Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Acidente fatal mata cinco universitários capixabas na Bahia - (Pedro Canário, ES)

Pedro Canário

Acidente fatal mata cinco jovens universitários capixabas na Bahia - Fatalidade

Fatalidade Acidente fatal mata cinco jovens universitários capixabas na Bahia

Fiat Punto de placas ODC 6985, onde os jovens viajam com destino à Prado(Bahia)


A longa espera por notícias sobre cinco jovens desaparecidos desde a última sexta-feira, no trajeto entre São Mateus, no Espírito Santo, e Prado, na Bahia, acabou na noite de ontem, de forma trágica. A polícia baiana localizou o carro onde eles viajavam capotado numa área alagada, próxima ao Rio Mucuri. Ao lado do veículo, havia um corpo do sexo masculino, identificado no final da noite como sendo o de André Galão, que dirigia o veículo.

O tenente-coronel Ivanildo Silva, comandante da Companhia em Ações Especializadas em Mata Atlântica (Caema), com sede em Posto da Mata, Distrito de Nova Viçosa, na Bahia, coordenou pessoalmente as buscas.

Segundo ele, o Fiat Punto bege que saiu de São Mateus guiado por André Galão, 28, levando também Amanda Oliveira, 22; Izadora Ribeiro, 21; Marllonn Amaral, 21; e Rosaflor Oliveira, 24, foi encontrado com as quatro rodas para cima, parcialmente submerso no Rio Mucuri, às margens da BR 101 Norte.

O local, segundo o comandante, fica a cinco quilômetros de distância de onde, ontem, aconteceu um acidente entre dois carros, que provocou a morte de quatro pessoas.

Mau cheiro

O comandante disse que o carro foi localizado por volta de 18h30 por um morador de Itabatã, que passava pela área de charco, de difícil acesso, onde fora buscar um animal.

Essa pessoa sentiu mau cheiro vindo do local e avisou a um amigo, que entrou em contato por telefone com a polícia.

O tenente-coronel Silva disse que o carro dirigido por André Galão caiu de uma altura estimada em 30 metros, a uma distância de cerca de 50 metros da BR 101 Norte.

Ainda segundo o militar, o carro caiu a cerca de 200 metros da ponte sobre o Rio Mucuri, e antes de uma lanchonete onde uma funcionária teria garantido ter servido suco de laranja ao grupo, às 20h30 de sexta-feira – dia em que os amigos partiram juntos de São Mateus para Prado, Bahia.


Para o comandante da polícia baiana, essa atendente de lanchonete pode ter visto outro grupo de jovens. Mas essa informação da moça acabou confundindo a polícia na realização das buscas.

"O trabalho de buscas, inclusive com sobrevoo de aeronave, foi feito, com base na informação da lanchonete, entre Itabatã e Teixeira de Freitas, mas o carro estava antes", disse o comandante.

Longa espera

Desde a noite de sexta-feira, as famílias dos estudantes viviam a angústia do desaparecimento do grupo, que viajara para festejar, no sábado, o aniversário da mãe de um deles, Izadora Ribeiro, que mora em Prado.

O grupo viajou no carro de André Galão, de placas, ODC 6985. Galão deixou Colatina para buscar os amigos em São Mateus.

O último contato de um dos jovens com a família foi feito às 19h30 de sexta-feira. Como eles não chegaram ao destino naquela noite, famílias e amigos, inicialmente, passaram a tentar localizá-los percorrendo o trecho entre o Espírito Santo e a Bahia.

No sábado, a polícia foi acionada e deu início às buscas por terra e por ar, levantando as hipóteses de acidente e latrocínio (roubo seguido de morte).



O drama, passo a passo


Sexta-feira
Início da noite
André sai de Colatina em seu carro, o Fiat Punto, de cor bege, placas ODC 6985. O destino é a cidade de São Mateus, onde quatro amigos esperam por ele para viajar

19h
O grupo segue rumo à cidade de Prado, na Bahia, onde participaria da festa de aniversário da mãe de uma das jovens, Izadora

19h30
É o último contato entre um dos jovens e seus familiares, via telefone celular

20h30
A atendente de uma lanchonete de um posto de combustíveis no distrito de Itabatã, Mucuri, garante que, nesse horário, teria atendido um grupo de jovens com a mesma características dos cinco capixabas

Sábado
Angustiados com o desaparecimento dos universitários, amigos e familiares iniciam uma busca pelas estradas até a Bahia

Surge a informação de que o último sinal do telefone de um dos jovens foi a 15km do município de Teixeira de Freitas, na Bahia

Domingo
As buscas de familiares e amigos continuam

Equipes de polícia das cidades de São Mateus e Pedro Canário também fizeram varredura em vários pontos do Espírito Santo e da Bahia

Segunda-feira
Policiais tentam refazer os passos dos jovens, levantando informações e ouvindo testemunhas ao
longo do caminho que seria percorrido pelas vítimas
Ontem
Ao longo do dia
As buscas policiais passam a contar com helicópteros das polícias militares da Bahia e do Espírito Santo

Por volta das 18h
A polícia encontra o carro das vítimas às margens do Rio Mucuri, a cerca de 10km da divisa do Espírito Santo e Bahia, a partir da informação de um morador da região

Um dos corpos – de um rapaz - estaria do lado de fora do automóvel; e os demais, no interior do veículo

Segundo a PM baiana, o carro das vítimas saiu da pista após uma curva, a 150m da ponte sobre Rio Mucuri. Caiu a 50m de distância da BR 101 e a 30m de altura, ficando parcialmente submerso em área alagada próxima ao rio
Escuridão dificulta resgate e confirmação sobre acidente

Inicialmente, a polícia trabalha com a hipótese de que os cinco jovens tenham sido vítimas de um acidente de trânsito, mas a certeza só virá após serem realizadas as perícias no carro e nos corpos.

Até as 22h40 de ontem somente um corpo, do sexo masculino, em estado adiantado de composição, havia sido removido do local e enviado para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas.

O comandante da Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica (Caema) da Bahia, tenente-coronel Ivanildo Silva, disse que o Corpo de Bombeiros alegou falta de condições técnicas para remover do Rio Mucuri, durante a noite, o carro e resgatar os corpos dos outros universitários.

"O delegado da Polícia Civil diz que quer fazer o resgate, mas o local é escuro, de difícil acesso. As condições são muito ruins", disse o comandante. As ações para encontrar os corpos contaram com 15 viaturas, além de dois helicópteros, da divisa da Bahia com o Espírito Santo a Eunápolis.

Arte A Gazeta



Depoimentos

Ontem, ainda durante investigações policiais sobre o caso, nove pessoas foram ouvidas em São Mateus. Entre elas estava Wagner Buffon, namorado de uma das vítimas, Izadora Ribeiro. Ele prestou depoimento por quatro horas. Em seguida, foi a vez da irmã dele.

A investigação sobre o desaparecimento dos jovens mobilizou as polícias capixabas e baianas. Só no Espírito Santo, foram 35 policiais civis e militares de São Mateus, oito de Vitória, três do setor de Inteligência e dois delegados, segundo o chefe de Polícia Civil, Joel Lyrio Júnior


ES - Vitória - Arma usada por Dayane Pinto de Souza, 24 anos, para matar o segurança Jhon Alves de Jesus, 26, em um bar no Parque Moscoso, Vitória, por ciúmes da namorada dela.


Amanda Oliveira, 22
Ela cursava o 7º período de Ciências Biológicas no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus. Solteira, morava sozinha e queria estudar para ser perita.

Marllonn Amaral, 21
Natural de Nova Venécia, ele era estudante do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus. Marllonn era amigo dos quatro havia muitos anos.

Rosaflor Oliveira, 24
Era natural de Vitória. Atualmente, era estudante do curso de mestrado em Biologia, no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus.

Izadora Ribeiro, 21
A estudante cursava o 7º período de Ciências Biológicas no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus. O plano de Izadora era fazer mestrado em Viçosa.

André Galão, 28
Ele estudava Moda no Centro Universitário de Colatina (Unesc), mas trancou neste ano. Era estilista e trabalhava numa loja em Colatina, onde morava com os pais. O corpo dele foi identificado ontem.




A esperança de encontrar vivos os cinco jovens deu lugar ao desespero para as famílias dos universitários, na noite de ontem. Pais e mães, que desde a sexta-feira – dia do desaparecimento – se revezavam na busca incansável por boas notícias, tiveram que enfrentar a certeza cruel, depois de dias de boatos e especulações: eles não iriam voltar para casa.

As famílias de Rosaflor Oliveira, Izadora Ribeiro, Amanda Oliveira, Marllonn Amaral e André Galão estavam reunidas na Delegacia de São Mateus, onde se preparavam para fazer um apelo ao governador Renato Casagrande para que as buscas fossem intensificadas, quando o delegado Janderson Lube confirmou que os corpos haviam sido encontrados, por volta das 20h.


ES - Sâ??o Mateus - GlÃ?ria Galâ??o, mâ??e de AndrÃ? Galâ??o, sai do DPJ de Sâ??o Mateus amparada por amigos apÃ?s receber a notÃ?cia do encontro do corpo da filha e dos amigos no Rio Mucuri, divisia do EspÃ?rito Santo com a Bahia - Editoria: Cidades - Foto: Edson Chagas


No local, dezenas de amigos dos universitários, jovens estudantes como eles, ajudaram a confortar os familiares. As mães mal conseguiam falar; algumas gritavam, e foi preciso que os policiais os amparassem para que conseguissem chegar aos carros.

A cena abalou até quem está acostumado a lidar com tragédias, comovendo os policiais. Alguns familiares optaram por ir ao local do acidente, e outros foram para a casa de um estudante amigo dos jovens, onde vão passar a noite à espera da retirada dos corpos, que deve acontecer até a manhã de hoje.

Estudantes e amigos concentraram-se na praça próxima à delegacia e ali passaram parte da noite, à espera de notícias.

Até o fechamento desta edição, ainda não havia definição sobre locais de enterro e velórios.




Ceunes vai prestar homenagem

O Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (Ceunes) anunciou ontem que, no decorrer desta semana, vai prestar homenagens aos cinco estudantes. Quatro deles estudavam no local.

O diretor do campus, Marcelo de Almeida, esteve no DPJ de São Mateus ontem à noite para prestar solidariedade aos familiares dos universitários. Ele disse que vai se reunir com professores, hoje cedo, para decidir como serão as homenagens. "É muito recente e ainda estamos decidindo o que fazer. Inicialmente, pensamos em decretar luto e fazer uma celebração", contou.

O diretor da Ufes no Extremo Norte ainda disse que conhecia pessoalmente os alunos vitimas da tragédia. "Eram pessoas muito queridas na faculdade. Estamos muito mal. Meu sentimento agora é de pesar", desabafa. Desde o início das buscas, ele, em nome da instituição, acompanha o caso.

Na região, outro acidente com 4 mortos

O trecho da BR 101 onde ocorreu o desaparecimento dos jovens é marcado pelas más condições da pista. A característica favorece que acidentes aconteçam.

De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal do Espírito Santo, Walter Mota, há trechos sinuosos e a pista é extremamente simples, com raras opção de duas faixas para o motorista. "Sempre aconselhamos os motoristas a evitarem transitar à noite.

No trecho, segundo o inspetor Mota, também há rios e lagos. O perigo nessas áreas é grande, dada a dificuldade de sair do veículo, caso ele caia nessas áreas. "A pressão feita pela água é gigantesca, além dela não ser límpida, o que dificulta a visão. Só se salva quem consegue abrir a porta antes do carro afundar".


Com informações do G1-ES


Tags:



Publicidade