Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
PM ambiental apreende 30 pássaros em Viana e Muniz Freire - (Muniz Freire, ES)

Muniz Freire

Polícia Militar ambiental apreende 30 pássaros em Viana e Muniz Freire - Crime Ambiental

Crime Ambiental Polícia Militar ambiental apreende 30 pássaros em Viana e Muniz Freire

O curió encontra-se na lista de pássaros ameaçados de extinção

Policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreenderam 30 pássaros em cativeiros irregulares nos municípios de Viana e Muniz Freire nessa segunda-feira (19). Três espécies apreendidas estão na lista de pássaros ameaçados de extinção.

No município de Viana foram apreendidos dois catataus, um bico de lacre, dois sofreus, um melro, três coleiros, três bigodinhos, um canário da terra, um caboclinho, uma patativa, um coleiro do sertão e uma cigarra. Também foram encontrados no local três alçapões.

O acusado de manter os animais irregularmente em cativeiro foi encaminhado para a DP de Cariacica pela prática de crime ambiental. Já os animais foram levados para o viveiro da 1ª Companhia do BPMA e, posteriormente serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres no município da Serra.

Já no Sul do Estado, na cidade de Muniz Freire, no mesmo dia outra equipe do BPMA atendeu a denúncias anônimas de manutenção de pássaros da fauna silvestre nativa em cativeiro, sem a devida licença de criador. Em quatro casas eles constataram as denúncias e apreenderam 13 pássaros. Foram apreendidos três trinca ferros, cinco coleiros, um papagaio chauá, dois curiós e ainda um pássaro não identificado.

Por se tratar de crime ambiental previsto no Art. 29 da Lei Federal 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), foram lavrados boletins de ocorrência e os acusados entregues à Unidade de Polícia Judiciária de Muniz Freire. Os pássaros foram levados para a sede do Ibama de Cachoeiro de Itapemirim.

A pena prevista para quem mantém pássaros em cativeiro sem a devida licença é de detenção de seis meses a um ano e multa de R$ 500,00 por unidade sendo que, no caso de espécie em vias de extinção, o valor chega a R$ 5.000,00. As espécies papagaio chauá, curió e catatau se encontram na lista de pássaros ameaçados de extinção.

Foto: Reprodução


Tags:



Publicidade