Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Escolas encontram um novo modo de educação - (Muniz Freire, ES)

Muniz Freire

Escolas encontram, através do cinema, um novo modo de educação - Cinema para educar

Cinema para educar Escolas encontram, através do cinema, um novo modo de educação

Uma das grandes preocupações das escolas hoje é passar para seus alunos princípios como amizade, colaboração, respeito e gentileza. Entretanto, se tratando de escolas Municipais e Estaduais, professores sofrem com as dificuldades na educação, com alunos cada vez mais desinteressados em meio de recursos precários.

A fim de vencer esses obstáculos, escolas da rede estadual de ensino estão trabalhando, de forma interdisciplinar, temas como cultura, amizade, colaboração, respeito e participação. Um exemplo é a Escola Estadual Liceu Muniz Freire. Depois que o projeto “Cultura e Lazer” começou, a cultura faz, cada vez mais, parte do cotidiano escolar dos alunos no município de Cachoeiro de Itapemirim.

O primeiro trimestre desse ano foi marcado pela ida dos alunos, por várias vezes, ao cinema da cidade. Além de ser uma ótima referência cultural, através do cinema, as aulas ficaram mais atrativas e os alunos cada vez mais dedicados.

“Queremos fazer os alunos se interessarem pela cultura, além da diversão”, afirma o professor de História e coordenador do projeto, Rafael Temporim Albernaz.

Entre a lista de filmes assistidos pelos alunos, estão: “John Carter: Entre Dois Mundos”, “Alvin e os Esquilos 2”, “Fúria de Titãs 2” e “Os Vingadores”.

O trabalho do projeto não se limita somente nas salas de cinema. Após assistirem aos filmes, eles são discutidos entre os alunos, em um debate durante as aulas. “Após a sessão de ‘Alvin e os Esquilos 2’, por exemplo, nós debatemos sobre amizade e colaboração, baseando-se nos personagens do filme”, lembra o professor.

Rafael acredita que o projeto tem poder educacional tanto quanto as disciplinas do currículo. “A cultura intensifica mais ainda a educação e os alunos levam o conhecimento para sempre”, explica. Segundo o educador, o projeto segue no próximo trimestre trabalhando a arte cênica, com o teatro. “Agora, vamos levar os alunos para assistirem ao maior número de peças de teatro possível”, ressalta.


Tags:



Publicidade