Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Acaba parceria de Hartung e PT - (Castelo, ES)

Castelo

Hartung anuncia rompimento com o PT - Fim de parceria

Fim de parceria Hartung anuncia rompimento com o PT


O ex-governador Paulo Hartung escolheu o município de Castelo, que tem administração petista, para colocar ponto final na relação com o partido. Hartung, deixando de lado a movimentação de seus emissários sobre a possibilidade de ele entrar na disputa de Vitória, ainda no final de 2010, e criticou o lançamento da candidatura da deputada federal Iriny Lopes à prefeitura da Capital.

Desconhecendo a pressão no mercado político de seu grupo por um palanque de consenso – que foi de pronto recusado -, o ex-governador aponta a candidatura de Iriny como a responsável pela quebra da unidade dos partidos na Grande Vitória.

O local escolhido para o discurso é estratégico. Além de ter uma administração petista, o município de Castelo é a terra natal do governador Renato Casagrande (PSB). Em Vitória, o movimento encontra eco no recado passado pelo presidente do PMDB, Lelo Coimbra, durante o lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Marcelo Santos à prefeitura de Cariacica, nesse domingo (18).

Lelo afirmou que esta semana será decisiva para o PMDB, quando decidirá quem encabeçará a chapa do partido à prefeitura da Capital. O partido, segundo Lelo, vai encabeçar a chapa ou com a candidatura dele próprio ou do ex-governador Paulo Hartung.

Hartung dificilmente entrará na disputa e se entrasse não colocaria o nome no páreo a pouco menos de três meses para as convenções. O estilo do ex-governador aponta para uma definição sempre às vésperas do início das campanhas.

Lelo Coimbra deve ser o candidato do PMDB, mas o recado entendido pela classe política foi de que, independentemente de quem encabeçará a chapa, o clima será de reforço no discurso de oposição contra o palanque petista. A candidatura de Lelo Coimbra se somará às candidaturas do ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) e do deputado estadual Luciano Rezende (PPS) contra a candidatura de Iriny Lopes (PT).

Se por um lado, a manutenção das três candidaturas de oposição à atual administração petista na Capital dificulta ainda mais a campanha de Iriny, por outro lado torna ainda mais previsível a disputa em dois turnos. Para os observadores do processo eleitoral em Vitória, a deputada federal teria uma soma de cerca de 30 mil votos, o que garantiria sua participação na segunda fase da disputa.

Como o PSDB é o partido que já assumiu o papel de contraponto do PT, com a comparação do desempenho na administração da cidade, a classe política acredita que será mais convincente um cenário PT e PSDB no segundo turno, quando PSDB ganharia o apoio do PPS e do PMDB, enquanto o PT reuniria os partidos da base do prefeito João Coser que, por enquanto, vêm mantendo nomes na disputa para o primeiro turno.

Imagem: Reprodução



Colunista: Ivan de Freitas


Tags:



Publicidade