Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
PT e PSDB juntos em 16 cidades do ES - (Iconha, ES)

Iconha

PT e PSDB  juntos em 16 cidades do ES - Parceria Política

Parceria Política PT e PSDB juntos em 16 cidades do ES

Presidente do PT-ES José Roberto Dudé


Rivalidade nacional não vale em algumas disputas no Estado.

Ferrenhos adversários no cenário nacional e prestes a reproduzir essa rivalidade em São Paulo, a maior cidade do país, PT e PSDB deverão adotar uma postura mais amena e subir no mesmo palanque em pelo menos 16 cidades do Espírito Santo.

Ao contrário de Vitória, onde o tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas deverá disparar críticas pesadas contra os petistas, no interior do Estado as portas de um partido não estão fechadas ao outro.

Pelo menos é isso que defendem os presidentes regionais das legendas, José Roberto Dudé (PT) e César Colnago (PSDB). Ambos dizem que os cenários locais, ou seja, nos municípios – devem ser separados da conjuntura nacional, uma vez que a tônica das eleições municipais deve ser o mais próximo possível do eleitor.

 



"O cidadão do interior quer discutir a qualidade da escola, do posto de saúde, os problemas da cidade. O tom da campanha é muito mais pelos resultados que precisam ser alcançados que das diferenças partidárias", ponderou Colnago.





Dudé, por sua vez, pontua que não é incomum a aproximação do PSDB nas cidades do interior, sobretudo porque em algumas delas os prefeitos (ou futuros prefeitos) sabem que em quatro anos de gestão inevitavelmente precisarão do governo federal.

"Os partidos nos buscam, inclusive os de oposição, porque sabem que temos uma base social forte. Eles têm convicção de que, aliados a nós, ficam mais próximos da presidente Dilma Rousseff e que vão precisar de recursos federais", disse o petista.
DISPUTA

Se na capital paulista Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB) prometem fazer da campanha municipal uma prévia do que se verá em 2014 (inclusive com o ex-presidente Lula como cabo eleitoral do PT), aqui no Estado uma coisa é certa: para subir no mesmo palanque dos tucanos, petistas vão tentar blindar a presidente Dilma.

"Não dá para apoiar um palanque do PSDB admitindo críticas a Dilma. Quando se aceita fazer uma coligação, há exigências de campanha postas no papel", ressaltou Dudé, que adiantou que incluirá o não ataque ao governo federal como cláusula do termo de aliança.

Colnago assinala que "não deixa de ser oposicionista", mas ameniza ao concordar que soa contraditório subir num palanque para criticar o partido que apoia ou é apoiado pelo tucanato.

"Não vou chegar lá e fazer um discurso agressivo contra a falta de infraestrutura portuária, contra a falta de aeroporto decente. Isso é até uma questão de respeito. Vamos nos tratar com respeito", disse.

Existem três alternativas admitidas pelas legendas: 1) O PT apoiar o PSDB como cabeça de chapa; 2) O PSDB apoiar um candidato do PT; 3) PT e PSDB comporem a chapa de apoio a outra legenda, como PMDB e PSB. A terceira opção, segundo os presidentes regionais, é a mais provável no maior número de municípios, que podem chegar a 21.

Partidos já dividiram espaço em mais de mil cidades

Nas últimas eleições municipais, em 2008, PT e PSDB subiram no mesmo palanque em 1.058 município brasileiros. Na hora de encabeçar chapas, os petistas levaram a melhor: indicaram 55 prefeitos, contra 46 tucanos.

A dobradinha partidária deu resultados em 245 cidades, onde PT ou PSDB venceram a eleição e a coligação manteve-se durante o governo. Em outras 161 cidades, o partido da presidente Dilma Rousseff apoiou o tucanato de modo informal. A contrapartida se deu em 108 prefeituras, há quatro anos.

No mesmo lado
Os diretórios regionais do PT e do PSDB mostram que, a um mês do início das convenções partidárias, as duas siglas já têm relacionamento em 16 cidades. A expectativa é de que os dois partidos subam no mesmo palanque em até 21 cidades capixabas, ora apoiando-se entre si, ora na chapa de algum candidato de outra filiação.

Confira a lista:
Alegre
Anchieta
Bom Jesus do Norte
Cachoeiro de Itapemirim
Colatina
Conceição do Castelo
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ibatiba
Iconha
Jerônimo Monteiro
Marataízes
Piúma
São Domingos do Norte
São José do Calçado
São Mateus


Com informações do G1-ES


Tags:



Publicidade