Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Aracruz: Marcelo Coelho tem candidatura barrada - (Conceição da Barra, ES)

Conceição da Barra

Aracruz: Marcelo Coelho tem candidatura barrada - Eleições Municipais

Eleições Municipais Aracruz: Marcelo Coelho tem candidatura barrada

Deputado Estadual Marcelo Coelho (PDT)

Juiz se baseou na Lei da Ficha Limpa e disse que o candidato não tem "reputação ilibada".
Líder da corrida para prefeito de Aracruz com 64% das intenções de voto, conforme pesquisa divulgada pela a imprensa, o deputado estadual Marcelo Coelho (PDT) teve o seu registro de candidatura barrado pela Justiça Eleitoral, juntamente com o vice Anderson Ghidetti (PTB). Ele poderá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para tentar continuar na disputa.

O juiz eleitoral de Aracruz, Grécio Grégio, acatou a impugnação feita pelo Ministério Público Eleitoral e indeferiu o registro do candidato com base na Lei da Ficha Limpa e na Constituição Federal, por não possuir "condições de elegibilidade" e "reputação ilibada".

O magistrado citou que o deputado foi condenado em duas ações de improbidade, em primeiro grau.

Marcelo Coelho informou que vai entrar hoje com recurso no TRE e manterá a campanha nas ruas. "Tenho plena consciência da legitimidade de minha candidatura", disse.

Já o pedido do PSB para barrar o pedetista foi rejeitado na terça-feira pelo juiz, por não atender às exigências legais.

O candidato do PSB a prefeito e atual vice-prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, teve o registro de candidatura liberado. A outra candidata, Gilcinéa Soares (PSOL), já havia sido considerada apta.

Cinco candidatos liberados em Vitória

Cinco dos sete candidatos a prefeito de Vitória tiveram seus registros de candidatura liberados ontem pela Justiça Eleitoral. São eles: Edson Ribeiro (PSDC), Gustavo de Biase (PSOL), Iriny Lopes (PT), Luciano Rezende (PPS) e Montalvani Lima (PRTB).

Agora, esses cinco candidatos estão livres para pedir votos aos eleitores da Capital. Deles, o único que havia tido a candidatura questionada era Luciano Rezende, mas o Ministério Público Eleitoral retirou a impugnação na semana passada.

Com isso, apenas os candidatos a prefeito pelo PSDB, Luiz Paulo Vellozo Lucas, e pelo PDT, Jenner Rodrigues, o Dinho, ainda não tiveram seus registros analisados pela Justiça Eleitoral.

Antes da análise do registro dos dois candidatos a prefeito, o juiz da 1ª Zona Eleitoral de Vitória, Raimundo Siqueira Ribeiro, terá de sentenciar a impugnação feita pelo pedetista contra a coligação proporcional formada por PDT, PSDB e PMDB, com 34 candidatos a vereador.

Caso o juiz aceite o pedido do pedetista, a chapa encabeçada por Luiz Paulo – integrada por PTB, PMDB, PTC, DEM, PMN, PTdoB, PSDB e PDT – perderá o último partido e o seu tempo na propaganda eleitoral. Por outro lado, se o magistrado rejeitar as alegações de Jenner e a coligação com o tucano for mantida, automaticamente a candidatura a prefeito do PDT não poderá existir.

Guerino Zanon está apto para disputar

Impugnado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por ter contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas Estadual (TCES), o prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PMDB), obteve decisão favorável da Justiça Eleitoral e foi liberado para a disputa à reeleição no município.

Em sua decisão, a juíza eleitoral de Linhares, Cristina Eller Pimenta Bernardo, destacou que "restou provado que a irregularidade das contas relativas ao ano de 2007 não se mostraram insanáveis, tendo em vista o posterior saneamento das irregularidades", com o pagamento de multa no TCES.

Dessa forma, a magistrada entendeu que Zanon "não se insere na condição de inelegível" prevista na Lei da Ficha Limpa, conforme pretendia o MPE.

Com a liberação do peemedebista são quatro os candidatos aptos em Linhares. O único registro para prefeito pendente de julgamento é do deputado José Carlos Elias (PTB), também impugnado pelo MPE. A juíza também liberou ontem o registro do ex-prefeito de Sooretama Esmael Loureiro (PMDB).

Ainda foram liberados ontem os registros de dois candidatos a prefeito de Conceição da Barra: o atual prefeito Jorge Donati (PSDB) e o ex-prefeito Manoel Pereira da Fonseca (PSB), o Manoel Pé de Boi. Já o candidato do PPL, Zenor Martins, foi barrado pela Justiça Eleitoral.


Com informações do G1-ES


Tags:



Publicidade