Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Cultura e beleza em um só lugar - (Domingos Martins, ES)

Domingos Martins

Localizado na região serrana do Espírito Santo, o município de Domingos Martins ainda guarda cultura imigrante - Domingos Martins

Domingos Martins Localizado na região serrana do Espírito Santo, o município de Domingos Martins ainda guarda cultura imigrante

Praça central de Domingos Martins

Uma rotatória no meio da estrada e um pequeno portal marcam a entrada da cidade de Domingos Martins, pequena aglomeração urbana a 43 km de Vitória (ES) que até hoje preserva a cultura de seus fundadores.

Suas ruas traçam a história dos imigrantes que se estabeleceram no local ao longo da segunda metade do século 19. Os primeiros a chegar foram alemães (prussianos, na época) da região de Hünsruck, seguidos por italianos e pomeranos.

Ainda hoje, não é raro ouvir o dialeto germânico-pomerano sendo falado na cidade, e há placas tanto em português quanto em alemão identificando o nome das ruas, como, por exemplo, a Alfred Velten Strasse.

Junto à praça central de Domingos Martins se encontra a pequena igreja, luterana, cuja nave foi inaugurada em 1866. A torre, por sua vez, é mais nova, de 1887 e, como atesta a placa a seu lado, a mais antiga de um templo evangélico no Brasil.

De acordo com a Constituição vigente na época, igrejas não católicas não podiam ter torres. Os colonos infringiram a lei e ameaçaram confronto com as autoridades imperiais para erguê-la.

Cerveja e guaraná
Casas em estilo alemão nas ruas do entorno abrigam restaurantes típicos, cervejarias e lojas diversas. Qualquer bar da cidade vende, orgulhosamente, o guaraná Coroa, refrigerante local.

Próximo à praça, há uma série de quiosques que vende artesanato local e bebidas, tais como vinhos (de jabuticaba, de morango e, inclusive, alguns de uva) e licores: de café, cravo, jenipapo, canela, feitos a partir de cachaça. A maioria estampa nos rótulos: "Produzido por imigrantes italianos". Outros vão além e escrevem o sobrenome da família produtora.


Tags:



Publicidade