Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
A mulher nas eleições: são 2.916 na disputa aqui no ES - (Iconha, ES)

Iconha

A mulher nas eleições: são 2.916  na disputa aqui no estado - Eleições 2012

Eleições 2012 A mulher nas eleições: são 2.916 na disputa aqui no estado


Quando as mulheres brasileiras ganharam o direito ao voto em 1932, no governo federal de Getúlio Vargas, dificilmente alguém imaginaria que elas estariam tão presentes nas eleições 80 anos depois.

Neste ano, o pleito municipal levará a disputa nas urnas 2.916 mulheres competindo para ser vereadora, vice-prefeita ou prefeita. O número pode não parecer tão expressivo perto dos 6.409 homens, mas na balança com o última eleição deste tipo, realizada em 2008, são 1.539 a mais nas campanhas.

Em Conceição da Barra, pela primeira vez uma mulher, Maria Geralda Araújo (PSOL) disputa a prefeitura. E ela está companhada de uma vice, Náudima Xavier (PSOL). A chapa conta ainda com uma candidata a vereadora. Elas precisaram convidar um homem para competir como vereador e, assim, completar os 30% mínimos exigidos por sexo nos registros de candidatura pela lei eleitoral.

Professora há 19 anos e mãe de um filho, Maria Geralda enxerga nas eleições um grande desafio. Ela diz que decidiu entrar nas eleições porque viu que “sua indignação com a gestão pública era a mesma de outras pessoas”.


Para a prefeitável de Conceição da Barra, Dilma tornou-se um ícone. “A política brasileira, um cenário antes dominado por homens, nunca mais vai ser a mesma”, destaca. Sua vice, a também professora Náudima, concorda e acrescenta que o olhar feminino consegue ter um panorama geral da sociedade por assumir vários papéis. “Algumas coisas que afetam o cotidiano de nossas famílias dentro de casa são geradas pela gestão pública. A mulher enxergar isso pela sua visão além”.

À flor da pele

Formada em Economia pela Universidade Federal co Espírito Santo (Ufes), Milena Motta Ceolin é mãe de dois filhos e diretora de uma concessionária de carros em Linhares, onde lançou sua candidatura pelo PV. Ela acredita que as mulheres tem mais “sensibilidade” e com isso quer calcar um governo voltado para o cidadão. “A capacidade de gerar um filho por nove meses faz diferença”.


Esse lado sensível também é o que move Santa Donateli (PMBD), avó de três netos que há anos trabalha com o voluntariado. Entretanto, disputando ao cargo de prefeito de Iconha, ela diz que é necessário haver um equilíbrio com a racionalidade na gestão pública. “No meu município as mães entram no serviço às 7h da manhã e deixam a criança na creche que fecha às 16h. Onde vai deixá-la até sair do serviço às 18h?”, reflete.

Cresce a participação da mulher na eleição Foto: Bernardo Coutinho e Vitor Jubini

"Creio que tenho que ser firme, mas não tenho que ser rude para isso. Uma coisa é diferente da outra."

Maria Geralda, 36 anos, candidata do PSOL a prefeita em Conceição da Barra ao lado de sua vice, Náudima, 29.


Os números femininos


Candidatas: Aumento
Mais 1.539 em relação às eleições municipais de 2008, quando houveram 1.377 mulheres na disputa aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito.

Partido Campeão
O PMDB se manteve como o partido com maior número de candidatas a prefeita, com seis este ano. No último pleito a sigla dividiu o pódio com o PSB, ambos com três.

Vices Destaque
Continuam sendo 22 mulheres dispostas a ser prefeitas. Mas competindo pela vice-prefeitura, são 10 a mais, contabilizando 34.

Vereadoras Mais de mil
O que realmente fez fermentar os números da participação feminina foi a quantidade de candidatas ao cargo de vereador; 1.531.

Brasil Destaque
De 2008 para 2012 houve um salto de 9% nos registros de candidaturas femininas. Naquele ano, foram 81.251 mulheres. Agora elas são 143.577.




Com informações do G1-ES


Tags:



Publicidade