Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Gildevan: novas barragens são uma conquista do povo capixaba - (Boa Esperança, ES)

Boa Esperança

Gildevan: novas barragens são uma conquista do povo capixaba - ALES

ALES Gildevan: novas barragens são uma conquista do povo capixaba

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Gildevan Fernandes (PMDB), participou hoje do lançamento dos editais de licitação para construção de mais cinco barragens no Estado, um investimento de aproximadamente R$ 8,5 milhões. As cinco barragens juntas vão gerar 170 empregos e terão capacidade para armazenar mais de 800 milhões de litros de água. A iniciativa faz parte do plano do governo de enfrentamento à crise hídrica e para garantir o abastecimento à população do Estado.

No evento, que aconteceu no Palácio Anchieta e teve a participação do governador Paulo Hartung, Gildevan, escolhido para falar em nome de todos os deputados, destacou a importância do investimento que está sendo feito pelo governo. “É uma grande conquista do povo capixaba, principalmente em um momento de crise financeira. Parabenizo ao governo do Estado, ao governador Paulo Hartung, por mais esse grande passo”.

Os municípios que serão contemplados com as novas barragens são: Sooretama, São Roque do Canaã e Colatina. Em Sooretama serão construídas as barragens de Cupido e Pasto Novo; em São Roque do Canaã, as barragens de Santa Julia e Alto Santa Júlia; e em Colatina, a barragem Graça Aranha.

Além disso, também foram assinados editais de contratação de projetos de barragens que vão beneficiar nove municípios: Pinheiros /Pedro Canário; Ecoporanga, São Mateus, Barra de São Francisco, Alto Rio Novo, Aracruz, Domingos Martins, São Roque do Canaã e Vila Pavão.

Em seu discurso, o governador Paulo Hartung explicou que para que a política de barragens funcione é fundamental a atuação do poder público municipal. “Se as prefeituras ajudarem vai andar mais rápido. Estamos atravessando essa crise financeira que está castigando o Estado e os municípios, com uma forte queda na arrecadação. É um momento duro, mas com parcerias as coisas andam, as pessoas se animam e, consequentemente, o país ganha força para fazer as reformas necessárias”, comentou.

BARRAGEM DE PINHEIROS

O governo também retomou as obras de conclusão da barragem de Pinheiros, construída pelo deputado Gildevan Fernandes quando foi prefeito da cidade. As obras de conclusão, um investimento de R$ 6,1 milhões, devem ficar prontas no primeiro semestre do próximo ano.

A Barragem de Pinheiros-Boa Esperança será a maior do Espírito Santo, com cerca de 270 hectares de área alagada, em uma extensão de aproximadamente 10 quilômetros. A capacidade de armazenamento da barragem será de 17 bilhões de litros de água, quantidade suficiente para abastecer uma população de 310 mil habitantes por um período de um ano.

As obras de conclusão da barragem de Pinheiros-Boa Esperança consistem no fechamento, na delimitação e na recuperação das áreas de preservação permanente e na limpeza e na preparação da área que será alagada. Serão reflorestados aproximadamente 100 hectares no entorno da barragem, cumprindo a exigência legal de manter como Área de Preservação Ambiental (APP) uma faixa de 30 metros a partir da margem da represa.

(Com informações da Secretaria de Estado da Agricultura)


Tags:



Publicidade