão das águas. Um organismo que funciona sem papel, sem burocracia. Mas graças a Deus choveu e hoje estamos numa situação um pouco mais confortável. Mas estamos desenvolvendo várias ações, seja com recursos do Banco Mundial e até recursos próprios na área do Programa Reflorestar, com o Bandes e Secretaria de Meio Ambiente. Também estamos atuando na construção de barragens e mesmo na discussão do uso racional da água na indústria, no comércio, na agricultura e nas residências. Por tudo isso, posso afirmar que o aprendizado é amplo. Agora mesmo vou sair daqui e vou participar de uma grande reunião mensal na área da Segurança Pública, mais tarde vou participar de outra reunião que envolve a agricultura familiar. A experiência é muito grande, que envolve várias áreas, mas com muita disposição do governador Paulo Hartung e de toda a nossa equipe em buscar soluções para as mais complexas questões que estão diretamente ligadas ao dia a dia da população Capixaba.



"Na nossa Administração os salários dos Servidores estão sendo pagos em dia. Inclusive os salários de dezembro serão pagos antes do Natal."



Voltando a falar em finanças equilibradas. Quais os fatores que estão contribuindo para esse equilíbrio das contas públicas?

Primeiro é que nós temos que fazer o nosso dever de casa. É muito comum na política brasileira em pensar que pode recorrer aos governos estadual e federal. O primeiro passo é tomar conta da sua casa e da sua cozinha, pensar antes em como está a sua despesa em relação ao que você recebe. 

Recentemente estive em um congresso em que foi dito que a única certeza no setor público é referente às despesas, porque as receitas podem variar por diversos fatores, como a variação do dólar, preço do petróleo, enfim, vários elementos que podem diminuir ou aumentar as receitas públicas.

Enquanto que a despesa fixada é mais difícil de ser mexida, temos que fazer algumas adequações. Então, a medida certeira e firme que o governador Paulo Hartung adotou foi cortas os supérfluos, cortar gastos que podem ficar para depois. Evidentemente que isso teve reflexo nos investimentos, gastamos menos nesses dois anos do que gastamos nas gestões anteriores do governador Paulo Hartung. Isso é natural, há uma diminuição de repasses federais e uma crise que afeta todos os setores. Mas é importante ressaltar que estamos com o salário dos Servidores em dia, inclusive, vamos pagar dezembro antes do dia 25, estamos com o pagamento dos fornecedores em dia e estamos com as contas em dia. Agora, seria muito melhor se tivéssemos uma solução na economia brasileira, a volta do crescimento econômico.

Vice-Governador César Colnago, qual sua posição em relação ao vazamento da delação premiada que culminou com a extinção do Fundap?

Primeiro, a gente não pode ficar só na denúncia de um delator. Mas acho isso gravíssimo, mais até do que grave, mas tem que ser investigado para fazer a constatação que isso realmente aconteceu. No Legislativo você tem um instrumento que pode fazer a revisão de situações, que é o chamado Decreto Legislativo que pode ser aprovado no próprio Parlamento. Existem ações que podem ser tomadas no Legislativo e ações no âmbito do Judiciário. 

A nossa Bancada Federal, principalmente nossos dois senadores Ricardo Ferraço e Magno Malta e nossos deputados Federais estão se movimentando com o procurador Janot, também com ações na justiça que buscam reverter esse quadro que trouxe um grande prejuízo para o Espírito Santo. Mas não podemos criar grandes expectativas, o Espírito Santo precisa sobreviver com o Fundap ou sem o Fundap, vamos aguardar as investigações para ver o que pode ser feito. 

Agora, se for comprovada a veracidade dos fatos, é um escândalo, uma imoralidade você prejudicar vários estados, principalmente o Espírito Santo e isso ser feito a base do toma lá dá cá. É um absurdo do absurdo, o avesso, do avesso, do avesso...

Vamos falar um pouco de Aracruz. 

O Município vem se destacando na atividade portuária. Quais ações estão sendo tomadas pelo Governo do Estado para consolidar esse importante setor no município de Aracruz?



Aracruz sempre foi uma referência muito grande, porque é um município muito industrializado, com uma agricultura forte e um comércio também forte. Tem uma posição estratégica dentro do nosso desenvolvimento econômico e de instalações de equipamentos da área privada. Tem um grande porto, uma grande empresa de celulose e isso, com certeza, gera empresas satélites que ajudam no nosso desenvolvimento. O comércio exterior é uma pauta importante na nossa economia e estamos nos mobilizando para auxiliar a infra estrutura logística e portuária para mantermos um intercâmbio permanente. 

Ali, temos investimentos da Jurong, da Imetame e a revisão da poligonal da Portocel que são projetos que mais tem evoluído no ponto de vista prático, para que tenhamos ali portos de águas profundas, que vão impulsionar nossas exportações e importações. Não tenho dúvida que o setor público de Aracruz vai se organizar cada vez mais para auxiliar o desenvolvimento, gerando emprego e renda para este importante Município. É claro que o Governo do Estado vê Aracruz com muito carinho, pela sua importância dentro do contexto portuário, todavia, vamos trabalhar também para alavancar outras atividades, como a atividade agrícola e na Saúde e Educação.



"Os investimentos da Jurong, Imetame e a revisão da poligonal do Portocel são projetos que mais têm evoluído do ponto de vista prático."



Aracruz está com uma nova administração eleita. Como vai ser a sua relação com o prefeito eleito, Jones Cavalieri?

Em um processo democrático, independente de qualquer coisa, é a sociedade que escolhe e legitima pela via da democracia, pela via do voto popular. O Jones enfrentou a eleição, ganhou a eleição e a gente conhece a história política dele, a sua história pessoal e isso não é de hoje. Tenho uma expectativa muito grande na sua gestão, já estive sentado com ele e a ideia é fortalecer os laços e ajudar no que for possível. Falei com ele da importância de estruturar um bom planejamento e colocar o pé no freio logo no início para tomar pé da situação e fazer um diagnóstico claro do que ele está encontrando. 


As reformas sempre têm que estar na pauta, porque o mundo não para, as atividades não param e tudo tem que estar sempre evoluindo. Importante montar uma equipe técnica, com uma compreensão política e fazer um planejamento muito próximo com os anseios da população. Assim, Jones vai legitimar suas ações e referendar o seu programa de governo. Tem uma frase que ouvi recentemente que é “o futuro não é aquilo que você vai encontrar lá na frente. O futuro é aquilo que você constrói agora”.



"Conheço o Jones Cavalieri, conheço seu passado político e acredito que ele pode fazer uma gestão voltada para o desenvolvimento de Aracruz."



Vice-Governador César Colnago, deixe uma mensagem para toda a população de Aracruz.

Quero deixar uma mensagem de esperança. Em toda crise temos que ter um pensamento otimista. 

Sei que a nossa realidade atual nos deixa apreensivos, isso é real. Mas não podemos cruzar os braços, temos que acreditar na nossa capacidade de trabalhar e desenvolver, porque assim podemos vencer qualquer crise. Se não levantarmos a cabeça e olhar para cima não vamos sair do atoleiro. Vamos olhar para cima e ver o horizonte. Desejo sucesso para a nova administração, a todos os setores produtivos e desejar que tenhamos em 2017 de esperança, saúde e paz.

ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA ABAIXO:
   




Tags:



Publicidade