Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Mormo: Doença que vem a galope - (Atílio Vivácqua, ES)

Atílio Vivácqua

Mormo: Doença que vem a galope - Nova Doença

Nova Doença Mormo: Doença que vem a galope

No Espírito Santo nunca houve notificação do mormo, uma doença que afeta os equídeos (como cavalo, jumento e burro). Mas o sinal de alerta está aceso. Isso porque em estados vizinhos, como Minas Gerais, houve ocorrência e é preciso reforçar os cuidados para impedir a entrada da doença em território capixaba e evitar prejuízo aos donos dos animais.

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) está reforçando o controle no trânsito de animais, em atendimento à orientação do Ministério da Agricultura, avisa a médica veterinária do órgão, Adriana Rampinelli. No transporte de equídeos para todos os estados onde há registro do mal, é obrigatória a apresentação do exame negativo do mormo, com validade por 60 dias. Quem não apresentá-lo pode ser autuado.

Trata-se do documento que os proprietários precisam para obter a guia de trânsito animal (GTA), que vai liberar o transporte dos animais participantes de eventos agropecuários (exposições, competições esportivas, feiras, leilões e demais aglomerações) em estados onde há ocorrência da doença.

A veterinária explica ainda que para o ingresso de bichos no Espírito Santo, provenientes de Estados com registro de mormo, também será exigida a apresentação do exame, independente da finalidade do transporte.

Incidências
Alagoas, Amazonas, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe já tiveram ocorrência do mormo. No Nordeste, a incidência é maior pois os animais eram muito utilizados como meio de transporte.

A transmissão acontece pelo contato entre animais ou pela inoculação, ingestão e inalação de materiais contaminados. Não há cura. Os bichos precisam ser sacrificados e as propriedades, interditadas.

O mormo é uma zoonose e pode ser transmitida aos humanos. Também por isso é extremamente importante o rigor dos órgãos de defesa sanitária no controle do trânsito desses animais. Em seres humanos, o mormo se manifesta com febre, feridas na pele, inchaço no nariz, pneumonia e abscessos em diversas partes do corpo.

Entenda
O que é mormo
Popularmente conhecido como lamparão ou farcinose, é uma doença fatal e contagiosa que atinge os equídeos (cavalos, mulas, asnos e jumentos), causada pela bactéria Burkholderia mallei. Pode apresentar-se na forma respiratória (secreção nasal e formação de nódulos e ulcerações no aparelho respiratório) ou na forma cutânea (com lesões nodulares e abcessos na pele),

Gripe equina já chegou
Os proprietários de equídeos devem ficar atentos também para a influeza equina (gripe), identificada em alguns Estados brasileiros, inclusive no Espírito Santo. Se houver suspeita da doença, deve-se informar a ocorrência ao escritório do Idaf em seu município, para que seja realizado o atendimento gratuito por médico veterinário.

A gripe equina, explicou a médica veterinária Adriana Rampinelli, é transmitida pelo ar e sua disseminação ocorre de forma rápida. Os principais sintomas são: tosse, febre, apatia, redução do apetite, corrimento nasal e inchaço na face.

Nesse caso, o animal doente não precisa ser sacrificado. Com a vacinação é possível fazer o controle da doença, mas para evitar a disseminação os animais infectados precisam ficar isolados dos demais. É recomendado que os animais doentes fiquem em ambientes ventilados.

Os criadores devem vacinar ou revacinar seus animais. É recomendada a revacinação 15 dias antes da movimentação para eventos agropecuários. A vacina é encontrada em lojas agropecuárias.

Agenda
Oficina de Planejamento de Atividades Não Agrícolas
Data: 13 de junho
Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em Ibitirama
Tel: (28) 3569.1351

XXXIª Expo Atílio
Data: 14 a 17 de junho
Local: Parque de Exposições Machadão, em Atílio Vivácqua
Tel: (28) 3538.1233

Curso de Derivados do Leite
Data: 15 a 17 de junho
Local: Vargem Alta
Tel: (28) 3528.1042

1ª Festa da Cafeicultura e Seminário de Café de Qualidade
Data: 15 de junho
Local: Fazenda Cachoeira Alegre, Cerro, em Dores do Rio Preto
Tel: (28) 3559.1442

Curso de Inseminação Artificial
Data: 15 de junho
Local: Fazenda Sucupira, Alegre
Tel: (28) 3552.4204

Curso de Administração de Recursos da Família
Data: 18 e 19 de junho
Local: CRAS de S. Roque do Canaã
Tel: (27) 3729.1544

Curso de Vaqueiro
Período: 20 a 22 de junho
Local: Fazenda Experimental do Incaper, em Cachoeiro de Itapemirim
Tel: (28) 3522.0034

Artesanato em Fibras Naturais
Data: 18 a 21 de junho
Local: Fazenda Fortaleza, Alegre
Tel: (28) 3552.4204

Curso de Administração de Recursos da Família
Data: 18 e 19 de junho
Local: Auditório do CRAS, em São Roque do Canaã
Tel: (27) 3729.1544


Tags:



Publicidade