Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Grande Vitória tem 130 áreas de risco - (Anchieta, ES)

Anchieta

Grande Vitória possui 130 áreas com risco de deslizamento - Chuvas

Chuvas Grande Vitória possui 130 áreas com risco de deslizamento

A maior parte dos locais monitorados fica no município da Serra

Com o alto volume de chuva, os riscos de deslizamentos aumentam, deixando moradores em alerta. A Grande Vitória possui pelo menos 130 áreas monitoradas pela Defesa Civil, 49 delas localizadas na Serra.
As áreas de risco são classificadas de acordo com a vulnerabilidade em casos de inundação ou deslizamento, e por isso são monitoradas em períodos de chuva, como explica o chefe do Departamento de Prevenção da Defesa Civil Estadual, Anderson Pimenta.

“A água é o gatilho. Quando há um excesso de chuva, há perda de coesão com o solo. Nestas situações é preciso ter atenção, pois os deslizamentos podem acontecer a qualquer momento em encostas, por exemplo”, destacou.
O maior número de áreas em risco de deslizamento está na Serra em regiões de ocupações irregulares. São 49 pontos em bairros como Diamantina, Jardim Carapina, Nova Almeida, José de Anchieta, Planalto Serrano e Maringá.
Segundo o secretário adjunto de Defesa Social do município, tenente-coronel Roberto Rocha, os acidentes são mais comuns em encostas e regiões inclinadas, como em Maringá, às margens da Avenida Norte-Sul.
“Essas residências já são construídas em áreas de declividade mais acentuada, sendo naturalmente áreas de risco. Só que a forma como a população ocupa o local, construindo fossas, desmatando e acumulando lixo, fragiliza ainda mais o solo, aumentando a possibilidade de deslizamento”, explicou.

Em Cariacica, são mapeados 38 pontos de risco. De maneira geral, são áreas em encostas como Flexal e Alto Lage, mas também locais ribeirinhos, próximos ao Rio Formate. Já em Vila Velha são monitoradas 16 áreas de risco de deslizamento e em Viana, duas áreas.

Na Capital, os 25 pontos de risco de deslizamento abrangem 39 bairros. Alguns deles, são considerados naturalmente áreas de risco por estarem localizados em regiões geograficamente inclinadas. Outros possuem estados de alerta, como Bela Vista, Estrelinha e Redenção.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, em casos de alerta, os moradores são notificados sobre os riscos de deslizamento e orientados a deixar os locais. O horário da noite é o mais perigoso para permanecer nas casas.
“Geralmente é o horário que chove mais. Além disso, a pessoa está dormindo e não consegue ver o que está acontecendo.”

Sinais
Como identificar
Paredes trincadas

Observe se vão surgir trincas nas paredes em períodos de chuva. Acione a Defesa Civil para que uma avaliação seja feita.
Portas e janelas que não fecham 
A dificuldade em fechar ou abrir portas demonstra problemas de infiltração de água.
Postes e árvores inclinados
A inclinação de postes e árvores próximos a residência demonstra que o solo está perdendo coesão. Note também se há trinca em barrancos.
Fluxos de água
Se em um local que não havia água, passa a surgir uma nascente, acione a Defesa Civil. O excesso de água no solo aumenta a possibilidade do deslizamento.
Áreas de risco na Grande Vitória

Serra
49 pontos de risco são monitorados nos seguintes bairros:
Diamantina
Jardim Carapina
Nova Almeida
José de Anchieta
Planalto Serrano Bloco
Maringá
Vitória
25 áreas de risco abrangem 39 bairros da Capital:
Barro Vermelho
Bela Vista*
Bonfim
Caratoíra
Centro
Conquista*
Consolação
Cruzamento
Bairro de Lourdes
Bairro do Cabral
Moscoso
Morro do Quadro
Enseada do Suá
Estrelinha*
Fonte Grande
Forte São João
Fradinhos
Grande Vitória*
Gurigica
Ilha do Boi
Ilha do Frade
Jesus de Nazareth
Joana D’arc
Jucutuquara
Piedade
Praia do Canto
Praia do Suá
Redenção*
Romão
Santa Cecília
Santa Martha
Santa Tereza
Santos Dumont
Santos Reis*
São Benedito
São Cristóvão
Tabuazeiro
Universitário*
*Em estado de alerta

Vila Velha
16 áreas de risco compreendem bairros como:
Loteamento Jardim Petrópolis
Jaburuna
Morro do Alvorada
Três Irmãos- Alecrim

Cariacica
A prefeitura identificou 38 pontos de risco em bairros como:
Castelo Branco
Aparecida
Porto de Santana
Flexal
Alto Lage
Porto Novo
Viana
Dois pontos de risco de deslizamento em Viana:
Vila Nova
Bom Pastor


Tags:



Publicidade