Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Ministério Público-ES: 15 prefeituras serão investigadas - (Sooretama, ES)

Sooretama

Ministério Público-ES: 15 prefeituras serão investigadas por fraudes administrativas - Investigações

Investigações Ministério Público-ES: 15 prefeituras serão investigadas por fraudes administrativas


Os indícios de supostas irregularidades na Prefeitura de Presidente Kennedy são apurados desde 2010, quando foi deflagrada a operação Moeda de Troca, em Santa Leopoldina, e prosseguiram, em 2011, com a operação Tsunami, em Fundão.

As investigações da operação Lee Oswald, realizada na última semana, são um aditamento das denúncias feitas pelo Ministério Público Estadual (MPES) nas duas operações anteriores.





E a justificativa do MPES para a relativa demora em interromper o suposto assalto aos cofres de Presidente Kennedy, comandado, segundo as denúncias, por uma organização liderada pelo prefeito Reginaldo Quinta (PTB), foi a necessidade de aprofundar as investigações.



Prefeito de Presidente Kennedy  Reginaldo Quinta (PTB)



"Todas as notícias que ocorreram desde o início da operação Moeda de Troca davam indícios, mas que mereciam ser aprofundados, que havia algo de proporção maior em Presidente Kennedy. Isso acabou se consolidando com a operação Tsunami, em Fundão. Lá esses elos começaram a se encaixar e deram à Polícia Federal instrumentos necessários para desenvolver investigação na profundidade que foi realizada", disse o procurador Fernando Zardini.

 



Procurador Fernando Zardini



A operação Moeda de Troca, deflagrada em 2010, levou para a cadeia onze pessoas - entre elas o prefeito Ronaldo Prudêncio - por suspeita de licitações com resultados combinados.

A operação Tsunami também revelou um esquema de suspeitas de processos licitatórios com resultados combinados. Ao todo, 12 pessoas foram presas no município de Fundão. De acordo com o MPES, parte dos recursos desviados eram dos R$ 900 mil de royalties de petróleo que o município recebe por mês.

Outras prefeituras

Durante o anúncio de pedido de intervenção estadual ao Tribunal de Justiça, nesta segunda-feira (23), o procurador-geral comentou as suspeitas de irregularidades em outras 15 prefeituras do Estado. Segundo ele, as suspeitas ainda devem ser investigadas.

 

"O que recebemos de material, é bom que se diga, diz respeito à fraude em licitação no município de Presidente Kennedy, nada mais do que isso. Dentro desse material existem indícios de que hajam outros municípios envolvidos nesse esquema, mas isso ainda depende de uma continação de investigação", disse.

 

Uma força-tarefa da Polícia Federal deve desembarcar no Estado para auxiliar no combate a uma organização criminosa formada no Espírito Santo. O pedido, feito pelo desembargador Pedro Valls Feu Rosa após a Operação Lee Oswald, teve sinalização positiva do Ministério da Justiça, por parte do ministro José Eduardo Cardozo.

 

A força-tarefa deverá fazer uma varredura nos contratos e nas denúncias que apontam a atuação de uma organização criminosa com atuação diversificada e ramificada em diversos municípios capixabas e até em outros Estados.

 

No ofício enviado ao Ministério, desembargador citou, nominalmente, 15 municípios a serem investigados, porém, sem excluir outras possibilidades: Presidente Kennedy, Cariacica, Vila Velha, Serra, Viana, Guarapari, Aracruz, Fundão, Linhares, Sooretama, Anchieta, Apiacá, Montanha, Mantenópolis e Santa Leopoldina.

Com informações da CBN-Vitória



Tags:



Publicidade