Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Em pelo menos oito municípios sobram vagas de emprego - (Barra de São Francisco, ES)

Barra de São Francisco

Em pelo menos oito municípios sobram vagas de emprego - Sobrando

Sobrando Em pelo menos oito municípios sobram vagas de emprego

Longe da Grande Vitória, muitas cidades do interior do Estado estão em pleno crescimento, recebendo novas empresas e muitos empreendimentos imobiliários. Isso cria a necessidade de mais mão de obra, especialmente na construção civil. Em pelo menos oito municípios sobram vagas e faltam trabalhadores variados para o setor.

É o caso de regiões como Linhares, São Mateus, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Anchieta, onde a construção civil anda a todo vapor, com vagas para carpinteiros, pedreiros, armadores, mestre de obras e eletricistas, entre vários outros, tanto nas agências do Sine quanto nas próprias construtoras.

O proprietário da Expressa Construções, de Muqui, Sul do Estado, Neibron Bueno Vencioneck, confirma que, no interior, realmente faltam certos tipos de profissionais. “A gente que mexe com obras sente a falta de pessoal para a construção civil, como pedreiro, carpinteiro e eletricista. Além de escassos, os profissionais são mais velhos. Os mais novos não se interessam tanto”, analisa Neibron.

Falta gente
Em Linhares, Norte do Estado, cuja perspectiva de crescimento a curto prazo é muito alto, a maioria dos profissionais são absorvidos pelas grandes empresas, o que gera falta de trabalhadores para obras de pequeno e médio porte.

“Quando não migram para empresas maiores, alguns abandonam a área e fazem cursos técnicos na área petroquímica. Encontrar pedreiro, ajudante e marceneiro é cada vez mais difícil”, conta a arquiteta Kissia Dal’Orto.

Edelson Brandão, coordenador do Sine de Anchieta, explica que muitas vezes as empresas querem que essas vagas sejam ocupadas imediatamente. E, por isso, pessoas de outras cidades e até estados acabam ocupando essas oportunidades.

“Algumas vagas são de difícil colocação porque faltam trabalhadores, como ajudante de obras. Outras porque exigem experiência em carteira, como mecânica e elétrica. Mas não se acha gente qualificada em um estalar de dedos”, diz.

Construtora vai recrutar 150 para novas obras no Sul
Com lançamentos na Região Sul do Estado, a Proeng Construtora prevê a contratação de mão de obra local para dar início à construção dos empreendimentos Upper Hill e Hugo Amorim. Segundo o gerente operacional de obras do interior, Vinicius Mota, assim que começarem as obras, a construtora deverá abrir mais 150 postos de trabalho diretos, além de incentivar a abertura de empregos indiretos, como fornecedores locais.

“Somente na primeira fase das obras, prevista para outubro, é esperada a contratação de aproximadamente 134 profissionais. As oportunidades são para área de produção”, diz. São vagas de engenheiro civil, mestres de obra, técnicos de edificações, almoxarifes, carpinteiros, auxiliares de obras, pedreiros, bombeiros hidráulicos e eletricistas prediais.

A seleção deverá acontecer no mês de setembro. Para participar do processo de entrevistas, o candidato deverá ficar atento às chamadas na cidade e enviar currículo para o e-mail [email protected].

Qualificação para 150 mil pessoas
Mais cursos de qualificação no setor devem ser oferecidos pelo Governo do Estado e prefeituras até 2014, de olho no crescimento dos municípios e na expansão da construção civil para diversas cidades do Interior.

“Esses municípios estão crescendo demais, atraindo muitos investimentos, não só na construção civil, mas também no comércio, agricultura e transportes”, comenta o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Jadir Pella.

A meta é capacitar até 150 mil trabalhadores em diversos setores, para que as empresas não busquem em outros Estados mão de obra especializada.

Além disso, segundo o especialista em Recursos Humanos Valter Lima, a tendência é de que os salários aumentem no interior. “Há casos de trabalhadores da construção que ganham mais no Interior do que na Grande Vitória. Isso acontece justamente por causa da falta de mão de obra nas cidades”.

Onde há vagas

Linhares
O Best Western Linhares Design Hotel tem previsão de estar concluído em 2015. As contratações para a obra de construção terão início no fim do ano. Serão cerca de 200 empregos diretos, no pico da obra, e mais 200 indiretos. As vagas serão abertas, dando preferência para mão de obra local. As inscrições serão divulgadas posteriormente.

A cidade também precisa de profissionais como auxiliar de produção, marceneiro, pedreiro refratário e operador de máquinas.

Sine Aracruz
Há demandas por caldeireiro, encanador e oficial de serviços gerais.

Sine Anchieta
Algumas vagas abertas para serralheiro de ferro e alumínio e carpinteiro.

Sine Barra de São Francisco
Vagas para eletricista, eletricista de instalação industrial, encarregado de obras e oficial de serviços gerais.

Sine Cachoeiro de Itapemirim
Vagas para bombeiro hidráulico, marteleiro, pedreiro, oficial de serviços gerais, servente de obras

Sine Colatina

Vagas para auxiliar técnico de montagem, soldador e operador de empilhadeira.

Sine Linhares
Vagas para auxiliar de marceneiro, carpinteiro, eletricista, eletricista de linah de alta tensão, encarregado de obras, encarregado de eletricista e instalações, gesseiro, operador de furadeiras, servente de obras, soldador.

Sine São Mateus
Vagas para marceneiro e serralheiro.

Proeng
134 vagas (engenheiro civil, mestres de obra, técnicos de edificações, almoxarifes, carpinteiros, auxiliares de obras, pedreiros, bombeiros Hidráulicos e eletricistas prediais.

Contratação: setembro 2012. Enviar currículo para: [email protected].

Vargas Construtora
20 vagas para pedreiro e auxiliar de obras.

Contratação: Os interessados devem se apresentar na obra Reserva Bacutia, em Enseada Azul, Guarapari. Os candidatos devem apresentar documentos originais.


Tags:



Publicidade