Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Espírito Santo busca novos investimentos em Singapura - (Aracruz, ES)

Aracruz

Novos investimentos estrangeiros serão aplicados no Estado - Investimentos

Investimentos Novos investimentos estrangeiros serão aplicados no Estado

A comitiva do Estado do Espírito Santo, formada por empresários e autoridades capixabas, liderada pelo governador Renato Casagrande, iniciou nesta segunda-feira (04) uma série de audiências e reuniões de negócios em Singapura, na busca de novos investimentos estrangeiros para serem aplicados no Estado. É a primeira viagem oficial ao exterior do governador desde que assumiu o Governo, em janeiro de 2011. O objetivo é consolidar a atração de grandes investimentos no setor portuário, na tentativa de amenizar os impactos com possíveis perdas de receita, em 2012, após aprovação no Senado Federal da proposta que unifica em 4% a alíquota de ICMS para produtos importados.

Logo no café da manhã, a delegação se reuniu com o presidente da ST Engineering, Tan Pheng Hock, e o diretor de Projetos Especiais da empresa, Parmesh Singh, interessados em expandir os negócios para o Brasil. A ST Engineering atua no setor naval com estaleiros de reparos para grandes embarcações e supplay. Também está presente no rumo de tecnologia e no setor espacial. Trata-se do maior grupo empresarial do país asiático.

Tan Pheng Hong anunciou que está abrindo um escritório de prospecção de novas oportunidades em São Paulo e que pretende visitar o Espírito Santo em outubro. Em seguida, a comitiva se deslocou para uma visita às instalações da empresa SembCOrp Marine, proprietária do estaleiro Jurong que iniciou a construção de uma unidade no município de Aracruz para atender à demanda da Petrobrás na construção de plataformas de exploração de petróleo. Um investimento de mais de R$ 1 bilhão que vai gerar mais de 8 mil empregos na região.

O governador foi recebido pelo presidente do grupo, W S Wong, pelo Chairman da empresa, Geoj Goh e todos os outros diretores que reafirmam o compromisso assumido de iniciar a produção no terceiro trimestre do ano que vem. Após a apresentação, toda a comitiva foi visitar as instalações da SembCorp Marine num giro que durou parte da manhã e início desta tarde de segunda-feira. Em Singapura, o fuso horário é de 11 horas (a mais) de diferença em relação ao horário de Brasília.

Após o almoço, o governador Renato Casagrande iniciou uma série de audiências com representantes do governo de Singapura com o objetivo de estreitar as relações entre os dois governos. Foi recebido pelo ministro de Estado do Comércio e Indústria, Lee Yi Shyan, para abrir formalmente as portas do Espírito Santo para empresas do setor produtivo de produção portuária interessadas em expandir os negócios até o Brasil. O ministro informou que o Brasil entrou definitivamente na rota dos negócios de transportes marítimos e que acompanha de perto todos os investimentos anunciados pela Jurong. Disse que tem conhecimento da posição geográfica estratégica do Estado do Espírito Santo para atração de empresas do setor portuário e se comprometeu a contribuir com o Estado na definição de novos investimentos de grupos locais interessados no Brasil.

O governador Renato Casagrande, ainda nesta segunda-feira (04), também se reuniu com o ministro dos Transportes e das Relações Exteriores de Singapura, Lui Tuck Yew, buscando informações sobre mobilidade urbana - o país é referência mundial em mobilidade urbana - e paralelamente o governador busca intensificar as relações governamentais.

O ministro informou que o Brasil vai ganhar uma embaixada de Singapura ainda neste ano e determinou que o novo embaixador inclua em sua agenda uma visita ao Espírito Santo. Em seguida, a delegação capixaba realizou uma reunião com o Comitê Olímpico local para oferecer ao país todas as condições para que Singapura escolha o Espírito Santo como local de preparação e hospedagem dos atletas durante as Olímpiadas de 2016, que vai ser realizada no Rio de Janeiro.

"Ficamos por muito tempo escondidos sem inserção externa. Agora, precisamos ousar e competir em igualdade de condições com outros estados brasileiros. Estamos preparando o Espírito Santo para atrair grandes redes mundiais e tenho certeza os investimentos vão se consolidar quando apresentarmos o nosso Estado, fora do Brasil. Pelo que pude perceber neste primeiro dia de intercâmbio, teremos êxito em muitas frentes que foram abertas", informou o governador Renato Casagrande.

Na noite desta segunda-feira (05), a embaixada do Brasil em Singapura oferece à comitiva capixaba um coquetel de boas-vindas, com a presença de muitos empresários brasileiros que têm negócios no país. Nesta terça-feira (05), a agenda continua intensa, com visita ao Instituto Tecnológico de Singapura, que vai proporcionar um intercâmbio para alunos e professores capixabas, rodada de negócios patrocinada pela embaixada brasileira e nova reunião com representantes da Jurong e fornecedores do grupo SembCorp Marine. Além do governador Renato Casagrande, participam da comitiva capixaba o senador Ricardo Ferraço, o secretário de Desenvolvimento, Márcio Felix, o secretário de Comunicação, Ronaldo Carneiro, o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo, Marcos Guerra e o empresário do setor de logística, Carlos Chieppe Netto.

Com informações do Governo do Estado


Tags:



Publicidade