Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Capitão Assumção vai assumir a vaga de Iriny Lopes - (Alegre, ES)

Alegre

Capitão Assumção vai assumir a vaga de Iriny Lopes - Sulplência na Câmara

Sulplência na Câmara Capitão Assumção vai assumir a vaga de Iriny Lopes

Ex-deputado Capitão Assumção (PSB)


A deputada federal e pré canditada do PT a prefeitura de Vitória, Iriny Lopes, admitiu ontem que deve se licenciar do mandato para cumprir sua agenda de campanha. Iriny só vai se licenciar do mandato depois do recesso.


Com a decisão dela, passa para 12 o número de deputados federais candidatos que pediram licença à Câmara devido as eleições de outubro. 


Caso Iriny saia de fato, assumirá sua vaga o ex-deputado capitão Assumção (PSB).

Ele é o segundo suplente da coligação PT/PMDB/PSB, que elegeu cinco dos dez deputados federais do ES nas eleições de 2010.

Ontem o primeiro suplente da coligação, Camilo Cola (PMDB), assumiu a vaga deixada por Adifax Barcelos (PSB), que se licenciou porque concorre a prefeitura da Serra.

Iriny fez a revelação ontem na Câmara, antes de se reunir com a bancada capixaba no gabinete da vice presidente da Câmara Rose de Freitas (PMDB).

A bancada se reuniu com diretores do hospital das Clínicas e o reitor da Ufes, para discutir a crise no hospital de Vitória que já desativou 40% dos seus leitos devido a falta de pessoal e material.

"Estou discutindo com minha equipe o que é melhor. Eles ( a equipe) estão divididos. Uns acham que devo me licenciar. Outros acham que não. Mas vou decidir logo", disse Iriny.

Pela legislação, os políticos candidatos que vão participar as campanhas eleitorais não são ibrigados a se licenciarem dos cargos.

A licença para tratar de assuntos particulares concedida pela Câmara dos Deputados vale por 120 dias e a Constituição Federal determina que o suplente só assume o cargo quando o titular fica fora por período superior. Mesmo que seja um dia.

Assim, muitos deputados emendam a licença para tratar de assuntos particulares com pelo menos um dia de dispensa médica para que o suplente tenha direito a ser alçado ao posto.

Os suplentes só recebem a ajuda de custo equivalente a um salário extra caso fiquem pelo menos 30 dias no exercício do mandato.

Figuras conhecidas do Parlamento já optaram pela licença porque é inviável conciliar a campanha política com o trabalho em Brasília. Manuela Dávila (PC do B) foi uma das primeiras.

Ela disputa a prefeitura de Porto Alegre. O tucano Zenaldo Coutinho e o socialista Danilo Cabral fizeram o mesmo.

Confira quais são os suplentes que assumem as vagas dos deputados que se licenciaram na Câmara

Quem entra Quem sai
Vicente Selistre (PSB- RS) Manuela D’Ávila (PcdoB-RS)
João Caldas da Silva (PSDB-AL) Rui Palmeira (PSDB-AL)
Telma Pinheiro (PSDB-MA) Pinto Itamaraty (PSDB-MA)
Paulo Marinho Júnior (PMDB-MA) Alberto Filho (PMDB-MA)
Ricardo Archer (PMDB-MA) Cléber Verde (PRB-MA)
Armando Abílio (PTB-PB)* Benjamin Maranhão (PMDB-PB)
Professor Victorio Galli (PMDB-MT) Carlos Bezerra (PMDB-MT)
Camilo Cola (PMDB-ES)* Audifax (PSB-ES)
Severino Ninho (PSB-PE)* Danilo Cabral (PSB-PE)
Major Fábio (DEM-PB) Romero Rodrigues (PSDB-PB)
Valry Morais (PRP-PA) Zenaldo Coutinho (PSDB-PA)
capitão Assumção (PSB-ES) Iriny Lopes (PT-ES)

*Eles não receberão a ajuda de custo única de R$ 26,7 mil, pois já assumiram o posto como suplentes no decorrer da atual legislatura.

Com informações da Agência Congresso


Tags:



Publicidade